Como o relâmpago acontece?
Perguntado por: Yara Filipa Figueiredo de Anjos | Última atualização: 25. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)
O relâmpago é a luz proveniente da forte descarga elétrica que ocorre entre duas nuvens carregadas com grande energia ou entre uma nuvem e o solo. em tempestades de areia, durante erupções vulcânicas ou em outros tipos de nuvens, mas estes casos são mais raros e tem extensões e intensidades menores.
O que causa trovões e relâmpagos?
Os raios são grandes descargas elétricas que ocorrem entre uma nuvem e o solo, entre nuvens ou até mesmo dentro de uma mesma nuvem. Chamamos de trovões os sons gerados por essas descargas elétricas. Além de som, esses eventos geram também clarões, e são esses que definimos como relâmpagos.
Como os raios ocorrem?
Os relâmpagos se originam da quebra de rigidez dielétrica, isto é, da capacidade isolante do ar. A quebra de rigidez do ar ocorre quando o campo elétrico é suficiente para ionizar os átomos do ar e acelerar os elétrons a ponto de produzir uma descarga.
Como é causado o trovão e o relâmpago?
O raio acontece entre as nuvens e algum objeto em solo terrestre. O professor Nelson explica que o som, o trovão, acontece após a descarga elétrica, com o aquecimento do ar pela passagem do raio. Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo.
Pode ter relâmpago sem trovão?
Raios sem trovões
"Você tem o movimento interno vertical das nuvens, das gotículas, dentro da nuvem, em um sobe e desce, que causa essa geração de energia. Mas, nesse caso há o descarregamento dessa energia de forma a causar só o clarão.
Raios, relâmpagos e trovões | O que são e como se precaver
Qual é o mais forte raio ou relâmpago?
Se o relâmpago nada mais é do que a luz, isto significa que ele viaja a uma velocidade aproximada de 300 mil km/s — e nada, até onde se sabe, é mais veloz que a luz. Já o trovão, por se tratar de uma onda sonora, propaga-se pelo ar em torno de 340 m/s, ou seja, bem mais lento que o relâmpago.
É perigoso sair Quando está trovejando?
Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, é importante sempre estar atento.
O que atrai os raios?
Basicamente, raios são descargas atmosféricas que, em regiões tropicais, como o Brasil, costumam ocorrer durante a ocorrência de chuvas. Essas descargas tendem a ser atraídas pelos pontos mais altos de um local, especialmente se ali houver algum objeto metálico, como uma antena, por exemplo.
Por que o raio faz barulho?
Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
Qual é a função do raio?
Um raio começa com pequenas descargas dentro da nuvem, que liberam os primeiros elétrons em direção ao solo. Quando essa descarga, conhecida como 'líder escalonado', encontra-se a algumas dezenas de metros da superfície, parte em direção a ela uma outra descarga com cargas opostas, chamada de 'descarga conectante'.
Qual a cor do raio mais forte?
A luz da descarga de retorno é geralmente branca, mas, da mesma maneira que o pôr do sol pode ter várias cores, relâmpagos distantes podem também apresentar outras cores, como amarelo, roxo, laranja ou verde, dependendo das propriedades da atmosfera entre o relâmpago e o observador.
Porque cai raio quando chove?
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Pode ficar com o celular quando está trovejando?
Não há qualquer risco em usar o celular durante os períodos de tempestade. Afinal, a utilização do dispositivo não faz com que você esteja mais propício a ser atingido por um raio. E não há nenhum outro tipo de interferência que o seu aparelho possa produzir e consequentemente lhe causar algo.
O que vem primeiro raio relâmpago?
A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.
Qual é a diferença entre raio e relâmpago?
De uma forma bem simples podemos dizer que o raio é aquela faísca que a gente vê saindo da nuvem e indo até o solo, uma descarga elétrica. O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem.
O que atrai os trovões?
Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas. Os raios trazem uma série de riscos para as pessoas, animais, equipamentos e instalações.
O que a Bíblia fala sobre os trovões?
Quando o SENHOR fala, raios de fogo riscam o céu. A voz do SENHOR sacode o deserto; ele faz tremer o deserto de Cades. Assustadas com os trovões, as corças na floresta dão suas crias antes do tempo; a voz do SENHOR arranca a casca das árvores do bosque.
Quanto é a voltagem de um raio?
Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.
Qual foi o raio mais barulhento do mundo?
Porém, em termos de duração, no dia 4 de março de 2019 o raio mais longo do mundo iluminou durante 16,73 segundos os céus do nordeste da Argentina, o que é algo excepcional, sendo considerado o recorde mais atual.
É possível um raio atravessa o telhado?
“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.
É verdade que o espelho atrai raio?
Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.
Qual é o mais perigoso o raio ou trovão?
"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.
Pode ligar o chuveiro Quando está trovejando?
Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aconselham que as pessoas se afastem da água corrente durante chuvas com relâmpagos.
Qual é a cidade que mais cai raio no Brasil?
Números do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), colocam São José dos Campos no primeiro lugar como cidade de maior incidência de raios da região.
Porque não pode ficar descalço na chuva?
Estar descalço, simplesmente, não é fator de atração de raios. No entanto, estar descalço em uma área aberta durante a tempestade pode favorecer um acidente com uma descarga que vem pelo chão.
Qual Oxum veste azul?
O que leva uma pessoa a mentir tanto?