Como o Profeta Gentileza era visto pela sociedade em que vivia?

Perguntado por: Juliana Irina de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)

Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho.

Como era a vida do Profeta Gentileza?

José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza, nasceu e morreu em São Paulo e foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

Onde vivia o Profeta Gentileza?

Profeta Gentileza: um homem de fé

José nasceu em 1917, na cidade de Cafelândia, interior de São Paulo, mas foi no Rio de Janeiro que formou sua família e sua transportadora, atividade essa que levou por toda a vida.

Por que o Profeta Gentileza passou a viver na rua?

O último prevaleceu. Na década seguinte, Gentileza passou a percorrer as ruas da capital fluminense para levar sua palavra de amor, bondade e respeito ao próximo. Era assim em ônibus, praças, pontes, praias, calçadões e até nas apinhadas barcas da travessia Rio-Niterói. Nem todos entediam a mensagem do Profeta.

Qual era o lema do Profeta Gentileza?

O Profeta Gentileza ou “Jozze Agradecido" foi figura marcante no Rio de Janeiro e em algumas cidades do Brasil por onde passou. “Gentileza gera gentileza” era o principal lema de José Datrino, o Profeta Gentileza (1917 – 1996).

Gentileza gera gentileza - A História de José Datrino

35 questões relacionadas encontradas

O que pregava o Profeta Gentileza?

“Gentileza gera gentileza” – Profeta Gentileza (José Datrino) Por mais de 20 anos circulou pelo Rio com sua bata branca cheia de apliques e com seu estandarte, pregava nas praças e nas barcas entre Rio e Niterói anunciando sem cansar: “Gentileza gera Gentileza”.

Quais eram as propostas do Profeta Gentileza?

Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra.

O que gera a Gentileza?

Um ditado popular diz que gentileza gera gentileza. Quando se é gentil com os outros ajudamos a tornar o ambiente melhor. Ser gentil é ser amável, agradável e elegante. Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa.

Quando surgiu Gentileza?

A ideia do Dia Mundial da Gentileza surgiu numa conferência em Tóquio realizada em 1996, que reuniu grupos que propagavam a ideia da gentileza. O movimento foi criado oficialmente em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.

Onde surgiu a frase Gentileza gera Gentileza?

Esta frase eternizou; proferida pelo senhor José Datrino, nascido no interior de Cafelândia São Paulo, conhecido pelo apelido "Profeta Gentileza", pelo fato, de ter sido o criador da célere frase "gentileza gera gentileza".

Em qual local e cidade Gentileza deixou sua obra eternizada?

A frase mais conhecida do paranaense de Cafelândia, José Sandrino (1917-1996), era “Gentileza gera gentileza”. O que popularizou este pregador urbano, que perambulava pela zona portuária da cidade com sua túnica branca, longos cabelos e barba, foram suas inscrições sob o Viaduto do Gasômetro.

Qual a data de nascimento e morte do Profeta Gentileza?

Nascido em Cafelândia, em 11 de abril de 1917, Gentileza voltou para o interior de São Paulo no fim da vida. Morreu aos 79 anos, em Mirandópolis, no ano de 1996. Em 2000, as 56 pilastras pintadas com seus escritos foram tombadas como patrimônio cultural da cidade.

O que fazer para ser gentil?

Como já dizia o Gentileza: Gentileza gera gentileza.
  1. 1 – Aprenda a escutar. Quando alguma pessoa estiver falando, ouça. ...
  2. 2 – Coloque-se no lugar do próximo. ...
  3. 3 – Pratique a arte da paciência. ...
  4. 4 – Os outros possuem qualidades. ...
  5. 5 – Peça desculpas. ...
  6. 7 – Analise o momento. ...
  7. 8 – Demonstre interesse pelo outro. ...
  8. 9 – Faça justiça.

Por que a gentileza é importante?

Uma pessoa gentil sabe que está se esforçando para ser o melhor que consegue sempre. O seu esforço permite que ela olhe para si mesma, enxergando suas qualidades e pontos a melhorar com mais clareza. Além disso, as pessoas que estão à volta do indivíduo gentil tendem a refletir essa gentileza na forma de ações.

O que é ser gentil para você?

O que é Gentileza:

Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.

Quais são as palavras de Gentileza?

Palavras relacionadas a gentileza
  • respeito.
  • amabilidade.
  • delicadeza.
  • polidez.
  • afabilidade.

Como podemos ter Gentileza em nossas atitudes do nosso dia a dia?

15 atitudes simples para praticar a gentileza
  1. Cumprimente as pessoas com sorriso e um bom dia, boa tarde ou boa noite.
  2. Abra a porta para alguém entrar primeiro.
  3. Ajude alguém necessitado a atravessar a rua.
  4. Deixe a pessoa que tem menos compras passar na sua frente na fila no mercado.
  5. Recolha algum lixo ao caminhar.

Quem apagou Gentileza?

Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. As obras de Gentileza forma apagadas na década de 90, fato que gerou a canção de Marisa Monte.

Porque pintaram a obra do Profeta Gentileza de cinza?

Pintadas na década de 1980, as inscrições trazem frases — a mais famosa é "Gentileza gera gentileza" —, que criticam a falta de valores da sociedade moderna. O artista proclamava que só a gentileza e o amor poderiam mudar esse quadro.

Como surgiram os profetas?

Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. Além de escrever e transmitir as mensagens de Deus, o israelita ou judeu neviim (porta-voz, profeta) muitas vezes encenava parábolas proféticas em sua vida.

Quem foram os primeiros profetas?

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O que é ser um profeta?

[ Religião ] Aquele que prediz o futuro por inspiração divina.

O que a Bíblia fala sobre profeta?

O profeta, enquanto homem e mulher que escuta o Senhor, tem ouvidos e coração voltados para Ele, abertos a ouvir Sua voz. Só pode falar de Deus quem O escuta; só pode profetizar em nome d'Ele aquele a quem Ele se achega ao coração e se abre para ser, de fato, Seu anunciador onde quer que esteja.

O que traz à tona a frase mais conhecida de José Datrino Gentileza gera Gentileza?

A data traz reflexões a respeito de um tema importante: a gentileza, essa característica humana que engloba bondade, generosidade, amor e afeto. A qualidade de ser gentil, de ser acolhedor, doador, amável. Um aspecto a ser celebrado, a ser construído em cada um de nós.

Artigo anterior
Como explicar o que é fração?
Artigo seguinte
Onde furar o nariz?