Como identificar um argumento válido ou inválido?

Perguntado por: Samuel Hélder Soares Correia Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

Sabemos também que é preciso que a conclusão derive das premissas. Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

Quando um argumento é considerado válido?

Definição. Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. (2) há um caso (linha da tabela-verdade) com premissas verdadeiras e conclusão falsa e, portanto, o argumento não é válido.

Qual a diferença entre argumento válido é argumento inválido?

As premissas do argumento são verdadeiras, porém a conclusão é falsa. Ou seja, esse é um argumento inválido, já que as premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa. Nota: Um argumento válido é aquele que é impossível que a conclusão seja falsa se as premissas forem verdadeiras.

O que é um argumento válido exemplo?

Tal conclusão não precisa ser uma verdade: se fosse assim, seria independente das premissas. Exemplo: Todos os gregos são humanos e todos os seres humanos são mortais, portanto, todos os gregos são mortais. Argumento válido, pois se as premissas são verdadeiras a conclusão deve ser verdadeira.

Como provar que um argumento lógico é inválido?

Um argumento é válido se, em qualquer contexto em que suas premissas s˜ao simultaneamente verdadeiras, a sua conclus˜ao também é verdadeira. Um argumento é inválido se n˜ao é válido, isto é, se existe ao menos um contexto no qual as suas premissas s˜ao simultaneamente verdadeiras e a sua conclus˜ao é falsa.

Argumento Válido vs Argumento Inválido

23 questões relacionadas encontradas

Quais os critérios para avaliar um argumento?

O QUE É AVALIAR ARGUMENTOS Avaliar um argumento é verificar se cumpre duas condições: 1 – Ser válido; 2 – Ter todas as premissas realmente verdadeiras. 2. A IMPORTÂNCIA DA VALIDADE A validade dos argumentos é importante porque ao argumentarmos pretendemos justificar ou provar a verdade da conclusão.

Como justificar um argumento?

Apresente fatos

Um argumento é composto de um ou mais fundamentos e de uma ideia central, que é aquilo que você quer justificar (ou seja, a ideia que você quer defender). O fundamento é aquilo que justifica a sua ideia central. Em geral, os fundamentos respondem a perguntas (Por quê? Como?)

O que é um argumento válido é verdadeiro?

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

Como construir um argumento válido?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

Como se faz um bom argumento?

Como construir bons argumentos?
  1. Tenha sempre em mente o que você quer provar. Quando vamos argumentar, significa que queremos provar algo. ...
  2. Tenha embasamento. ...
  3. Use exemplos. ...
  4. Use citações. ...
  5. Pense nos contra-argumentos que podem ser usados contra você. ...
  6. Seja coerente sempre. ...
  7. Evite ser subjetivo. ...
  8. Use comparações.

Qual a diferença entre válido é inválido?

Que não tem validade, oposto de válido. Exemplo de uso da palavra Inválido: Seu comprovante de endereço é invalido.

Qual dos argumentos é válido Natália vai à praia Se Beto for?

Qual dos argumentos é válido? Natália vai à praia se Beto for. Logo, Natália não vai a praia, pois Beto não vai.

Quais são os tipos de argumentos que existem?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Como saber a validade de um argumento?

Assim, para verificar se o argumento é válido, basta checar se sua forma condicional é uma tautologia (ou seja, verificar se a conclus˜ao é consequência lógica das premissas).

Como chamamos um argumento válido que tem premissas verdadeiras?

Feitas estas considerações, podemos dizer que um argumento dedutivo é válido quando as premissas e a conclusão estão de tal maneira relacionadas que é impossível o caso de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.

Como se forma um argumento?

Todo argumento é formado por uma ou mais premissas (que são um tipo de declaração) e por UMA ÚNICA conclusão.

Qual é a estrutura de um argumento?

Segundo o modelo de Toulmin (1958), os elementos que compõem a estrutura de um argumento são o dado (D), a conclusão (C), a justificativa (J), os qualificadores modais (Q), a refutação (R) e o conhecimento básico (B).

Como argumentar exemplos?

Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.

O que é uma proposição válida?

Válida (tautológica): é verdadeira em toda interpretação. Satisfatível (contingente): é verdadeira em alguma interpretação. Insatisfatível (contraditória): é verdadeira em nenhuma interpretação. Uma fórmula contendo n proposições admite 2n interpretações distintas.

Como saber se uma premissa é verdadeira ou falsa?

Uma falsa premissa é uma proposição incorreta que dá forma à base de um silogismo lógico. Uma vez que a premissa não é correta, a conclusão traçada pode ser errônea. O silogismo baseado em premissas falsas é também conhecido como silogismo erístico.

Em quais situações nós usamos argumentos?

Argumentação é um recurso da linguagem usado na defesa de um ponto de vista acerca de um assunto em situações de debate e discussão de ideias. Os debates formais, ou mesmo os informais, exigem uma ótima capacidade argumentativa por parte dos participantes.

Como convencer alguém argumentos?

9 maneiras de convencer alguém
  1. Use a técnica do Rapport.
  2. Estude o perfil da pessoa.
  3. Analise sua postura corporal e seus significados.
  4. Monte seu ZOPA.
  5. Dê a pessoa uma chance de explicar e escute.
  6. Use o mesmo raciocínio lógico e emocional.
  7. Elogie seu processo de pensamento.
  8. Apresente o contra-argumento.

Como citar argumentos na redação?

Nela, você deverá citar os vários argumentos que possui sobre o assunto, um a um, de modo a, literalmente, enumerar uma série de fatos que comprovam a relevância do que você está defendendo. É importante que você explicite bem que haverá uma ordem de ideias no desenvolvimento.

O que é avaliar um argumento?

O primeiro passo, no caso de estarmos perante um argumento deduti- vo, é analisar se ele é dedutivamente válido, ou seja, procura-se examinar se a estrutura ou forma do argumento é correta e se a con- clusão do argumento é uma consequência lógica das premissas. Por isso, é importante saberes avaliar os argumentos.

Como avaliar um argumento por analogia?

Ao avaliar um argumento por analogia, o ponto principal é saber se a comparação estabelecida entre os objetos comparados se sustenta. Acabamos de ver que há uma diferença expressiva entre votar em branco e deixar alguém escolher um hambúrguer por você.

Artigo anterior
Pode comer feijão na gastrite?
Artigo seguinte
Como juntar documentos na Justiça Federal?