Como descrever ausculta abdominal?

Perguntado por: Pedro Domingues  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)

AUSCULTA ABDOMINAL
  1. Deve ser realizada logo após a inspeção abdominal, para que as manobras de palpação e percussão não influenciem no peristaltismo.
  2. Usa-se o diafragma do estetoscópio, colocado nas diversas regiões do abdome.
  3. Devem-se ouvir ruídos hidroaéreos a cada 5-10 segundos, de localização variável e inesperada.

Quais são os sons na ausculta abdominal?

Quatro tipos de sons podem ser encontrados na percussão abdominal: timpânico, hipertimpânico, maciço e submaciço. O timpanismo costuma predominar, em função dos gases existentes no aparelho gastrointestinal. É o som apresentado pelo abdome normal em quase toda a sua extensão.

Como descrever ruídos Hidroaereos?

Os Ruídos Intestinais ou Hidroaéreos (RHA) são sons normais dos intestinos que se apresentam como borbulhamentos e cliques, ocorrendo pela presença de ar que se movimenta nas alças intestinais por intermédio dos movimentos peristálticos.

Qual é o som normal do abdome?

O som normal é o timpânico.

Como descrever um exame físico normal?

O exame físico geral inclui a avaliação:
  1. Do estado geral;
  2. Do estado de hidratação;
  3. Antropometria;
  4. Do estado nutricional;
  5. Desenvolvimento físico/biotipo ou tipo morfológico;
  6. Fácies;
  7. Atitude e decúbito preferido no leito;
  8. Mucosas;

AUSCULTA ABDOMINAL - AVALIAÇÃO DOS RUÍDOS HIDROAÉREOS - Professora Ms. Gilmara Souza

35 questões relacionadas encontradas

Como escrever o exame físico na anamnese?

Devem constar dados sobre: condições de nascimento e desenvolvimento (parto, aleitamento, dentição, deambulação, fala, aprendizado escolar), passado mórbido (referir todas as doenças desde o nascimento até a moléstia atual, inclusive cirurgias, hospitalizações, exames laboratoriais realizados e traumatismos).

O que é ausculta no exame físico?

➢ Ausculta: ouvir os sons corporais, procurando identificar anormalidades. Realizar a ausculta do ápice para base, de forma comparativa e simétrica, na região anterior e posterior do tórax.

Como descrever abdome agudo?

No abdome agudo hemorrágico, a dor é intensa, com rigidez e dor à descompressão; há sinais de hipovolemia/choque, como hipotensão, taquicardia, palidez e sudorese.

Como é o som Timpanico?

Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.

Como descrever a percussão do abdome?

A percussão é um exame feito no animal quando está posicionado em decúbito lateral. Visa localizar a presença de sons anormais na cavidade abdominal. “O médico utiliza os dedos para fazer uma pressão sobre a parede do abdômen e, por isso, esse tipo de percussão é chamada de dígito-digital.

Qual é sequência do exame físico do abdome?

O exame abdominal é um componente do exame físico que avalia o abdómen à procura de sinais de doença. Este consiste na inspeção, auscultação, percussão e palpação.

Como descrever a semiologia?

A semiologia, ou propedêutica, é a parte da farmácia, biomedicina, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia, enfermagem e nutrição relacionada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas. Vem do grego (semeîon, sinais + lógos, tratamento, estudo).

O que é um sinal de Blumberg?

Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).

O que é murmúrio vesicular?

Murmúrio vesicular: é um som suave e grave auscultado na maior parte do tórax, com maior intensidade nas regiões infraclavicular, interescapulovertebral e subaxilar, tendo maior duração na inspiração.

O que é som maciço?

Os sons encontrados são: Maciço: obtém-se percutindo regiões desprovidas de ar (músculo, fígado, coração).

Como é o som Macico?

O som maciço é produzido quando se percute uma região sólida, desprovida de líquido e ar como, por exemplo, o fígado. O submaciço é produzido em regiões com quantidade restrita de ar, como a região localizada entre o parênquima pulmonar e um órgão sólido.

Qual o som Submaciço?

Som submaciço: ocorre quando há líquido interposto entre o parênquima pulmonar e a parede torácica, como em derrames pleurais. Som maciço: obtido quando se percute regiões mais “densas”, ou seja, quando há uma diminuição da quantidade de ar no pulmão, ou em suas proximidades.

Quais os 5 tipos de abdome agudo?

Temos cinco tipos de abdome agudo:
  • Inflamatório;
  • Obstrutivo;
  • Perfurativo;
  • Hemorrágico;
  • Isquêmico ou vascular.

O que é sinal de Murphy positivo?

O sinal de Murphy é positivo quando o paciente, ao ter o hipocôndrio direito palpado, interrompe sua respiração devido à dor. Com isso, tem-se a indicação de uma colecistite aguda.

O que é o sinal de Lapinsk?

Sinal de Lapinski: Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal do Psoas: Dor à extensão da coxa direita sobre o quadril contra a resistência em decúbito lateral esquerdo. Pode ser indicativo de apendicite.

Como descrever a ausculta?

Ao auscultar o coração, os seguintes aspectos devem ser avaliados: bulhas cardíacas, ritmo e frequência cardíaca, ritmos tríplices, cliques ou estalidos, ruídos, atritos ou sopros.

Como descrever uma ausculta normal?

O paciente passa para decúbito dorsal e a ausculta continua na borda esternal inferior esquerda, prossegue na direção cefálica com a ausculta de cada espaço intercostal e, em seguida, na direção caudal, a partir da borda esternal superior direita. O médico também ausculta sobre axila esquerda e acima das clavículas.

Como é a ausculta normal?

Conceito e como realizar a ausculta pulmonar

O paciente deve estar com tórax despido e respirar pausada e profundamente, com a boca aberta, sem fazer ruído, idealmente. A ausculta pulmonar é realizada com diafragma do estetoscópio, de maneira simétrica nas faces posterior, laterais e anterior do tórax.

Como descrever o exame físico de enfermagem?

Exame FísicoO enfermeiro deverá realizar as seguintes técnicas: inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa, efetuando o levantamento de dados sobre o estado de saúde do paciente e anotação das anormalidades encontradas para validar as informações obtidas no histórico.

Artigo anterior
O que faz uma pessoa ser teimosa?
Artigo seguinte
Quem é o decano do Supremo Tribunal Federal?