Como identificar costocondrite?

Perguntado por: Martinho António Henriques  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da costocondrite é feito a partir dos sintomas e doenças anteriores do paciente, exame físico e exames radiológicos que descartam outras causas de dor no peito, como eletrocardiograma, raio X de tórax, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Como detectar uma costocondrite?

Entre os principais sintomas de costocondrite, podemos destacar:
  1. dor intensa e aguda no peito, que piora quando o paciente realize determinados movimentos, como respirar ou mesmo quando fica estressado e acaba tensionando os músculos;
  2. falta de ar;
  3. tórax mais sensibilizado;
  4. dor que piora ao tossir ou respirar fundo.

Onde dói na costocondrite?

A costocondrite é uma condição inflamatória das cartilagens que ligam o osso esterno as costelas, causando dor na parede anterior do tórax.

Quanto tempo para curar costocondrite?

Normalmente a costocondrite se cura por conta própria, mas em alguns ela pode durar meses. Algumas opções de tratamento são: Uso de medicamentos anti-inflamatórios. Medicamentos contendo codeína podem ser orientados em casos de dores fortes.

Como aliviar a costocondrite?

O tratamento para Costocondrite é feito a partir do repouso, evitar realizar movimentos que aumentam a dor e aplicar compressas de água quente. Porém, em certos casos o médico pode indicar a prática de alongamentos suaves que servem para aliviar os sintomas.

COSTOCONDRITE - Como diagnosticar e tratar dor torácica

31 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor antiinflamatório para costocondrite?

No entanto, também podem ser recomendados exercícios de alongamento suaves que aliviem os sintomas, orientados por um médico ou fisioterapeuta. Em outras situações, é indicado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como Naproxeno ou Ibuprofeno, sempre com orientação médica, para o alívio da dor.

Quem tem costocondrite pode trabalhar?

Tendo verificado que sua condição é costocondrite, você terá o tratamento médico e orientação. Nesse ínterim, você deve descansar de quaisquer atividades que possam agravar a lesão, como a prática de esportes de contato ou atividades que exijam movimentos torácicos vigorosos.

Porque a costela inflama?

Trauma ou lesão na região torácica como uma queda. Esforço físico excessivo como esportes, exercício físico ou levantamento de peso. Pressão forte na região torácica causada, por exemplo, pelo cinto de segurança após uma freada brusca.

Quais os sintomas de costela inflamada?

Principais sintomas
  • Dor no tórax, que piora com a respiração ou palpação do tórax;
  • Dificuldade respiratória;
  • Hematomas no tórax;
  • Deformidade nos arcos costais;
  • Sons de creptação durante a palpação do tórax;
  • A dor piora ao tentar torcer o tronco.

Como tratar costela inflamada?

O que fazer: em muitos casos os sintomas melhoram após 2 ou 3 dias apenas com descanso e aplicação de compressas quentes na região, mas também pode ser necessário tomar analgésicos, como Naproxeno ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, preferencialmente receitados pelo clínico geral.

Estou sentindo dor abaixo da costela do lado esquerdo?

A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente está relacionada com infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos ...

Como saber se tenho Pectus?

Sintomas do pectus

Geralmente, o pectus carinatum não tem sintomas além da forma do tórax. Porém, por conta da questão estética, o paciente pode se sentir inibido para expor essa região do corpo, na praia ou durante a prática de um esporte, por exemplo. Já o pectus excavatum pode ter implicações além da estética.

O que pode ser dor no osso da caixa torácica?

Dor no osso do meio do tórax pode ter como causa a costocondrite. Trata-se de uma inflamação da cartilagem que une as costelas ao osso esterno, que é o osso localizado no meio do peito. O principal sintoma da costocondrite é a dor no esterno.

O que é a neurite intercostal?

Também chamada de neuralgia intercostal, é a dor decorrente da inflamação dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas e ligam a coluna vertebral ao esterno. A causa da neurite nem sempre é clara, mas sabe-se que mulheres e idosos são os grupos de risco para seu desenvolvimento.

Como diferenciar uma dor muscular de uma dor no coração?

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Porque estrala no meio do peito?

Ouvir estamos é normal. Algumas articulações do nosso corpo, tem líquidos lubrificantes, e quando essas articulações estão sobre pressão, esse líquido vira gás e ocorrer o “estalido”. Não são prejudiciais à sua saúde.

O que pode ser uma dor por baixo da costela?

O hipocôndrio é a região abaixo das costelas. Quando um indivíduo relata dor embaixo da costela do lado direito, as causas mais comuns são pedra na vesícula, problemas no fígado ou algum problema no intestino.

O que pode causar dor nas costelas?

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

O que é luxação na costela?

A luxação manúbrio-esternal consiste numa lesão rara que pode estar associada a fraturas de costelas, fraturas de coluna torácica bem como lesões de órgãos intratorácicos2-7. Na literatura encontram-se poucos relatos de casos descritos com diferentes técnicas para o tratamento cirúrgico2,4.

É normal ter a costela alta?

Deformidades das costelas ou clavícula estão muito associadas a desvios na coluna, como a escoliose. Mas isso só pode ser diagnosticado com um exame clínico. Procure um especialista.

Estou com um caroço na costela?

Osteocondroma. É a neoplasia óssea benigna mais comum, correspondendo a 30 a 50% dos tumores benignos de costela. A maioria dos pacientes é jovem, sendo 3 vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Aparece comumente como uma massa indolor na superfície externa da metáfise da costela.

O que pode ser inchaço na costela do lado esquerdo?

Síndrome Tietze é uma importante causa de dor torácica devido a uma inflamação da junção entre uma ou mais costelas á cartilagem do esterno. É um tipo de Costocondrite, diferenciando-se apenas por sua localização a esquerda, em área onde localiza-se o coração.

Quem tem costocondrite pode fazer musculação?

Pode fazer sem problema! Recomendo não realizar atividade física intensa na fase aguda da inflamação. Avaliação do cardiologista para descartar outras patologias cardiológicas antes de dizer que é realmente costocondrite.

Como saber se é dor muscular ou no pulmão?

Tente localizar a “fonte” da dor.

Dessa forma, tente apalpar o peito e localizar a área do desconforto; quando lesionados, os músculos geralmente sofrem espasmos. Caso seja possível encontrar uma área de desconforto, é sinal de que não há problemas com os pulmões e sim com os músculos do peito.

Quais os sintomas de gases no tórax?

De repente você começa a sentir desconforto, pontadas, pressão e aperto no peito. Dores no tórax podem revelar problemas de saúde simples, como azia ou excesso de gases no organismo, mas também indicar que há algo grave acontecendo com o seu coração.

Artigo anterior
Qual a diferença entre doença congênita ou adquirida?
Artigo seguinte
Qual o objetivo principal dos cruzamentos?