Como os africanos foram trazidos em que condições eles chegaram ao território brasileiro?

Perguntado por: Marta Gaspar  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

O transporte de escravos da África para o Brasil era feito em condições precárias, amontoados nos porões de navios. Durante o trajeto, muitos homens e mulheres morriam e os corpos eram lançados ao mar. Aqueles que sobreviviam a viagem eram vendidos no Brasil pelos comerciantes portugueses como se fossem mercadorias.

Em que condições os africanos eram trazidos nas embarcaçoes?

Homens, mulheres e crianças eram transportados amontoados em compartimentos minúsculos dos navios, escuros e sem nenhum cuidado com a higiene. Conviviam no mesmo local, a fome, a sede, as doenças, a sujeira, os agonizantes e os mortos.

Foram trazidos pelos portugueses como escravos?

Navios portugueses e brasileiros fizeram mais de 9 mil viagens com africanos escravizados. Legenda da foto, 4,8 milhões de africanos foram transportados para o Brasil e vendidos como escravos, ao longo de mais de três séculos. Outros 670 mil morreram no caminho.

Quais as razões da escravidão dos negros africanos?

São as seguintes as razões que explicam essa substituição: declínio da população nativa; sua inexperiência e resistência ao trabalho contínuo na lavoura; o interesse português no tráfico de escravos africanos, tendo em vista a sua lucratividade.

Por que os africanos pertencentes a um mesmo grupo eram separados uns dos outros e misturados a pessoas de etnias diversas?

No Brasil, os africanos pertencentes a um mesmo grupo eram separados uns dos outros, misturados a pessoas de etnias diversas e encaminhados a destinos variados. Visava-se com isso dificultar a consolidação de laços culturais.

CHEGADA DOS AFRICANOS, TRÁFICO NEGREIRO, ZUMBI DOS PALMARES E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

26 questões relacionadas encontradas

O que era feito com os africanos pertencentes a um mesmo grupo?

Os africanos eram tratados como se fossem um único povo, cuja cultura era considerada "inferior". Por isso eram obrigados a trabalhar em situações degradantes, vivendo de forma precária, sendo punidos com violência caso não cumprissem as ordens que lhes eram dadas.

Como era a vida dos africanos antes de virem para o Brasil?

Os diversos povos que habitavam o continente africano, muito antes da colonização feita pelos europeus, eram bambambãs em várias áreas: eles dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos para não bagunçar a contabilidade do comércio de mercadorias; e ...

Quais os dois motivos que explicam a introdução da escravidão negra na porção americana do império português?

O crescimento do tráfico negreiro teve relação direta com a produção de açúcar no Brasil e a necessidade de mão de obra escravizada por essa atividade econômica.

O que foram trazidos pelos portugueses?

Muitos foram os costumes portugueses trazidos ao Brasil. Entre eles, alguns até salutares como a culinária típica, as cantigas de roda, nas artes os estilos Barroco e Rococó. O próprio idioma português permaneceu ligado ao País desde a Colonização.

Quem começou com a escravidão?

Escravidão. ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.

Quem foram os escravos?

É considerado escravidão o regime de trabalho no qual homens e mulheres são forçados a executar tarefas sem receber qualquer tipo de remuneração. Além disso, as pessoas escravizadas têm suas liberdades tolhidas, pois são consideradas propriedades de seus senhores, podendo ser vendidas ou trocadas como mercadorias.

Como os africanos eram trazidos nos navios negreiros?

Eram embarcados à força e aprisionados em porões que mal davam para permanecerem sentados. Os africanos escravizados eram mantidos nus, separados por sexo e os homens permaneciam acorrentados a fim de evitar revoltas. Já as mulheres, sofriam violência sexual por parte da tripulação.

Qual era a procedência dos africanos escravizados trazidos para a América portuguesa nos séculos XVI e XVII?

RESPOSTA: No século XVI, os africanos escravizados eram trazidos da região da Costa da Mina; já no século XVII, passaram a ser trazidos em grande volume de Angola e Congo – ainda que os demais entrepostos tenham mantido suas atividades.

Como os escravos eram transportados?

Os escravos eram transportados em navios conhecidos como tumbeiros. Os navios negreiros levavam de 300 a 500 escravos, e o tempo de viagem, partindo de Angola, era de 35 dias, caso fossem para Pernambuco; de 40 dias, se fossem para a Bahia; e de 50 dias, se fossem para o Rio de Janeiro.

O que os brasileiros herdaram dos portugueses?

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.

Qual o motivo que os portugueses vieram para o Brasil?

Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.

Que heranças negativas foram deixadas pelos portugueses no Brasil?

Continua sendo o mesmo de sempre: mentiras, bajulação, descaso, cinismo, ineficiência, corrupção, egoísmo, interesses particulares em detrimento do interesse geral, péssimos critérios de justiça e de mérito. Nosso pensamento jurídico é ultrapassado, ainda fincado no raciocínio jurídico dos portugueses da antiguidade.

Qual foi o motivo da introdução dos negros no Brasil?

A participação dos negros no Brasil Colonial aconteceu a partir do momento em que a experiência colonial portuguesa estabeleceu a necessidade de um grande número de trabalhadores para ocuparem, em princípio, as grandes fazendas produtoras de cana-de-açúcar.

Qual foi o primeiro alvo dos portugueses para a escravidão e qual o motivo?

A escravidão no Brasil iniciou-se por volta da década de 1530, quando os portugueses implantaram as bases para a colonização da América portuguesa, para atender, mais especificamente, à demanda dos portugueses por mão de obra para o trabalho na lavoura.

Por que a escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana?

Comentário: A escravidão indígena foi rapidamente substituída pela africana, pois o tráfico negreiro proporcionava vultuosos lucros para os comerciantes portugueses e para a coroa portuguesa.

Como viviam os povos africanos antes da colonização do continente?

Antes da chegada dos europeus, a África teve reinos ricos e fabulosos. Na Antiguidade, temos o império de Cartago e do Egito; e na Idade Média, a constituição do Império de Mali e da Etiópia. Através das cidades do norte da África se estabeleceu o contato e trocas comerciais com os países europeus.

Como era a escravidão na África antes da chegada dos portugueses?

O comércio de pessoas que se tornavam escravizadas estava presente no continente africano desde os egípcios antigos. As pessoas se tornavam escravas na África principalmente em razão das guerras: membros de tribos rivais eram reduzidos à condição de cativos, ou seja, escravos.

Quais são as atividades desenvolvidas pelos africanos escravizados no Brasil?

O desenvolvimento da economia colonial era garantido pela mão de obra escrava, que era empregada em diversas áreas: pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Os escravizados também realizavam uma diversidade de atividades desde o plantio (diversas culturas) até a preparação e o processamento do açúcar.

Qual fatores favoreceram o tráfico de africanos escravizados na América portuguesa?

Que fatores favoreceram o tráfico de africanos escravizados na América portuguesa? RESPOSTA: Os fatores foram correntes marítimas, ventos favoráveis e, consequentemente, rotas de navegação seguras.

O que acontecia no navio negreiro?

Os navios negreiros ou navios tumbeiros foram embarcações que fizeram a travessia do Atlântico, transportando mercadorias para troca no continente africano, homens e mulheres do continente africano para as colônias europeias no novo mundo, e produtos como açúcar e café, dentre tantos outros, para o continente europeu.

Artigo anterior
Quem é a criança chorona em Fnaf?
Artigo seguinte
Porque o colar brilha?