Como funciona o pote das emoções?
Perguntado por: Violeta Domingues Nascimento | Última atualização: 23. April 2022Pontuação: 5/5 (10 avaliações)
O “pote das emoções” leva a criança a entender e a identificar as 5 emoções básicas. São elas: alegria, tristeza, raiva, calma e medo. Também é possível acrescentar outras emoções, tais como nojo, nervosismo, preocupação. Tudo depende da idade da criança e de que emoções e sentimentos que desejamos trabalhar com ela.
Como trabalhar o pote das emoções?
Para começar, converse com seu pequeno e o ajude a entender e nomear as emoções. Se precisar, a literatura pode te ajudar com isso! Existem vários livros no mercado que abordam este tema auxiliando os pequenos. Depois, vocês nomearão os potes: alegria, tristeza, raiva, medo, calma.
Como funciona a roda das emoções?
O professor americano Robert Plutchik tentou mapear este universo complexo. O trabalho dele deu origem à chamada Roda de Emoções, uma estrela de oito pontas, na qual cada uma dessas representa um sentimento primário com pares opostos: alegria e tristeza, raiva e medo, confiança e desgosto, antecipação e surpresa.
Como trabalhar a caixa das emoções?
- Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias.
- Brinque de simular emoções. Utilize um espelho.
- Utilize livros ou vídeos para contar histórias.
- Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
- Valide e encoraja a expressão de sentimentos.
- Aproveite situações do dia a dia.
Como fazer o diário das emoções?
Como fazer um diário das emoções
A técnica é simples: elege-se um caderno para desenvolver ali, ao longo dos dias, uma escrita expressiva. E o que seria isso exatamente? Você é convidado a expressar pensamentos e sentimentos sobre os acontecimentos do seu dia, em palavras, semelhante à manutenção de um diário.
Pote das Emoções!
O que é diário das emoções?
O Diário das Emoções é um jogo educativo muito interessante para fomentar o desenvolvimento da consciência e conhecimento sobre as emoções. Através dessa simples atividade, podemos ajudar nossos filhos a reconhecer corretamente a suas emoções diante das mais distintas situações.
Como fazer um diário de pensamentos?
Anote o local, momento, com quem estava, o que fazia, o que falavam e etc. 3ª coluna - Especifique as emoções, sentimentos ou sensações (ex.: raiva, medo, tristeza, irritação, taquicardia, falta de ar, suor repentino...) e avalie a intensidade utilizando a escala de 0 a 100.
O que colocar dentro da caixa de sensações?
A CAIXA DAS SENSAÇÕES VISA TRABALHAR OS SENTIDOS DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES TÁTEIS, DO OLFATO E DA PERCEPÇÃO ATRAVÉS DOS OBJETOS ALI DENTRO COLOCADOS. MATERIAIS NECESSÁRIOS: CAIXA DE PAPELÃO (PODE SER DE TÊNIS); • OBJETOS VARIADOS COMO: TAMPINHAS, LIXAS, PEDAÇOS DE PANO OU ALGODÃO, BOTÕES, ETC.
Qual o objetivo de trabalhar sentimentos e emoções na Educação Infantil?
OBJETIVOS: Favorecer a auto-estima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; falar de si; auxílio na construção da representação de si; trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente.
Como trabalhar com emoções na Educação Infantil?
- Crie um álbum de sentimentos e emoções. ...
- Conte histórias. ...
- Reconheça seus sentimentos. ...
- Incentive seu filho a falar sobre suas emoções. ...
- Incentive seu filho a se expressar por meio das artes e do esporte. ...
- Estimule a empatia. ...
- Criança autônoma é sinal de adulto bem resolvido.
Como entender o que estou sentindo?
- Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
- Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).
Quais são as 27 emoções?
Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.
Quais são os tipos de sentimentos?
- Raiva.
- Hostilidade.
- Tristeza.
- Medo.
- Frustração.
- Aversão.
- Alegria.
- Afeto.
Como fazer um pote de gratidão?
