Como instaurar processo administrativo?

Perguntado por: Yara Luciana Figueiredo  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (7 avaliações)

Quais são as fases do Processo Administrativo Disciplinar — PAD?
  1. instauração: publicação do ato que cria a comissão do processo;
  2. inquérito: fase realizada pela comissão, que inclui instrução, defesa e relatório;
  3. julgamento: pela autoridade competente.

Quem pode instaurar um processo administrativo?

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

Quando instaurar um processo administrativo?

  1. A instauração de qualquer procedimento disciplinar se dá, pontualmente, com a necessária publicação de ato instaurador. ...
  2. A instauração do processo disciplinar só existe e se aperfeiçoa com a publicação do ato que constituir a comissão.

Quanto custa um processo administrativo?

A pergunta é clara: quanto custa aos cofres públicos a realização de um processo administrativo disciplinar? A resposta é objetiva: custa, em média, R$ 25.023.33. O cálculo decorre de minucioso levantamento de todos os elementos geradores de custo no desenvolvimento de um processo no âmbito da Administração Pública.

Qual o custo de uma licitação?

Em 2015, inclusive um estudo realizado pelo 'Instituto Negócios Públicos', que possibilitou analisar o custo médio de uma licitação através dos gastos em cada fase do processo, apontou que o custo médio do processo licitatório é de R$ 14.351,50.

Instauração do Processo Administrativo Disciplinar

33 questões relacionadas encontradas

Em que casos é necessário se instaurar uma sindicância?

Será instaurada a Sindicância quando: Quando o fato tiver autoria conhecida e a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar as penas de repreensão, suspensão ou multa.

O que é instaurar um processo?

Diferentemente do que ocorre no processo judicial, o processo administrativo pode ser instaurado de ofício, ou seja, pela própria autoridade administrativa. Também pode, naturalmente, ser instaurado a pedido de interessado.

Quais são as 4 etapas do processo administrativo?

Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa.

Quem pode instaurar sindicância?

A sindicância deve ser iniciada quando a autoridade competente tiver ciência de possível irregularidade no serviço público, desde que esse ato possa ter penas de repreensão, suspensão ou multa. No entanto, se o fato não encaixar na regra acima, a solução será a instauração do processo administrativo disciplinar.

Quem pode sofrer processo administrativo disciplinar?

Todo Servidor diretamente ligado a qualquer Órgão Público pode, em algum momento, sofrer um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Isso se aplica, portanto, aos Servidores Públicos Federais (SIAPE), Estaduais e Municipais.

Quem julga os processos administrativos?

O julgamento do processo administrativo disciplinar compete ao Presidente da República, ao Presidente do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados, ao Presidente de Tribunal integrante do Poder Judiciário da União ou ao Procurador-Geral da República, quando proposta a imposição de penalidades de demissão, cassação de ...

Quem instaura o PAD?

A autoridade competente instaura o PAD, constitui a comissão e indica, dentre os 3 membros, quem será o presidente da comissão. É importante se atentar para este detalhe, pois ele poderá causar a nulidade do PAD.

Como fazer um processo de sindicância?

A sindicância tem caráter sigiloso, devendo ser ouvidos os envolvidos nos fatos e as testemunhas. Deverá ser concluída em 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogada pela autoridade instauradora, por igual período, mediante justificativa fundamentada, desde que apresentada antes do término do prazo inicialmente previsto.

Qual a diferença entre sindicância e pad?

c) Penalidades aplicáveis: a sindicância acusatória somente admite a aplicação de advertência e de suspensão de até 30 dias; o PAD permite a aplicação de penalidades mais gravosas (além daquelas aplicáveis ao fim da sindicância acusatória), tais como a suspensão de até 90 dias, a demissão e a cassação de aposentadoria.

Quais as etapas do processo administrativo?

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle. Os processos de expediente são extremamente simples e são inerentes à rotina burocrática da administração.

Quais os 4 pilares da administração explique os?

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.

Quais são as 4 funções do administrador?

As quatro funções do administrador pelo modelo PODC são:
  • P = Planejar;
  • O = Organizar;
  • D = Dirigir;
  • C = Controlar.

O que é uma ação disciplinar?

O processo administrativo disciplinar é um instrumento pelo qual a administração pública exerce seu poder-dever para apurar as infrações funcionais e aplicar penalidades aos seus agentes públicos e àqueles que possuem uma relação jurídica com a administração.

O que é uma portaria de instauração?

A Portaria de instauração do Processo Administrativo Disciplinar dispensa a descrição minuciosa da imputação, exigida tão somente após a instrução do feito, na fase de indiciamento, o que é capaz de viabilizar o exercício do contraditório e da ampla defesa.

Quais os tipos de sindicância?

A sindicância investigativa é uma análise preliminar e sem nenhuma punição; já na sindicância punitiva, também ocorre uma investigação, mas pode haver punição ao servidor público.
...
Sindicância punitiva
  • arquivamento;
  • advertência;
  • suspensão de até 30 dias; ou.
  • instauração de processo administrativo disciplinar.

Pode instaurar PAD sem sindicância?

A resposta é não! A Sindicância não é pré-requisito para a instauração de um PAD. Tudo vai depender das circunstâncias apuradas e dos conhecimentos dos fatos (materialidade) e da autoria do ilícito.

Qual a diferença entre inquérito e sindicância?

O que é Sindicância:

Investigação de algo que a princípio não configure crime e sim uma transgressão ou desvio de conduta que ao final o encarregado pode dar o parecer pelo arquivamento diferente do inquérito policial que só pode pedir arquivamento o titular da denúncia, ou seja, o ministério público.

Quais as fases da sindicância?

De acordo com o artigo 151 da Lei nº 8.112/1990, o processo administrativo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: (I) instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão; (II) inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório; (III) julgamento.

Como funciona uma sindicância em empresa privada?

A Sindicância em Empresas Privadas tem como objetivo esclarecer, identificar ou elucidar fatos, atos, ocorrências e ou transgressões disciplinares de natureza grave nos postos de trabalho das empresas, através de procedimento organizado, transparente, com a utilização de mecanismos lícitos, e tudo centralizado em um ...

Como fazer uma defesa de sindicância?

Como realizar a sua defesa em Sindicância?
  1. Evite se apoiar em relações sociais. ...
  2. Saiba de todos os fatos que serão direcionados a você na investigação. ...
  3. Use todas as suas opções disponíveis. ...
  4. Elabore uma boa estratégia de defesa em sindicância. ...
  5. 5 – Informações que devem ser esclarecidas na notificação da sindicância.

Artigo anterior
Em qual episódio Felicity descobre quem é o arqueiro?
Artigo seguinte
Qual a uva do vinho Lambrusco?