Como mensurar a Temperabilidade?

Perguntado por: Álvaro Amaral de Oliveira  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

Uma das técnicas utilizadas para mensurar essa propriedade é o ensaio de temperabilidade Jominy, que consiste em austenitizar um corpo de prova e submeter uma de suas extremidades a um resfriamento com um jato d'água.

Como medir a Temperabilidade?

O ensaio Jominy de temperabilidade destina-se ao teste da temperabilidade de aços. O ensaio consiste em um corpo de prova padronizado de aço a ser testado, sendo aquecido para a temperatura de têmpera e resfriado bruscamente em uma face frontal, em um dispositivo, por meio de um jato d'água ascendente.

O que é Temperabilidade como pode ser determinada?

Temperabilidade é um conceito importante e consiste na capacidade do aço sofrer transformação martensítica (têmpera) após ser resfriado rapidamente num determinado meio a partir do campo austenítico.

Quais são os métodos utilizados para medir a Temperabilidade de um aço?

O ensaio Jominy, em metalurgia, é designado para avaliar a temperabilidade de um aço, ou seja, a capacidade de se obter martensita por tratamento térmico de têmpera. Consiste num dispositivo onde se coloca um corpo de prova cilíndrico, austenitizado, sobre um jato de água, até seu total resfriamento.

Como aumentar a Temperabilidade de um aço?

Elementos de liga como carbono, manganês, cromo e molibdênio são elementos efetivos em aumentar a temperabilidade do aço.

Temperabilidade

39 questões relacionadas encontradas

Como aumentar a resistência do aço?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

O que influencia a Temperabilidade de um aço?

Para velocidades maiores do que a crítica, a dureza da têmpera depende principalmente do teor de carbono dissolvido na austenita. Para velocidades menores do que a crítica, a percentagem de martensita é reduzida, levando a uma diminuição da dureza.

O que é Temperabilidade resuma em poucas palavras o ensaio aplicado para medir a Temperabilidade de peças metálicas?

2) O que é temperabilidade? Resuma, em poucas palavras, o ensaio aplicado para medir a temperabilidade de peças metálicas. Temperabilidade é a capacidade de um aço adquirir dureza por têmpera a uma certa profundidade.

Como pode ocorrer as trincas de têmpera?

MECANISMO DE FORMAÇÃO DA TRINCA DE TÊMPERA:

Expansão volumétrica decorrente da transformação de austenita em martensita em temperaturas abaixo de 250oC. ... Se estas tensões trativas ultrapassarem o limite de resistência da martensita da camada superficial, a camada superficial poderá desenvolver trincas.

O que é têmpera e quais as suas etapas?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

Qual é o objetivo da têmpera?

A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.

Qual a finalidade da têmpera?

O tratamento térmico de têmpera tem a finalidade de aumentar a resistência e a consistência do aço e, devido a isso ele pode ser um método de tratamento utilizado por todas as indústrias que processam aço para diversas finalidades.

O que é o processo de têmpera?

O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido. ... O processo de têmpera deve ser realizado com a máxima eficiência, utilizando-se de equipamentos de tecnologia de ponta.

Qual o objetivo do ensaio Jominy?

O ensaio Jominy é um dos métodos utilizados para se avaliar a temperabilidade dos aços. Este ensaio, que segue a norma NBR-6339 da ABNT, utiliza corpos-de-prova classificados como corpo-de-prova convencional, corpo-de-prova reduzido e corpo-de-prova fundido em função de suas dimensões ou do seu material de origem.

Como calcular o carbono equivalente?

Assim, a fórmula para o cálculo do carbono equivalente é a multiplicação da quantidade de um gás por seu GWP.

Qual é a temperatura de austenitização?

A temperatura de austenitização, em princípio, uma temperatura de 50°C acima do limite superior da zona crítica (linha A3 para aços hipoeutetóides e A1 para os hipereutetóides) é adequada para austenitização. Entretanto, quanto maior for a temperatura de austenitização, tanto mais homogênea será a austenita.

Quais são os efeitos da têmpera?

Efeitos da Têmpera

1 - Aumento considerável da dureza do aço. 2 - Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço). Reduz-se a fragilidade de um aço temperado com um outro tratamento térmico denominado revenimento.

Quando pode ocorrer a Descarbonetação?

Descarbonização ocorre quando o metal é aquecido a temperaturas de 700 °C ou acima, quando o carbono no metal reage com os gases contendo oxigênio ou hidrogênio. ...

Qual o processo mais utilizado na têmpera?

Têmpera direta: processo mais utilizado, consiste no resfriamento rápido, direto da temperatura de austenitização; Têmpera em tempo variável: a velocidade de resfriamento é alterada durante o processo, de acordo com o resultado esperado.

Quais são os tipos de recozimento?

O tratamento de recozimento se divide em três tipos o recozimento pleno, o recozimento isotérmico ou crítico e o recozimento para esferoidização.

O que é um tratamento isotérmico?

Operação ou conjunto de operações realizadas na peça no estado sólido que compreendem aquecimento, permanência em determinada temperatura e posterior resfriamento, em condições controladas, realizados com a finalidade de dar ao material determinadas características devido às alterações nas suas propriedades.

Quais os principais meios de resfriamento?

Os meios de resfriamento mais utilizados são : soluções aquosas, águas, óleo e ar.

Quais fatores influenciam na severidade da têmpera?

Severidade de Têmpera

É a capacidade do meio refrigerante em extrair calor rapidamente a partir da superfície do aço. Toma-se como referência a água a 18ºC, cuja severidade é definida como H = 1. A severidade de têmpera é muito influenciada pela de agitação do meio.

Quais os efeitos dos elementos de liga sobre a Temperabilidade dos aços?

Efeitos gerais das ligas nos aços:

Elementos como Mn e Ni tendem a deixar a austenita mais estável, diminuindo a temperatura do ponto eutetóide, isso leva a diminuição do ponto de austenitização, e com isso a melhora na temperabilidade.

Qual a diferença entre dureza e Temperabilidade?

Dureza é uma característica que está relacionada à resistência mecânica do material. A temperabilidade está relacionada à capacidade de um aço transformar em martensita, que é o microconstituinte com maior resistência mecânica formado por essa liga.

Artigo anterior
Qual o prazo para receber o diploma da faculdade?
Artigo seguinte
Qual o valor da pistola G2C 9mm?