Como informar as notas de devolução compra no SPED Fiscal?

Perguntado por: Alícia Campos Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

Para manter a transparência das informações prestadas, a nota fiscal de devolução de bens e mercadorias pode ser informada nos registros consolidados C190 ou C100.

Como lançar nota fiscal de devolução no SPED Fiscal?

O valor da devolução deverá ser ajustado nas notas fiscais de compra ou, se não for possível, diretamente no bloco M. Neste último caso, deverá utilizar o campo de número do documento e descrição do ajuste para relacionar as notas fiscais de devolução. Espero ter ajudado.

Como escriturar uma nota fiscal de devolução de compra?

Para realizar esse processo, basta informar no verso da nota fiscal os motivos da devolução, datar e assinar. Com isso, a mercadoria já está pronta para retornar ao seu local de destino. Vale ressaltar que será preciso registrar a entrada da mercadoria na empresa por meio de nota com indicação de dados da NF original.

Onde lançar o estorno de crédito no SPED Contribuições?

Clique na aba "Ajustes de Crédito de PIS/PASEP Apurado". 6. Na tela que for aberta, preencha os dados da Nota de Devolução e a referência do período da compra. Em seguida salve as alterações.

O que é registro 0900 SPED Contribuições?

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

Nota Fiscal de Devolução - Mercadoria Tributada.

23 questões relacionadas encontradas

O que é o registro F100 SPED Contribuições?

Registro F100: Demais Documentos e Operações Geradoras de Contribuição e Créditos. Para o lançamento de outros documentos em geral – como receitas financeiras, aluguéis, aquisição de serviços de frete, informática, manutenção etc.

Como preencher Darf multa atraso entrega Efd-contribuições?

Preenchimento do DARF para recolhimento da multa

O código de DARF para recolhimento da multa é o 2203, segundo o Ato Declaratório Executivo CODAC n° 38/2011. Período de apuração: no formato dd/mm/aaaa, correspondente 1° dia útil após o término do prazo fixado para a entrega da escrituração.

Como calcular a multa por atraso na entrega do SPED Contribuições?

Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Como fazer Efd-contribuições manualmente?

Na hora de elaborar a EFD-Contribuições, as empresas devem informar todas as receitas financeiras como custos, despesas, aquisições, encargos, receitas operacionais e não operacionais e, também, aquisições geradoras de créditos do regime não cumulativo e os ajustes como estornos e devoluções.

Como fazer escrituração de notas fiscais?

Para a escrituração fiscal, é necessário o registro das entradas e saídas. Para cada tipo de entrada há uma tributação diferente. O direito ao crédito dos impostos, por exemplo, é permitido para a compra de insumos para processo produtivo ou comercialização, mas não para a aquisição de mercadorias para consumo interno.

Como escriturar uma NF?

Escrituração da NFe (Nota Fiscal eletrônica) e o ICMS

Isto é, a escrituração do documento deve ser apresentada na data da ocorrência do fato gerador, ou seja, a data da saída da mercadoria. Consta ainda nas instruções do Fisco, “é pressuposto à existência da NFe e sua prévia autorização de emissão pelo Fisco.

Como escriturar nota fiscal Simples Nacional?

Os procedimentos para lançar nota fiscal de entrada no Simples Nacional são basicamente os mesmos citados logo acima, ou seja, importar o arquivo XML, no caso de o fornecedor emitir a nota ou quando você emite a sua própria nota, para comprovar as movimentações das mercadorias em seu estoque.

O que é registro 0110 SPED PIS-COFINS?

Este registro tem por objetivo definir o regime de incidência a que se submete a pessoa jurídica (não-cumulativo, cumulativo ou ambos os regimes) no período da escrituração.

Tem multa para retificar o SPED Contribuições?

A pessoa jurídica poderá retificar os arquivos originais da EFD-Contribuições em 5 (cinco) anos contados do 1º (primeiro) dia do exercício seguinte àquele a que se refere a escrituração, sem penalidade.

Qual o valor da multa pela falta de entrega da ECF?

A não apresentação ou entrega em atraso da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da ECF implica em multa equivalente a 0,25% - por mês-calendário ou fração do lucro líquido antes do IRPJ e da CSLL (limitado a 10%).

Qual o prazo de entrega do SPED Contribuições?

A periodicidade de apresentação do arquivo da EFD-Contribuições é mensal, devendo ser transmitido, após a sua validação e assinatura digital, até o 10º dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração.

Como gerar multa EFD-Reinf?

A EFD-Reinf pode ser transmitida pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal do Brasil (e-CAC). Então, ao entrar na página inicial, o contribuinte deverá clicar em “Declarações e Demonstrativos” e, depois, escolher a opção “SPED – Sistema Público de Escrituração Digital”.

Como entregar um Sped Contribuições quando não tem movimento?

Como faço? Olá Leonardo! No campo identificação da pessoa jurídica, clique no sinal de "+" e posteriormente no registro 0120 - identificação de períodos dispensados, será neste campo que irá informar os meses sem movimento.

Qual a multa e juros do PIS e Cofins?

a multa de mora será calculada a partir do 1° (primeiro) dia subsequente ao do vencimento do prazo previsto para o pagamento do imposto ou contribuição até o dia em que ocorrer o seu pagamento; o percentual de multa a ser aplicado fica limitado a 20% (vinte por cento).

Como gerar o registro F100 por documentos de entrada?

MP - FIS - EFD CONTRIBUIÇÕES - Como gerar o registro F100 por Documentos de Entrada
  1. Crie no Configurador na Tabela Genérica 42 uma espécie de documento. ...
  2. Informe a espécie criada no parâmetro MV_DOCSPD. ...
  3. Verifique o conteúdo do parâmetro. ...
  4. Crie a natureza, preencha os campos: ...
  5. Crie uma TES: ...
  6. Gere uma nota com a espécie criada;

O que é o bloco F do SPED Contribuições?

Neste registro são informadas as deduções diversas previstas na legislação tributária, inclusive os créditos que não sejam específicos do regime não-cumulativo, passiveis de dedução na determinação da contribuição social a recolher, nos registros M200 (PIS/Pasep) e M600 (Cofins).

O quê é Bloco F Efd-contribuições?

Já o Bloco F é destinado a operações ou serviços prestados /tomados que não são acobertados por um documento fiscal, mas por títulos ou recibos de pagamento. Caso o contribuinte seja dispensado da emissão de documento fiscal para acobertar a prestação de serviços, a informação deverá ser considerada no Bloco F.

Artigo anterior
O que significa 70 gl?
Artigo seguinte
Qual o número de diabéticos no Brasil?