Como medir a viscosidade de um fluido?

Perguntado por: Ariana Pinheiro de Pinho  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

O viscosímetro, também de chamado de viscómetro ou viscômetro, é um equipamento utilizado para medir a viscosidade dos fluidos. Para líquidos com viscosidades que variam com as condições de fluxo, um instrumento chamado reômetro é utilizado. Viscosímetros medem somente sob uma condição de fluxo.

Como é feita a determinação de viscosidade do fluido?

Há vários métodos de determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. A maioria consiste na determinação das velocidades de escoamento do líquido através de um tubo capilar ou da queda de um corpo esférico através do líquido, utilizando as leis de Poiseuille e de Stokes, respectivamente.

Como se mede a viscosidade de um óleo?

Mede-se a viscosidade de um óleo por sua resistência ao fluxo. Há dois números que definem a viscosidade de um óleo. O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor.

Qual a diferença entre óleo 15w 40 e 20W50?

Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).

O que quer dizer 20W 50?

O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50. O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais.

C 1.9 Técnicas para medição da viscosidade

38 questões relacionadas encontradas

O que determina a viscosidade?

A viscosidade é a conseqüência do atrito interno interno de um fluido. Resulta da resistência que um fluido oferece ao movimento, daí a sua grande influência na perda de potência e na intensidade de calor produzido nos mancais.

Qual parâmetro é o mais importante na determinação da viscosidade?

A turbulência provoca maior atrito com elevada perda de energia, o que aumenta a resistência por viscosidade. Retornando ao número de Reynolds, que é a razão entre as forças de inércia e viscosa de um fluido, ele é provavelmente o parâmetro mais importante em estudos envolvendo a dinâmica de fluidos.

O que é viscosidade e quais são seus tipo?

A viscosidade é a quantidade de resistência ao fluxo. É uma medida de esforço que se têm ao tentar dividir o fluido - ultrapassar a fricção entre camadas e moléculas. A viscosidade de um fluido é uma propriedade importante na análise do comportamento de um líquido e movimento do fluido perto de fronteiras sólidas.

Quais são os tipos de viscosidade?

Existem dois tipos de viscosidade: viscosidade dinâmica e viscosidade cinemática. A viscosidade dinâmica (m) é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância. A unidade mais utilizada é o Poise, g/(cm. s).

O que é a viscosidade de um líquido?

As forças de atrito que impedem as diferentes camadas do fluido de escorregar entre si são chamadas de viscosidade. A viscosidade é uma medida da resistência de movimento do fluido. Podemos medir a viscosidade de um fluido medindo as forças de arraste entre duas placas.

Quanto maior a viscosidade maior a densidade?

Para determinar a viscosidade foi utilizado um viscosímetro capilar e para a densidade um densímetro de bancada. Os resultados provenientes dos ensaios provam que quanto mais concentrado maior a densidade e mais viscoso e que as características analisadas diminuem conforme aumenta a temperatura.

Qual é a unidade de medida de viscosidade?

é o metro quadrado por segundo (m2/s). A unidade do sistema c.g.s. chama-se stoke (St) e equivale a 1 cm2/s. Sendo a viscosidade uma consequência do atrito interno que se produz no seio de um fluído, um dos problemas práticos que se levanta é o de saber qual a viscosidade que deve possuir um lubrificante.

Quais os tipos mais comuns de viscosímetros utilizados nas medidas de viscosidade?

Os viscosímetros mais utilizados em medidas de viscosidade de líquidos são os viscosímetros Cannon-Fenske, Höppler e Gilmont (Figura 2).

O que significa 0W20?

Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês). No caso do óleo sintético 0W-20, isso significa que ele flui tão facilmente quanto um óleo de peso 0 nas temperaturas de inverno, mas fica tão espesso e viscoso como um óleo de peso 20 quando a temperatura normal do motor foi atingida.

Qual a diferença do 10w 30 para o 20W50?

O óleo 20W50 é extremamente viscoso. Ele é adequado para climas quentes, e oferece mais proteção ao calor do que o 10W30. ... É importante notar que esse óleo pode ser grosso demais para muitos motores, em qual caso ele pode danificar severamente o motor.

Quando usar o óleo 20W50?

Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.

Pode misturar óleo 15-40 com 20 50?

4- Eu posso misturar óleos de faixas de viscosidade diferentes? Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.

Para que serve o óleo 15W 40?

O óleo 15W40 Diesel vendido pela Karter é um lubrificante para motor da mais alta qualidade e que apresenta um desempenho muito mais elevado, mesmo em condições mais intensas de uso, o que explica o fato dele ser assim tão recomendado pelas montadoras e por especialistas no assunto.

O que acontece se colocar óleo mais fino no motor?

Óleo errado

A viscosidade diferente comprometerá a lubrificação. Um fino demais pode subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. Além disso, o óleo errado causa depósito de verniz e de borras e provoca entupimentos. Em casos extremos, o motor pode fundir.

Artigo anterior
Qual a diferença de dor muscular com dor de trombose?
Artigo seguinte
Para que serve o neutralizante cremoso?