Como funciona? Deixe sempre um bloco de papel e uma caneta ao lado do seu pote e todos os dias escreva um agradecimento e o deposite no jarro. Esses papéis se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, você se lembre que existem coisas boas. É só pegar um pote com tampa e escrever “gratidão” na frente.
Como fazer um pote de calma?
- Esquente a água e despeje, deixando um espaço na parte superior. ...
- Acrescente a cola glitter e misture bem para que ela fique incorporada na água.
- Jogue outros pequenos objetos que queira acrescentar ou um pouco de purpurina.
- Mexa para misturar mais um pouco.
- Finalize com uma gota do corante.
Qual o objetivo do pote da fala?
O objetivo é transformar uma atividade rotineira em um momento lúdico e de autoconhecimento e desenvolvimento. O bebê explora a comunicação com gestos e movimentos, vai percebendo as possibilidades e limites de seu corpo nas brincadeiras e interações.
Qual campo de experiência trabalhar as emoções?
POR MEIO DAS BRINCADEIRAS, MÍMICAS FACIAIS E GESTOS PODEMOS ABORDAR UMA VARIEDADE DE EMOÇÕES, MOSTRANDO ÀS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO DOS SEUS SENTIMENTOS.
Qual o objetivo da caixa das emoções?
Também inspirado no método Montessori, este brinquedo ajuda os pequenos a identificar e compreender cinco emoções diferentes: alegria, tristeza, raiva, calma e medo. Assim, elas podem reconhecer os sentimentos em si mesmas e também no outro, a fim de estimular a empatia e facilitar o convívio com os coleguinhas.
Qual a importância de expressar nossos sentimentos?
É necessário e contribui para nossa saúde emocional, física, nas relações interpessoais e para espiritualidade. O problema é quando as pessoas têm dificuldades de expressar e geram conflitos, como agressividade. É necessário buscar auxílio profissional para ajudar a aprender a comunicar com assertividade.
O que colocar dentro da garrafa sensorial?
- Pedaços de tecido/barbante/cadarço coloridos;
- Botões coloridos;
- Grãos de feijão/milho;
- Brinquedos em miniatura;
- Água com corante alimentício e lantejoulas/glitter;
- Pompons coloridos;
- Pedaços de giz/giz de cera coloridos, etc.
O que colocar dentro da caixa surpresa educação infantil?
Objetos para colocar dentro das caixas como bolas, cones, brinquedos de empilhar, brinquedos de encaixe e materiais que lembrem músicas do cotidiano das crianças, como aranha (música da Dona Aranha), pintinho (música do Pintinho Amarelinho), bichos (Sítio do seu Lobato) etc.
O que colocar em um tapete sensorial?
O que pode colocar em um tapete de atividades sensoriais? Uma gama muito variada de objetos. Depende do que você tenha em casa sobrando. Dentre os materiais possíveis, sugerimos: algodão, papel de lixa, botões, espuma, goma Eva, paus de madeira, objetos de plástico, papel com distintas texturas…
Como se começa a escrever um diário?
Para começar a escrever um diário, inicie a primeira entrada com data, hora e, opcionalmente, local. Por exemplo, você pode começar com "segunda-feira, 1 de janeiro, 13:00, Minha cama". Em seguida, se quiser, escreva uma saudação.
Como começar a escrever um diário?
- Escolha seu diário. ...
- A escolha do material do diário. ...
- Escolher um bom esconderijo para seu diário. ...
- Use datas. ...
- Use e abuse dos detalhes dos fatos. ...
- Escreva sem medo de acabarem as páginas. ...
- Escreva tudo que tiver vontade. ...
- Tenha um horário reservado para escrever.
Como fazer o seu próprio diário?
A cada manhã, antes de fazer qualquer outra coisa, escreva três páginas à mão em um caderno. Não confira o que está escrevendo ou pense demais, deixe sua escrita fluir. Tente manter um diário com atualizações mensais. Ao fim de cada mês, escreva sobre os principais acontecimentos.
O que foi o movimento do humanismo?
Como Encher balão de festa com secador de cabelo?