Como identificar ascite no exame físico?

Perguntado por: Lourenço Maia de Vicente  |  Última atualização: 9. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

Quadro clínico de ascite O exame físico é pouco sensível para detectar ascite. Geralmente, os pacientes precisam ter aproximadamente 1.500 mL de líquido para que o exame possa detectar ascite com acurácia. Pode-se observar macicez nos flancos, macicez móvel, semicírculos de Skoda e sinal do piparote.

Como avaliar um paciente com ascite?

Diagnóstico da ascite

Pode ser realizado pelo exame físico em casos em que há grande quantidade de ascite, mas os exames de imagem são mais sensíveis. A ultrassonografia e a TC podem mostrar quantidades bem menores de líquido (100 a 200 mL) do que o exame físico.

Como saber se a pessoa tem ascite?

Sintomas da ascite

Grandes quantidades podem causar inchaço (distensão) abdominal e desconforto. O abdômen fica tenso e o umbigo fica achatado ou mesmo protuberante. O abdômen inchado pressiona o estômago, causando algumas vezes perda de apetite, pressão nos pulmões, podendo levar à falta de ar.

Como interpretar líquido ascítico?

Líquido amarelo citrino é o aspecto da ascite na cirrose sem complicações; líquido turvo pode ser encontrado em infecções; líquido leitoso pode ser encontrado em ascite quilosa; líquido marrom pode ser encontrado em pacientes profundamente ictéricos ou em perfuração de alça e vesícula biliar; e líquido hemorrágico pode ...

Qual exame detecta barriga d'água?

O diagnóstico definitivo depende da realização de exames de sangue e de imagem (ultassonografia, tomografia, ressonância magnética). Outro recurso importante é a paracentese diagnóstica, ou seja, a retirada de pequena amostra do liquido ascítico através de punção direta por meio de uma agulha introduzida no abdômen.

MANOBRAS ESPECIAIS - ASCITE PIPAROTE, MACICEZ MÓVEL E SEMICÍRCULOS DE SKODA, SINAL DO RECHAÇO

32 questões relacionadas encontradas

Como saber se a pessoa tem barriga d'água?

Sintomas. Procure a unidade de saúde mais próxima se você apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: febre elevada, falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar, tosse, desconforto abdominal, calafrios e diarreia.

Quando drenar ascite?

Já quando o líquido acumula-se no abdome o paciente apresenta aumento da circunferência abdominal (barriga dágua), dor abdominal ou lombar, dificuldade para alimentar-se e até mesmo dispnéia.

Qual a cor do líquido da ascite?

O líquido ascítico quiloso, ou ascite quilosa, é uma condição RARA, que se caracteriza por líquido ascítico leitoso e rico em triglicerídeos (>200 mg/dl). Sua fisiopatologia está relacionada à presença de linfa (líquido intersticial, que drena para o sistema linfático) torácica ou intestinal na cavidade abdominal.

Quais são os tipos de ascite?

ascite fetal: ocorre no abdômen do feto ou recém-nascido; ascite quilosa: causada pelo bloqueio das vias linfáticas; ascite pancreática: associada à pancreatite crônica.

Quais os graus de ascite?

Com base no exame físico e/ou ultrassonografia, a ascite pode ser classificada, conforme sua magnitude, em três graus: ascite grau I (leve) - detectada apenas por US. ascite grau II (moderada) - distensão abdominal moderada e simétrica do abdome. ascite grau III (tensa) - distensão abdominal volumosa e tensa.

Como diferenciar ascite de gordura?

Embora a ascite possa parecer semelhante à gordura da barriga, um médico será capaz de diferenciar as duas, já que elas se movem de forma diferentes. Diferentes tipos de câncer também podem causar essa condição. Ascite causada por câncer ocorre mais frequentemente com câncer avançado ou recorrente.

Como tratar a ascite no paciente cirrótico?

Os pacientes cirróticos com ascite devem ingerir uma dieta hipossódica limitada a 2g/dia. Naqueles casos em que não houve resposta ao tratamento dietético e farmacológico (ascite refratária), pode-se realizar o tratamento com paracentese de alívio de repetição.

