Quais as consequências da La Niña?

Perguntado por: Raúl Sebastião Marques  |  Última atualização: 12. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (28 avaliações)

Tanto o El Niño quanto o La Niña podem ter impactos globais no clima, na agricultura, nos ecossistemas e nas economias. O La Niña tende a criar condições de seca em muitas partes do mundo, a exemplo do Sul do Brasil, enquanto traz chuvas em excesso para outras áreas, como o litoral do Nordeste e a Amazônia.

Quais as consequências do La Niña?

Ela provoca alterações nas condições climáticas de várias regiões do mundo. Na Colômbia e na Austrália, por exemplo, ocorrem chuvas acima da média, que se tornam mais intensas, podendo causar enchentes. Por outro lado, ocorre uma redução das chuvas no oeste da Argentina e do Chile, no Peru, Paraguai e Equador.

Quais são os efeitos do La Niña no Brasil?

No Brasil, o La Niña resulta em chuvas intensas no Norte e Nordeste. Os estados do Sul registram calor intenso e seca severa. Os efeitos desse evento variam no Centro-Oeste e no Sudeste. O La Niña mais recente provocou queda das temperaturas nessas regiões e aumento no volume de chuvas.

O que é o efeito La Niña?

O La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

Quando foi o último La Niña no Brasil?

O registro mais recente do La Niña durou três anos (2020-2023) e, conforme mostrou o g1, causou fortes impactos na produção agropecuária. O resultado foi percebido no bolso do consumidor com o aumento dos custos no campo e a consequente pressão sobre a inflação.

La Niña: o que é? Entenda as causas e consequências desse fenômeno atmosférico-oceânico - ENEM 2022

32 questões relacionadas encontradas

O que esperar do inverno 2024 no Brasil?

Para o inverno de 2024, está previsto o enfraquecimento do El Niño e a chegada da La Niña. O meteorologista David Moura, do canal Tempo e Clima Brasil, explica que prognósticos anteriores mostravam que o fenômeno ocorreria na primavera, mas os atuais demarcam o acontecimento entre os meses de junho e agosto.

Como será o inverno 2024 no Brasil?

O que esperar do clima do Inverno em 2024? Segundo informações do site Climatempo, o inverno deste ano será marcado por frentes frias mais intensas, provocadas pelo resfriamento do oceano Pacífico equatorial, em razão do fenômeno climático La Niña.

Qual chove mais El Niño ou La Niña?

O El Niño provoca secas severas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto o La Niña favorece a formação de chuvas nessas mesmas regiões. Já a região Sul do Brasil experimenta maiores volumes de chuva durante o El Niño e, de forma contrária, menores volumes pluviométricos no período de ocorrência do La Niña.

Quanto tempo dura o fenômeno La Niña?

Em geral, episódios La Niñas também têm freqüência de 2 a 7 anos, todavia tem ocorrido em menor quantidade que o El Niño durante as últimas décadas. Além do mais, os episódios La Niña têm períodos de aproximadamente 9 a 12 meses, e somente alguns episódios persistem por mais que 2 anos.

Vai ter inverno rigoroso em 2024?

Como será o clima no inverno em 2024

De acordo com Nadiara Pereira, meteorologista da Climatempo, o inverno deste ano será marcado por frentes frias mais acentuadas por influência do resfriamento do oceano Pacífico equatorial ocasionado pelo fenômeno climático La Niña.

Vai ter La Niña em 2024?

Segundo Seluchi, para as regiões Norte e Nordeste, espera-se uma estação chuvosa “abundante” a partir de outubro e novembro de 2024. Na grande região central do Brasil, englobando Sudeste e Centro-Oeste, os fenômenos El Niño e La Niña não tem muita influência sobre as chuvas.

Qual foi a La Niña mais forte?

