O que é desertificação?
Perguntado por: Eduarda Cristiana Domingues | Última atualização: 18. Februar 2022Pontuação: 4.1/5 (18 avaliações)
Desertificação é o fenômeno que corresponde ao empobrecimento e diminuição da umidade em solos arenosos, localizados em regiões de clima subúmido, árido e semiárido.
O que é a desertificação?
A desertificação é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis, com baixa capacidade de regeneração. Em geral, a desertificação ocorre em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.
O que é desertificação causas e consequências?
A desertificação é considerado um grande problema ambiental, consequência do empobrecimento do solo. Esse processo acontece quando determinado solo fica árido, ou seja, se torna seco, com menos umidade e nutrientes. Por consequência, o solo desertificado fica completamente improdutivo para a agricultura.
O que pode causar uma desertificação?
QUAIS SÃO AS CAUSAS DESTE FENÔMENO? Alguns dos fatores que contribuem para isto são: uso inadequado de recursos florestais, em especial dos biomas cerrado e caatinga, práticas agropecuárias e manejo do solo de forma intensa e predatória, desmatamento e aspectos climáticos, como severas secas.
Como funciona o processo de desertificação?
Desertificação é o processo de degradação dos solos em regiões de clima quente e seco (árido, semiárido e subúmido). É causada pela combinação de fatores de ordem natural, como mudanças climáticas e fenômenos atmosféricos, e antrópicos, a exemplo do desmatamento e exploração intensiva do solo.
O FENÔMENO DA DESERTIFICAÇÃO: PRINCIPAIS CAUSAS E ONDE OCORRE | Resumo de Geografia para o Enem
Como ocorre o processo de desertificação de modo natural é causado pelo ser humano?
As principais causas da desertificação são o desmatamento, o uso intensivo (sem pausas) do solo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações).
Onde ocorre o processo de desertificação no Brasil?
A ocorrência da desertificação no Brasil concentra-se nas regiões Nordeste e Sul do país. ... No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante).
O que causa a degradação do solo?
- Erosão. A erosão é um processo natural, que pode ser intensificado pela atividade humana. ...
- Lixiviação. A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. ...
- Compactação do solo. ...
- Salinização. ...
- Laterização. ...
- Desertificação. ...
- Acidificação. ...
- Plantio Correto.
O que é preciso para evitar o processo de desertificação?
Para evitar a desertificação é preciso investir em preservação ambiental, utilizar técnicas agrícolas sustentáveis, promover a educação ambiental e diminuir as emissões de gases poluentes.
O que se pode fazer para combater a desertificação?
Para combater e evitar a expansão da desertificação, a medida mais eficaz é preservar as áreas verdes e praticar o reflorestamento em zonas devastadas, pois a vegetação permite uma maior absorção da umidade proveniente da atmosfera, além de tornar o clima proporcionalmente mais ameno.
Quais os impactos sociais causados pela desertificação?
b) Os principais impactos socioeconômicos associados à desertificação são: O aumento da fome no mundo, o crescimento do índice de mortalidade e dos processos migratórios, desorganização dos locais que recebem os migrantes, diminuição da área cultivável e da produtividade do solo e o crescimento da pobreza.
Como se caracteriza a desertificação de uma área?
Como se caracteriza a desertificação de uma área? A desertificação é um fenômeno responsável pela redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo, podendo ser desencadeada por alterações climáticas e/ou pela ação humana.
O que é salinização dos solos?
O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície.
Como evitar o desmatamento na Caatinga?
Em áreas desprotegidas, o manejo florestal sustentável é a estratégia mais adequada para evitar o desmatamento da Caatinga, conservar a biodiversidade e gerar benefícios socioeconômicos, mediante o fornecimento de matéria-prima para atender às crescentes demandas da sociedade.
Quais são as principais causas da degradação dos solos no Brasil?
- Erosão. A erosão é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. ...
- Salinização. ...
- Desertificação. ...
- Compactação. ...
- Degradação química. ...
- Plantio correto. ...
- Reflorestamento da área. ...
- Manejo adequado.
Quais são as principais formas de degradação?
- Poluição. Acarretada pela ação humana, resulta na contaminação do solo e da atmosfera por meio de poluentes que são liberados pelas indústrias e despejados em esgotos, além do descarte incorreto de resíduos.
- Desmatamento. ...
- Salinização. ...
- Queimadas. ...
- Efeito estufa.
O que é a desagregação do solo?
A desagregação é causada pela cinética do impacto da gota da chuva sobre a superfície do solo que causam pressão e cisalhamento (Cassol & Lima, 2003). O transporte das partículas desagregadas é realizado, quase que exclusivamente, pelo fluxo superficial raso.
Onde ocorre a arenização?
A arenização tem estreita relação com a geologia local e ocorre, necessariamente, em terrenos com desníveis, com partes altas e baixas. Temporais e ventos fortes retiram restos de vegetação e sedimentos do solo das áreas mais altas, depositando-os nas partes baixas do terreno.
Quais as regiões do Brasil que mais sofrem com a desertificação?
Bahia, Ceará e Pernambuco são os estados mais castigados, embora, proporcionalmente, a Paraíba seja o estado com maior extensão de área comprometida: 71% de seu território já sofrem perdas consideráveis.
Como ocorre o processo de desertificação do Semiárido brasileiro?
É um dos processos mais graves de degradação da terra. Ela ocorre exclusivamente nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta, conforme a definição das Nações Unidas (ONU). ... A retirada da cobertura vegetal – desmatamento – deixa a terra exposta ao sol e agrava a situação.
Quais são os problemas causados pela salinização dos solos?
Como já mencionamos, as consequências principais do processo de salinização do solo são a perda de áreas agricultáveis, a morte de vegetais cultivados (principalmente o feijão, a cebola, a batata e outros tipos mais sensíveis), além do aumento da possibilidade de desertificação.
O que é salinização e quais são seus efeitos no solo?
A salinização do solo é um processo de acumulação de sais minerais (Na+, Ca2+, Mg2+, K+, etc.) na terra. Esse aumento de concentração de sais prejudica as propriedades do solo e consequentemente o crescimento das plantas.
Como resolver a salinização do solo?
“Também podem ser utilizados condicionadores físico-químicos, que são matéria orgânica e resinas; os químicos, a exemplo do gesso agrícola, e os biológicos, como as plantas halófitas, que conseguem se adaptar às condições mais salinas.
Qual é o impacto da agricultura no meio ambiente?
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.
Quais ações humanas contribuem para diminuir o problema de desertificação?
- Captação da água da chuva.
- Aração em faixas.
- Sulcamento pré-plantio.
- Sulcamento pós-plantio.
- Sulco barrado.
- Aração e plantio no plano.
O que é a lei moral?
Como restaurar sessão anterior no chrome?