Qual a diferença entre doença congênita ou adquirida?

Perguntado por: Rebeca Ferreira de Ferreira  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)

A Deficiência Congênita é aquela que existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer, isto é, durante a fase intrauterina. Já a Deficiência Adquirida, é aquela que ocorre depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações (BRASIL, 2006).

O que é uma doença adquirida?

Doença adquirida é aquela que não é decorrente de defeitos genéticos herdados dos pais ou formadas no processo de gametogênese neles ou no indivíduo durante a concepção.

Qual a diferença entre doenças congênitas e hereditárias?

As doenças congênitas manifestam-se desde o nascimento e em muitos casos não estão relacionadas com uma herança dos pais. Podem ser o resultado de um defeito adquirido no útero, depois da fecundação. As doenças hereditárias podem se manifestar desde o nascimento ou surgir posteriormente.

O que é uma doença congênita?

Uma doença congênita é aquela que está presente na ocasião do nascimento, podendo ser decorrente de uma alteração nos genes e repassada de pais para filhos ou também causada por fatores externos ambientais, como infecções, consumo de drogas, medicações ou alguma interferência no útero, por exemplo.

Quais são as doenças congênitas?

Principais doenças congênitas
  • Fibrose cística.
  • Doença falciforme.
  • Talassemia.
  • Cardiopatia congênita.
  • Doença congênita de glicosilação (CDG)
  • Defeito do tubo neural.
  • Doença sífilis congênita.
  • Doença congênita meningomielocele.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GENÉTICO E HEREDITÁRIO? - E doenças congênitas? | Thaís Magalhães

28 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre as características genéticas congênitas e adquiridas?

( b) Características congênitas ( ) características que são passadas de pais para filhos através dos genes. ( c ) Características adquiridas ( ) características genéticas, que são passadas de pais para filhos.

Qual a diferença entre genética e congênita?

Doenças congênitas, genéticas e hereditárias: sabe a diferença entre elas? No meio da palavra "congênita" há um "gen" que pode nos remeter à palavra "genética", que para muitos é sinônimo de algo "hereditário". Em comum, estão relacionadas à natureza e concepção humana, por isso geram tanta confusão.

O que são características genéticas adquiridas?

Uma característica adquirida consiste em qualquer modificação que ocorra por causas ambientais. Uma doença genética é causada por alterações no DNA e ela não precisa necessariamente ser herdada.

Quais as malformações congênitas mais comuns?

Dentre as anomalias congênitas mais comuns, encontram-se: as cardiopatias congênitas, que são alterações na estrutura ou função do coração; os defeitos de membros, como membros ausentes, supranumerários ou com desenvolvimento alterado; os defeitos de tubo neural, que se relacionam a uma falha no fechamento adequado do ...

Quais são as principais doenças causadas?

Veja, a seguir, a lista de algumas doenças causada por vírus em humanos:
  • Aids.
  • Catapora.
  • Caxumba.
  • Chikungunya.
  • Condiloma acuminado.
  • Dengue.
  • Ebola.
  • Febre amarela.

Como ocorre às doenças congênitas?

As doenças congênitas são alterações que surgem durante a formação do feto, na gestação, que podem acabar afetando qualquer tecido do corpo humano, como ossos, músculos ou órgãos, resultando em alterações físicas, desenvolvimento incompleto ou funcionamento incorreto de vários órgãos.

O que é uma coisa congênita?

Os defeitos congênitos, também chamados anomalias congênitas, são anomalias físicas que ocorrem antes do bebê nascer. Eles costumam ficar evidentes já no primeiro ano de vida. A causa de muitos defeitos congênitos é desconhecida, mas infecções, a genética e certos fatores ambientais aumentam o risco.

O que causa a Má-formação congênita?

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Porque nem toda doença hereditária é congênita?

É hereditária. Doença congênita também não necessariamente é hereditária: o acidente nos genes aconteceu durante o desenvolvimento do embrião ou durante o parto, como a síndrome de Down. Ocorre um erro no cromossomo 21 que não foi herdado dos pais.

O que é doença adquirida no trabalho?

É chamada de doença ocupacional aquele tipo de enfermidade adquirida por conta das atividades exercidas repetidamente no ambiente de trabalho, podendo ser uma condição equiparada a um acidente de trabalho, conforme artigo 21, inciso I, da Lei 8.213/91.

O que é etiologia adquirida?

Etiologia é um ramo de estudo destinado a pesquisar a origem e a causa de um determinado fenômeno. ... Quando são descobertos os causadores (ou causador) de uma doença específica, estes são chamados de “agentes etiológicos”, justamente por serem os organismos responsáveis pelo desenvolvimento de determinada patologia.

O que pode levar uma pessoa a desenvolver uma doença?

Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Qual a malformação mais comum?

Sabe-se que as cardiopatias congênitas são as malformações mais comuns presentes ao nascimento em recém-nascidos e uma causa importante de óbito infantil5,9,10.

São consideradas malformações congênitas?

A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) define malformação congênita como toda anomalia funcional ou estrutural no desenvolvimento do feto, decorrente de fatores originados antes do nascimento, sejam esses genéticos, ambientais ou desconhecidos.

O que é uma má formação congênita?

As deformidades congénitas são deformidades que estão presentes no momento do nascimento. Qualquer tipo de deformidade torna-se num desafio à medida que as crianças vão crescendo.

O que são características genéticas Cite um exemplo?

Em genética, uma característica de um ser vivo é chamada de traço ou fenótipo. Alguns traços são parte da aparência física de um organismo; tais como a cor dos olhos de uma pessoa, altura ou peso. Outros tipos de traços não são facilmente vistos e incluem tipos sanguíneos ou resistência a doenças.

O que são características genéticas hereditárias explique o que são e dê exemplos?

Já as condições hereditárias são aquelas herdadas entre as gerações. Essas condições podem fazer parte da genética familiar e, por este motivo, são hereditárias. Algumas condições genéticas podem ser hereditárias em algumas situações e não hereditárias em outras. Um exemplo é o câncer.

Seriam todas as características adquiridas durante a vida transmitidas aos nossos descendentes?

Alternativa “d”. Segundo a Lei da herança dos caracteres adquiridos, as características adquiridas por um indivíduo durante sua vida podem ser transmitidas aos seus filhos.

Como saber se o feto tem má formação?

A Ecografia Morfológica ou Ultrassonografia Morfológica, possibilita a análise da morfologia fetal. Quando é realizada no primeiro trimestre, permite, por exemplo, a medida da translucência nucal, principal indicador de alterações cromossômicas, entre elas, a Síndrome de Down.

Qual o sinônimo de congênito?

15 sinônimos de congênito para 2 sentidos da palavra congênito: Que nasce com a pessoa: 1 conato, conatural, inato, inerente, ingênito, ínsito, instintivo, nativo, nato, natural.

Artigo anterior
Como banana ajuda na perda de peso?
Artigo seguinte
Como identificar costocondrite?