Como drenar ascite?

Paracentese é um procedimento médico que consiste na drenagem de líquido de uma cavidade do corpo, sendo geralmente recomendada quando existe ascite, que é o acúmulo de líquido no abdômen, e desta forma, ajuda a aliviar a pressão, dor, desconforto abdominal ou dificuldade para respirar.

O que é um abdômen globoso?

O abdome globoso é arredondado, com distensão generalizada, havendo uma quantidade variável de gordura, com ou sem flacidez do sistema músculo-aponeurótico (Figs. 2a - 2c). O abdome flácido apresenta pele redundante, lassa e frouxa, encontrando-se estrias com freqüência (Figs. 3a - 3c).

Qual o medicamento usado para ascite?

A espironolactona é o mais usado diurético em pacientes com ascite e cirrose hepática. A dose inicial é de 100 mg e máxima de 400 mg, usualmente se mantém a proporção 40:100 entre furosemida e espironolactona.

Como fazer palpação do fígado?

O método de palpação mais utilizado na prática é o de Lemos Torres. Nele, o examinador com a mão esquerda na região lombar direita do paciente tenta evidenciar o fígado para frente. Com a mão direita espalmada sobre a parede anterior, tenta palpar a borda hepática anterior durante a inspiração profunda.

Que tipo de câncer causa ascite?

Ascite: uma possível complicação do câncer de ovário. Ascite é o termo médico para o acúmulo de líquido no abdômen. Pelo menos um terço de mulheres com câncer de ovário avançado (estágios dois a quatro) desenvolvem o problema.

Qual é a fisiopatologia da ascite?

Na sua fisiopatologia destacam-se três teorias que ocorrem sempre em determinado paciente, porém em momentos diferentes de sua doença: vasodilatação, "overflow" e "underfill". O conceito mais moderno sugere que as três teorias estão presentes no mesmo paciente com cirrose, dependendo do tempo de evolução de sua doença.

Como calcular Gasa ascite?

O GASA (gradiente de albumina soro-ascite):

Esse gradiente é muito eficiente na avaliação do líquido quanto à sua etiologia ser hipertensão portal. É facilmente calculado pela subtração da concentração de albumina sérica pela concentração de albumina do líquido ascítico (ou seja, albumina sérica – albumina ascítica).

Como surge o líquido ascítico?

​Existem várias causas de ascite, entre elas, a mais comum é a cirrose no fígado. O paciente com cirrose não consegue filtrar normalmente as proteínas em nosso organismo, e por causa disso ele pode acumular líquido na barriga ou no tórax, o que é conhecido como hidrotórax.

O que significa presença de ascite?

O que é Ascite? Ascite é um problema conhecido popularmente como barriga d'água. As causas das Ascite estão relacionadas a patologias, como: Insuficiência renal ou hepática.

Quem está com ascite deve beber muita água?

Uma vez que a ascite está presente, cuidar com ingestão de líquidos e de sal pode ajudar a impedir que se agrave.

Porque repor albumina na ascite?

Se são removidos mais de 5 litros de ascite, deve-se administrar 6 a 8 g de albumina a 25% para cada litro removido. A albumina ajuda a reduzir o risco de hipotensão pós-paracentese (disfunção circulatória pós-paracentese), que pode precipitar síndrome hepatorrenal.

Qual Lado fazer paracentese?

Posicionamento para paracentese

Se escolher inserir a agulha no quadrante inferior esquerdo, girar parcialmente o paciente sobre o lado esquerdo para que o líquido se acumule na área. Alternativamente, posicionar o paciente em decúbito lateral. Nessa posição, as alças intestinais cheias de ar flutuam para cima.

É perigoso líquido na barriga?

O líquido ascítico pode desenvolver uma infecção chamada peritonite bacteriana espontânea, que clinicamente se apresenta com dor abdominal, febre e náuseas. Caso não prontamente identificada e tratada, pode induzir falência dos rins, infecção grave e confusão mental.

Artigo anterior
É possível colar em vestibular online?
Artigo seguinte
Qual é o prefixo e o sufixo de cheiroso?