O que é e para que serve um biotério?
Perguntado por: Matilde Iara Barros | Última atualização: 16. April 2022Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)
Biotérios são instalações capazes de produzir e manter espécies de animais para pesquisa em diferentes áreas da ciência. Independente da espécie ou linhagem utilizada, é importante que o manejo e a manutenção dos animais de laboratório sejam de acordo com os princípios éticos na experimentação animal.
O que é um biotério?
Depósito de animais vivos, para estudos bacteriológicos.
Qual a importância do biotério?
O biotério destina-se à criação e à manutenção de animais de laboratório em condições sanitárias, dentro de padrões estabelecidos, para serem utilizados na pesquisa científica, na preparação de produtos biológicos, em exames toxicológicos ou no controle de qualidade de alimentos, medicamentos, vacinas, etc.
Quais são os três tipos de biotério e qual a finalidade de cada um?
Biotério de Criação; • Biotério de Manutenção; • Biotério de Experimentação. Quando submetemos diversos animais a um determinado experimento, esperamos obter deles 'respostas as mais parecidas possíveis', de modo que possamos comparar os resultados com a hipótese feita anteriormente.
O que são Ceuas?
A CEUA tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa para estudos que versem sobre mecanismos de doença e tratamento em câncer, nos quais sejam utilizados protocolos experimentais com animais.
Alesco | Cuidados com o biotério e sua importância para a experimentação animal
Qual a Constituição e função dos Ceuas?
Dentre as suas principais competências, estabelecidas pela Lei nº 11.794/2008, destacam-se: a formulação das regras para utilização humanitária de animais com finalidade de ensino ou pesquisa científica; a determinação dos procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação e de laboratórios de ...
Qual é uma competência das Ceuas?
É competência da CEUA zelar pelo cumprimento do disposto na legislação nacional aplicável à utilização de animais para o ensino e pesquisa, sendo sua responsabilidade determinar se a utilização de animais é devidamente justificada e garantir a adesão aos princípios de substituição (replacement), redução (reduction) e ...
Qual a finalidade do biotério de manutenção?
Dessa forma, surge o biotério, que se destina à criação e à manutenção de animais de laboratório em condições sanitárias, dentro de padrões estabelecidos, com o objetivo de utilizá-los nas pesquisas científicas, na preparação de imunobiológicos, em exames toxicológicos ou ainda no controle de qualidade de itens como ...
Quais são os tipos de biotérios quanto à finalidade?
- Biotérios de Criação;
- Biotérios de Manutenção;
- Biotérios de Experimentação;
- Neste caso os animais utilizados nesse tipo de biotério são provenientes de fora do biotério como:
Qual a finalidade do biotério de criação?
VII- Biotério de experimentação: local destinado a manutenção de animais em experimentação por tempo superior a 12 (doze) horas; VIII- Laboratório de experimentação: local destinado à realização de procedimentos com animais.
Como deve ser um biotério?
A escolha correta dos materiais a serem usados na construção de um biotério é de fundamental importância para propiciar as condições adequadas para um funcionamento eficiente e facilitar a higienização dos ambientes. As paredes devem ser lisas, não absorventes e resistentes à umidade e ao impacto.
Qual a importância e o objetivo da manipulação correta dos animais?
O uso de animais com objetivos científicos é uma pratica comum, mas para que seja moralmente aceitável e apresente resultados confiáveis, é fundamental ter-se a consciência de que o animal, como ser vivo, possui hábitos de vida próprios da sua espécie, apresenta memória, preserva o instinto de sobrevivência e é ...
Qual o cenário atual do uso de um biotério?
Ela disse que, no Brasil, grande parte dos biotérios está nas instituições de ensino superior e que eles podem ser de três tipos, de acordo com sua função: de criação (onde os animais são reproduzidos), de manutenção (onde são mantidos e manejados, porém ainda sem se envolver em experimentos) e de experimentação.
Quem criou o primeiro Biotério?
Donaldson, que no Wistar Institute, na Filadélfia, criou uma equipe que se dedicou à padronização de colônias de rato a partir de quatro casais albinos que ele trouxera de Chicago, elaborando tabelas com dados biológicos destes animais.
Qual a função do Conselho Nacional de Controle e experimentação animal?
É o órgão responsável por assegurar tratamento digno, humanitário e ético a todos os animais utilizados em atividades de ensino ou pesquisa científica no território nacional.
O que é Bioexclusão?
A Bio-exclusão são ações voltadas para prevenção da entrada de enfermidades e infestações, provenientes do ambiente externo, para os animais alojados no biotério. Essas barreiras são estabelecidas para proteger o padrão sanitário dos animais.
O que é Gnotobioticos?
O termo gnotobiótico (vida conhecida) pode ser utilizado tanto para animais livres de germes como para aqueles contaminados com um ou mais organismos detectáveis. Assim, em virtude da quantidade de microbiotas que estejam associados ao animal, este pode ser classificado como germfree (GF) ou Flora Definida (FD).
Quais animais são usados em pesquisas científicas?
Cerca de 95% de todos os animais de laboratório são ratos e camundongos. Pesquisadores gostam de estudá-los, pois a maneira como seus corpos parecem e trabalham internamente é muito semelhante ao funcionamento do nosso. Isso porque compartilhamos aproximadamente 99% do nosso DNA com camundongos.
Quais as condições controladas de biotério?
Fatores como temperatura, umidade, ventilação e qualidade do ar, luz e ruído devem ser controlados o máximo possível (Fig. 1). A temperatura ideal para quase todas as espécies de animais em biotérios é de 21° C (±3).
Como deve ser os corredores de um biotério?
A área recomendada é de 3 m de largura por 6 a 10 m de comprimento, considerando a espécie e o número de animais, bem como os materiais a serem utilizados. ÁREA DE RECEPÇÃO – deve estar situada de forma que somente os animais que cheguem ao biotério tenham acesso, e que estes não necessitem passar por outras áreas.
Quais são as causas de estresse animal no biotério?
Entre elas destaca-se o fato de ser totalmente fechado, o que atenua os sons e ruídos externos, causa de estresse nos animais.
Qual a diferença entre CEUA e Concea?
Foi publicada, nesta segunda-feira (12/07), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 01/2010 do Concea ( Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), que trata da instalação e funcionamento da CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animal) para experiências científicas.
O que diz a lei brasileira sobre o uso de animais em testes científicos?
A Lei Federal nº 11.794/08 (Lei Arouca) regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais, revogando a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979, tendo sido sancionada no dia 8 de outubro de 2008.
Qual deve ser a composição do Concea?
As CEUAs deverão ser compostas por membros titulares e respectivos suplentes, designados pelos representantes legais das instituições, e serão constituídas por cidadãos brasileiros de reconhecida competência técnica e notório saber, de nível superior, graduado ou pós-graduado, e com destacada atividade profissional em ...
Quem fiscaliza testes em animais?
Para implementação das regras e fiscalização, a lei criou o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, cujas competências, definidas no art. 5º, possuem em comum a diretriz de garantir tratamento humanitário aos animais utilizados nas pesquisas.
Vai ter prorrogação do auxílio emergencial até março?