Como é feita a protensão?

Perguntado por: Dinis Micael de Melo  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

É aí que entra o “protendido”. A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto. Isso é feito a partir da aplicação de tensão nos cabos de aço antes do processo de cura do concreto. Nessa técnica, cabos irão atravessar toda a estrutura da construção.

Como funciona a protensão?

O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. ... A protensão não-aderente consiste na utilização de cabos engraxados e cobertos por bainhas de polietileno ou polipropileno, os dois de alta aderência, proporcionando proteção contra corrosão.

Como executar protensão?

Executar a protensão conforme as fases e a seqüência definidas no projeto. Posicionar o macaco sem carga na cordoalha. Verificar se o macaco instalado está perfeitamente ajustado na superfície de apoio da ancoragem. Se houver alguma falha no seu posicionamento, o macaco deve ser retirado e recolocado.

O que é aço de protensão?

O aço utilizado para a armadura do protendido é de alta resistência. As tensões de tração são reduzidas e eventualmente eliminadas – e, portanto, podem limitar ou mesmo impedir as fissuras do concreto. “É um meio eficiente de controle de abertura de fissuras, quando essas forem permitidas”, diz Pellegrino.

Como é feita a viga protendida?

O que é a estrutura de concreto protendido? A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.

Concreto protendido: Você sabe o que é?

24 questões relacionadas encontradas

O que é uma viga protendida?

Vigas pré-moldadas, protendidas são peças de concreto tracionadas com elementos de protensão (barras ou fios, basicamente). Afinal o tracionamento tem como finalidade produzir tensões prévias em uma estrutura de concreto. Assim melhorando sua resistência e comportamento sob as condições de carga.

Qual a diferença entre laje treliçada e Protendida?

O custo composto em áreas maiores em relação a PROTENDIDA é por vezes maior. Em resumo, nos casos de vãos até 10 metros com sobrecargas de até 600 kgf/m2 em áreas maiores que 100 m2 para obras localizadas em um raio de até 250 km da fábrica a LAJE PROTENDIDA será a opção mais econômica.

Quais são os aços utilizados em sistemas de protensão?

A protensão do concreto é feita por meio de cabos de aço, que são esticados e ancorados nas suas extremidades denominados fios e cordoalhas, os mesmos podem ser encontrados de diferentes tipos, nomenclaturas e características, sendo os mais comuns: fios aliviados (RN) e estabilizados (RB), cordoalhas de 3 a 7 fios e ...

O que é protensão de concreto?

A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto. Isso é feito a partir da aplicação de tensão nos cabos de aço antes do processo de cura do concreto. Nessa técnica, cabos irão atravessar toda a estrutura da construção.

O que significa um aço CP 175 RN?

Por exemplo: CP-175 RN 12,7 significa uma cordoalha de sete fios para concreto protendido (CP), categoria 175, relaxação normal (RN) e diâmetro nominal de 12,7mm (12,7); CP-180 RN 3 x 2,5 significa uma cordoalha para concreto protendido (CP), categoria 180, relaxação normal (RN), cordoalha de três fios (n) e diâmetro ...

Como fazer protensão de lajes?

Execução. A laje protendida pode ser feita de duas maneiras. A primeira através da aplicação de tensões prévias com macacos hidráulicos nas cordoalhas de aço que ficam ancoradas nas extremidades do elemento, para que depois seja realizada a concretagem.

Como funciona o concreto protendido nas estruturas?

O concreto protendido é uma técnica de execução que tem como objetivo inserir em uma estrutura de concreto tensões capazes de melhorar a sua resistência. Dessa forma, a armadura de aço sendo cordoalha ou fio sofre um pré-alongamento, aplicando um esforço de compressão inicial no concreto.

Quanto custa o metro da laje Tatu?

Existe uma média que varia entre R$ 17 à R$ 23 para o metro quadrado de laje pré-moldada.

O que é perda de protensão?

As perdas de protensão são definidas com a diminuição, em função do tempo, da força de protensão aplicada nos cabos de aço de peças protendidas. Essas perdas podem ser classificadas em imediatas e diferidas, e dependem do sistema de protensão aplicado (pré e pós-tração).

O que é protensão completa?

A protensão completa, também chamada de total, é utilizada em casos de estruturas expostas a ambientes agressivos porque proporciona melhores condições de proteção das armaduras contra a corrosão. Nesses casos a protensão é de tanta intensidade que elimina completamente as tensões de tração no concreto.

Como a protensão pode melhorar as condições de utilização do concreto?

Quando precisamos melhorar o comportamento do concreto, aplicamos a compressão prévia (isto chamamos de protensão), nas regiões onde as estruturas produzem tensões de tração, ou seja a protensão confere ao concreto maior resistência à tração, na prática ela é realizada por meio de cabos de aço de alta resistência, ...

O que é o concreto?

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições (sílica ativa).

Quais as principais vantagens da protensão?

O concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:
  • estruturas mais esbeltas;
  • redução de vigas;
  • redução de pilares;
  • redução do consumo de aço;
  • redução do consumo de fôrma;

Qual a diferença entre concreto e concreto armado?

Como o próprio nome já sugere, o concreto armado é aquele que possui uma estrutura de aço por dentro. Enquanto o concreto protendido, além de possuir aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando a resistência.

Como se caracterizam os aços para armadura de protensão em que forma são fornecidos?

As barras de aço para protensão são, geralmente, apresentadas em forma de barras rosqueadas com nervuras laminadas a quente. Uma bitola típica é a barra DYWIDAG φ 32. Os fios de aço para concreto protendido são padronizados pela NBR-7482.

O que é armadura passiva e ativa?

No concreto armado, a armadura não tem tensões iniciais. Por isso, é denominada armadura frouxa ou armadura passiva. No concreto protendido, pelo menos uma parte da armadura tem tensões previamente aplicadas, denominada armadura de protensão ou armadura ativa.

Qual a diferença da laje protendida?

A armação é a principal diferença entre as lajes de concreto protendido, quando comparadas às lajes de concreto tradicionais. Em vez de gaiolas e vergalhões feitas de aço, o modelo protendido é armado por meio de cordoalhas, que são materiais mais resistentes às tensões.

O que é uma laje treliçada?

A laje treliçada consiste em uma estrutura de ferro em formato de treliça, que compõe uma armadura que é fixa em uma placa de concreto. Nos vãos que ficam entre as vigotas, é aplicado material de preenchimento – geralmente blocos cerâmicos ou poliestireno expandido, conhecido como EPS.

Quando usar laje treliçada?

Lajes treliçadas são indicadas em qualquer obra, mas muito empregadas em construções habitacionais e comerciais de pequeno porte. Esse sistema construtivo é formado por vigotas de concreto armado, ou apenas aço, e recebe lajotas cerâmicas, de concreto ou de EPS (isopor).

Qual o significado da palavra protendido?

1 Estender(-se) para diante; alongar(-se). Pôr(-se) (uma arma) em riste. Etimologia (origem da palavra protender). Do latim protendere.

Artigo anterior
Quanto vale uma Bola de Ouro em reais?
Artigo seguinte
Qual artesanato está em alta?