Como identificar anemia Macrocitica?

Perguntado por: Diogo Araújo Mendes  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

O diagnóstico geralmente baseia-se em hemograma completo e esfregaço periférico, que normalmente mostram anemia macrocítica com anisocitose e poiquilocitose, grandes eritrócitos ovais (macro-ovalócitos), corpos de Howell-Jolly (fragmentos residuais do núcleo), neutrófilos hipersegmentados e reticulocitopenia.

O que é uma anemia macrocítica?

A anemia macrocítica é caracterizada pela existência de glóbulos vermelhos com um tamanho maior que o normal. É, geralmente, causada por uma carência de vitamina B12 ou B9 (ácido fólico) no sangue e pode ter origem noutras patologias como, por exemplo, anemia perniciosa (doença auto-imune com gastrite atrófica).

Como identificar o grau de anemia?

Para identificar e confirmar o diagnóstico de anemia, o médico geralmente pede uma análise de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, sendo considerado anemia quando o valor é menor que 12 g/dL em mulheres ou 13 g/dL em homens.

Qual a diferença de uma anemia Microcitica para uma anemia macrocítica?

VCM (volume corpuscular médio): é utilizado para classificar as anemias. Para uma melhor abordagem diagnóstica, as anemias podem ser classificadas de acordo com o resultado do VCM em microcíticas (VCM < 80 fL), normocíticas (VCM entre 80 e 100 fL) e macrocíticas (VCM > 100 fL) (ver Figs. 50.1, 50.3 e 50.4).

Como tratar anemia macrocítica?

Como deve ser o tratamento

No caso da anemia megaloblástica por deficiência de B12, o tratamento normalmente consiste na melhora dos hábitos alimentares, em que a pessoa deve dar preferência ao alimentos fontes dessa vitamina, como peixes, queijo, leite e levedura de cerveja, por exemplo.

ANEMIAS MACROCÍTICAS | ANEMIA MEGALOBLÁSTICA E ANEMIA PERNICIOSA - HEMATOLOGIA

40 questões relacionadas encontradas

Qual tipo de anemia que não tem cura?

Anemias hereditárias

A anemia falciforme e a talassemia não têm cura, apenas tratamentos que consistem em transfusões de sangue regulares. Também é indicado que o paciente evite exercícios pesados e mantenha uma dieta rica em nutrientes.

Quando a anemia precisa de transfusão de sangue?

Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.

Qual tipo de anemia mais grave?

É o tipo mais comum, sendo que a principal é a anemia ferropriva, por falta de ferro. Ela ocorre como resultado de alimentação inadequada, má absorção do nutriente ou perda crônica de sangue em decorrência de hemorragias por via gastrointestinal ou menstruação abundante.

Quais as anemias microcíticas?

A anemia microcítica não é um tipo específico de anemia, mas sim um grupo de vários tipos que inclui a anemia ferropriva, a talassemia, e a anemia sideroblástica. Suas principais diferenças estão na causa que provoca a alteração da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo.

Que tipo de anemia é mais grave?

Nas anemias hemolíticas as hemácias morrem ou são destruídas antes do seu ciclo normal de vida, que é de 120 dias. Desta forma a medula óssea não consegue repor todas as hemácias destruídas, causado a redução da presença destas células no sangue.

Como saber o grau de anemia no exame?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Quando é que a anemia é grave?

Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl. Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.

Qual a taxa de hemoglobina é considerado anemia?

Nos homens, define-se a anemia como hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (<0,42) ou eritrócitos < 4,5 milhões/mcL (<4,5 × 10 12/L). Nas mulheres, considera-se hemoglobina < 12 g/dL (120 g/L), hematócrito < 37% (< 0,37) ou eritrócitos < 4 milhões/mcL (< 4 × 10 12/L) como anemia.

O que a macrocitose pode causar?

Deficiência de vitamina B12

Além da macrocitose, é comum que a pessoa com deficiência dessa vitamina tenha anemia, também chamada de anemia perniciosa, e, por isso, é comum o desenvolvimento de alguns sintomas como fraqueza, cansaço e falta de ar.

O que é anemia e quais são suas causas?

A anemia é um sintoma causado pelo comprometimento da hemoglobina, proteína presente nas hemácias, células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo. Quando essas células estão abaixo do normal, a pessoa é considerada anêmica.

O que pode causar talassemia?

O que são as Talassemias

As Talassemias são uma forma de anemia, causadas por uma deficiência na hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos – responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Quais são as anemias Microciticas e Hipocromicas?

As anemias microcíticas e hipocrômicas são caracterizadas pelo pequeno tamanho dos eritrócitos (VCM<80fL), concentração baixa de hemoglobina (CHCM<32%) com índice elevados de RDW (valor de referência: 12 a 14,4 %).

Quais são as causas de anemia microcítica?

A causa mais frequente de anemia microcítica hipocrômica é a deficiência de ferro na dieta. Porém, outras causas de anemias hereditárias podem também causar esta condição.

Qual a diferença de anemia ferropriva e perniciosa?

As anemias que estão diretamente envolvidas com a alimentação são as chamadas: anemia ferropriva (deficiência de ferro) e anemias megaloblastica ou perniciosa (defiência de Vitamina B9 ou B12).

Quando a anemia pode matar?

As anemias mais frequentes na população que é a ferropriva e a megaloblástica não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a ...

Quantos tipos de anemia existe?

São 7 os tipos mais comuns: Anemia Falciforme: tendo sua origem na genética, é destruidora das células vermelhas do sangue e ocasiona sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Precisa ter alimentação regulada, realizar transfusão de sangue e, muitas vezes, a penicilina.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme

E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Qual valor de hemoglobina indica transfusão?

De modo geral: A transfusão não está indicada se Hb > 10 g/dL; A transfusão está geralmente indicada se Hb < 7g/dL.

Qual é o nível de hemoglobina para se transfundir?

(Evidência B). Em pacientes em preparo eletivo para cirurgia, a transfusão deve ser indicada quando a hemoglobina for ≤ 7 g/dL, estando contraindicada se a hemoglobina for maior que 10 g/dL (Evidência B).

Quando é feita a transfusão de sangue?

Assim, a transfusão sanguínea pode ser indicada em caso de:
  1. Anemia profunda;
  2. Hemorragia grave;
  3. Queimaduras de 3º grau;
  4. Hemofilia;
  5. Após transplante de medula ou de outros órgãos;
  6. Durante procedimentos cirúrgicos, quando existe hemorragia grave.

Artigo anterior
Quando será a próxima inscrição para o Encceja?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre reajuste e revisão nos contratos administrativos?