Para que serve o prazo de validade dos produtos?

Perguntado por: Isabela Liliana Antunes de Monteiro  |  Última atualização: 17. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos devem conter uma data de validade.

Qual é a importância do prazo de validade?

Além de ser obrigatória em alimentos e outros produtos vendidos aos consumidores, a data de validade é extremamente importante para garantir que um item está apto para uso ou consumo. Assim, quando respeitada, ela evita uma série de problemas para os clientes e prejuízos para as marcas.

Porque existe prazo de validade?

É justamente para garantir a vida útil de um alimento que se fazem estudos relacionados às suas características sanitárias, nutricionais e sensoriais e, a partir disso, se define seu prazo de validade.

Por que é importante sempre verificar o prazo de validade dos produtos?

A importância da data de validade é vista pelo fato de ser uma informação obrigatória na embalagem de todos os alimentos. Em síntese, pode informar ao consumidor a data máxima que o fabricante garante a conservação das características de qualidade do produto.

O que acontece com os produtos após o prazo de validade?

Após a data de validade, o fabricante não assegura mais a qualidade e a integridade do produto. Outro ponto para observar é que, depois de aberto, o prazo de validade do alimento pode mudar — e essa informação deve estar sempre contida na embalagem do produto.

Como funciona o prazo de validade dos alimentos?

16 questões relacionadas encontradas

O que as empresas fazem com os produtos vencidos?

Segundo a Associação Brasileira dos Supermercados, existe um destino correto para a comida vencida. “Esse produto é devolvido ao fornecedor, e o fornecedor é que vai providenciar o descarte desse produto.

Pode comer o alimento no dia do vencimento?

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

Qual a importância do controle de validade?

O controle de validade auxilia no gerenciamento do estoque de medicamentos, evitando desperdícios e reduzindo custos. Ao identificar medicamentos próximos do vencimento, é possível priorizar seu uso e evitar que se tornem obsoletos.

Quantos produtos vencidos posso levar de graça?

No caso da validade vencida, o consumidor terá direito de receber gratuitamente outro produto idêntico. Também é garantida a gratuidade se o consumidor verificar preços diferentes de um produto na gôndola e na passagem pelo caixa.

Quando a validade só tem mês e ano vence quando?

Quando a validade só tem mês e ano o que significa? A data é identificada apenas com mês e ano. O produto pode ser consumido depois do prazo indicado se forem respeitadas as regras de conservação e se passar o teste Observar, Cheirar, Provar. Exemplos: congelados, azeite, grão e feijão enlatado.

O que significa a data de validade?

O que é data de validade? Data de validade é o período de tempo em que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis estão íntegros e seguros para consumo.

Como é determinado o prazo de validade de um produto?

Para saber como calcular data de validade de alimentos é realizado um estudo em laboratório com profissionais especializados. Assim, eles analisam pequenas amostras dos produtos para determinar em quanto tempo podem ser consumidos.

Pode vender um produto que vence no mesmo dia?

Quantos dias antes do vencimento pode vender um produto? Quantos dias antes do vencimento o produto pode ser vendido? De acordo com a Lei Nº 8.137/90, artigo 7º, inciso IX, os produtos só podem ser vendidos até um dia antes da data de vencimento. Mas a venda de produtos vencidos é expressamente proibida.

Pode vender produtos sem data de validade?

Responsabilidade pela comercialização do produto alimentício, fora do prazo de validade, que não pode se estender à corré fabricante. Comercialização do produto fora do prazo de validade na prateleira do Supermercado. Violação do dispositivo legal implica até risco à vida, saúde e segurança dos consumidores.

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.

Como evitar perdas por validade?

Perdas por data de validade sempre são um problema para qualquer empresa que trabalha com produto que as possuam então como evitar estas perdas? A melhor forma de evitar perdas é não comprar de produtos acima do seu giro histórico.

O que é controle de validade?

O controle de validade é uma das estratégias a serem levadas em conta nesse quesito, prezando pela saúde dos consumidores, reduzindo perdas e prejuízos financeiros. Com este artigo, você vai entender como adotar práticas para não ter que lidar com o descarte de produtos vencidos em supermercados e atacados.

Como fazer um controle de validade?

Como fazer o controle de validade no varejo?
  1. Faça o levantamento inicial do inventário. ...
  2. Tenha um controle de abastecimento do estoque. ...
  3. Faça o acompanhamento do giro de estoque. ...
  4. Faça promoções e queimas para evitar perdas. ...
  5. Conte com tecnologias de controle de inventário. ...
  6. Veja também outros artigos em nosso Blog:

O que pode acontecer se alguém consumir um alimento fora do prazo de validade?

Apesar da margem de segurança dos prazos de validade, os riscos de ingerir alimentos fora da validade estão intimamente ligados à saúde, uma vez que a ingestão desses alimentos pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarréia, infecção alimentar, ...

Quais alimentos não tem data de validade?

É o caso das frutas e dos hortícolas frescos, que não tenham sido descascados, cortados ou objeto de outros tratamentos similares. Também os vinhos, os vinagres, o sal de cozinha e o açúcar em estado sólido, podem vir sem prazo de validade ou com a menção de “validade indefinida” ou “validade ilimitada”.

Faz mal comer produtos congelados vencidos?

Congelar alimentos após a data de validade não é perigoso

Não existe problema congelar um alimento com prazo de validade próximo. As baixas temperaturas do freezer/congelador retardam o desenvolvimento de bactérias responsáveis ​​pela deterioração de carnes, vegetais, frutas e peixes.

Pode usar o produto no mês do vencimento?

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

Quando o consumidor tem direito a levar o produto de graça?

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

Pode trocar produto vencido depois de aberto?

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.

O que significa exp-10 23?

Referente a sua manifestação de produto sem validade, conforme consta na imagem encaminhada por você, o produto tem validade até 12/23 sinalizado pelas siglas EXP que significa EXPIRA com mês e ano.

Artigo anterior
O que transita em julgado e a parte dispositiva da sentença?
Artigo seguinte
O que o roxo significa na psicologia?