É importante lembrar que um dos episódios mais intensos de La Niña ocorreu nos anos de 1988/89, quando as anomalias chegaram a 4°C abaixo dessa média na faixa equatorial do Oceano Pacífico, que vai desde a costa oeste da América do Sul até a longitude de 160°W.

O que é La Niña 2024?

O La Niña pode modular os padrões regionais do clima no Brasil, aumentando as chances de chuvas acima da média nas Regiões Nordeste e Norte do país e propiciando chuvas escassas na Região Sul. Acesse a Nota Técnica na íntegra no link abaixo.

Quais as consequências do El Niño e La Niña no Brasil?

Ao passo que o El Niño provoca secas severas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o La Niña favorece a formação de chuvas nessas mesmas regiões. Na região Sul do Brasil, o impacto do El Niño resulta em um maior volume de chuva, enquanto que no período do La Niña, os volumes pluviométricos são menores.

Qual diferença de El Niño e La Niña?

Enquanto o El Niño consiste no aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial por causa do enfraquecimento dos ventos alísios, o La Niña se caracteriza pelo resfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

Quando La Niña volta?

Previsão indica possibilidade de La Niña a partir de junho

Olhando para a previsão oceânica de julho a setembro de 2024, você pode ver uma área de anomalias oceânicas frias se expandindo por todo o Pacífico tropical.

Quando o La Niña vai embora?

Quando foi o último La Niña no Brasil? O último La Niña ficou ativo entre 2020 e 2023. Em alguns meses de 2021, ele atingiu categoria de nível moderado e causou secas históricas em lavouras de milho e soja no Sul do país. Segundo especialistas, o quadro pode se repetir caso o fenômeno se mantenha até 2025.

Quando o La Niña Volta 2024?

Já no Sul do país, o fenômeno tende a induzir períodos de seca, o que pode afetar plantações, especialmente nos meses de primavera (setembro, outubro e novembro de 2024). Junto a esses padrões, o La Niña também traz ao Brasil frentes frias intensas e prolongadas.

Quando a La Niña chega no Brasil?

Brasil tem cerca de 60% de chance de receber a La Niña, fenômeno que deixa as águas do Pacífico ficam mais frias, no segundo semestre de 2024.

Qual é o mais prejudicial El Niño ou La Niña?

Os efeitos do La Niña são opostos ao do El Niño, as chuvas se tornam mais intensas na Austrália e na Colômbia, podendo ocorrer enchentes. No Brasil, o La Niña, causa precipitações acima da média histórica no Norte e Nordeste e secas no Sul e Sudeste.

Por que se chama La Niña?

O termo "La Niña" é espanhol e significa "a menina", em uma alusão ao contrário de "El Niño" ("o Menino", em referência ao Menino Jesus). Outros nomes como "El Viejo" ou "anti-El Niño" também foram usados para se referir ao resfriamento, mas o termo La Niña ganhou mais popularidade.

Qual é o mês que não chove muito?

O período de menor precipitação vai de maio a setembro.

Quando começa o frio em 2024 no Brasil?

A partir da próxima terça-feira, 16, a região Centro-Sul do Brasil sentirá a passagem da primeira frente fria do outono de 2024, com queda acentuada de temperaturas e geada nos Estados do Sul.

Porque está tão quente no Brasil 2024?

Os próximos dias de março de 2024 devem ser marcados por calor intenso em diversas regiões do país, com áreas que devem ter ao menos 5°C acima da média mensal. Por trás disso estão, por exemplo, fenômenos globais como o El Niño e as mudanças climáticas, mas isso também envolve um processo chamado "domo de calor".

O que esperar do outono 2024?

Episódios de fortes temporais com granizo e vendavais durante os meses do outono estão fartamente documentados nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e o Sul, inclusive com episódios de tornados. Em 2024, a tendência é de um outono com chuva perto e acima da média em parte do Sul do Brasil.

Artigo anterior
Qual é a segunda linha da Michelin?
Artigo seguinte
Quem é maior general ou coronel?