Como funciona o pote das emoções?

Perguntado por: Violeta Domingues Nascimento  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 5/5 (10 avaliações)

O “pote das emoções” leva a criança a entender e a identificar as 5 emoções básicas. São elas: alegria, tristeza, raiva, calma e medo. Também é possível acrescentar outras emoções, tais como nojo, nervosismo, preocupação. Tudo depende da idade da criança e de que emoções e sentimentos que desejamos trabalhar com ela.

Como trabalhar o pote das emoções?

Para começar, converse com seu pequeno e o ajude a entender e nomear as emoções. Se precisar, a literatura pode te ajudar com isso! Existem vários livros no mercado que abordam este tema auxiliando os pequenos. Depois, vocês nomearão os potes: alegria, tristeza, raiva, medo, calma.

Como funciona a roda das emoções?

O professor americano Robert Plutchik tentou mapear este universo complexo. O trabalho dele deu origem à chamada Roda de Emoções, uma estrela de oito pontas, na qual cada uma dessas representa um sentimento primário com pares opostos: alegria e tristeza, raiva e medo, confiança e desgosto, antecipação e surpresa.

Como trabalhar a caixa das emoções?

Identificando e nomeando emoções
  1. Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias.
  2. Brinque de simular emoções. Utilize um espelho.
  3. Utilize livros ou vídeos para contar histórias.
  4. Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
  5. Valide e encoraja a expressão de sentimentos.
  6. Aproveite situações do dia a dia.

Como fazer o diário das emoções?

Como fazer um diário das emoções

A técnica é simples: elege-se um caderno para desenvolver ali, ao longo dos dias, uma escrita expressiva. E o que seria isso exatamente? Você é convidado a expressar pensamentos e sentimentos sobre os acontecimentos do seu dia, em palavras, semelhante à manutenção de um diário.

Pote das Emoções!

37 questões relacionadas encontradas

O que é diário das emoções?

O Diário das Emoções é um jogo educativo muito interessante para fomentar o desenvolvimento da consciência e conhecimento sobre as emoções. Através dessa simples atividade, podemos ajudar nossos filhos a reconhecer corretamente a suas emoções diante das mais distintas situações.

Como fazer um diário de pensamentos?

Anote o local, momento, com quem estava, o que fazia, o que falavam e etc. 3ª coluna - Especifique as emoções, sentimentos ou sensações (ex.: raiva, medo, tristeza, irritação, taquicardia, falta de ar, suor repentino...) e avalie a intensidade utilizando a escala de 0 a 100.

O que colocar dentro da caixa de sensações?

A CAIXA DAS SENSAÇÕES VISA TRABALHAR OS SENTIDOS DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES TÁTEIS, DO OLFATO E DA PERCEPÇÃO ATRAVÉS DOS OBJETOS ALI DENTRO COLOCADOS. MATERIAIS NECESSÁRIOS: CAIXA DE PAPELÃO (PODE SER DE TÊNIS); • OBJETOS VARIADOS COMO: TAMPINHAS, LIXAS, PEDAÇOS DE PANO OU ALGODÃO, BOTÕES, ETC.

Qual o objetivo de trabalhar sentimentos e emoções na Educação Infantil?

OBJETIVOS: Favorecer a auto-estima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; falar de si; auxílio na construção da representação de si; trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente.

Como trabalhar com emoções na Educação Infantil?

Como trabalhar emoções com crianças?
  1. Crie um álbum de sentimentos e emoções. ...
  2. Conte histórias. ...
  3. Reconheça seus sentimentos. ...
  4. Incentive seu filho a falar sobre suas emoções. ...
  5. Incentive seu filho a se expressar por meio das artes e do esporte. ...
  6. Estimule a empatia. ...
  7. Criança autônoma é sinal de adulto bem resolvido.

Como entender o que estou sentindo?

Identificando Sentimentos
  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

Quais são as 27 emoções?

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

Quais são os tipos de sentimentos?

Lista de sentimentos: os 16 principais
  • Raiva.
  • Hostilidade.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Frustração.
  • Aversão.
  • Alegria.
  • Afeto.

Como fazer um pote de gratidão?

Como funciona? Deixe sempre um bloco de papel e uma caneta ao lado do seu pote e todos os dias escreva um agradecimento e o deposite no jarro. Esses papéis se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, você se lembre que existem coisas boas. É só pegar um pote com tampa e escrever “gratidão” na frente.

Como fazer um pote de calma?

Modo de fazer
  1. Esquente a água e despeje, deixando um espaço na parte superior. ...
  2. Acrescente a cola glitter e misture bem para que ela fique incorporada na água.
  3. Jogue outros pequenos objetos que queira acrescentar ou um pouco de purpurina.
  4. Mexa para misturar mais um pouco.
  5. Finalize com uma gota do corante.

Qual o objetivo do pote da fala?

O objetivo é transformar uma atividade rotineira em um momento lúdico e de autoconhecimento e desenvolvimento. O bebê explora a comunicação com gestos e movimentos, vai percebendo as possibilidades e limites de seu corpo nas brincadeiras e interações.

Qual campo de experiência trabalhar as emoções?

POR MEIO DAS BRINCADEIRAS, MÍMICAS FACIAIS E GESTOS PODEMOS ABORDAR UMA VARIEDADE DE EMOÇÕES, MOSTRANDO ÀS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO DOS SEUS SENTIMENTOS.

Qual o objetivo da caixa das emoções?

Também inspirado no método Montessori, este brinquedo ajuda os pequenos a identificar e compreender cinco emoções diferentes: alegria, tristeza, raiva, calma e medo. Assim, elas podem reconhecer os sentimentos em si mesmas e também no outro, a fim de estimular a empatia e facilitar o convívio com os coleguinhas.

Qual a importância de expressar nossos sentimentos?

É necessário e contribui para nossa saúde emocional, física, nas relações interpessoais e para espiritualidade. O problema é quando as pessoas têm dificuldades de expressar e geram conflitos, como agressividade. É necessário buscar auxílio profissional para ajudar a aprender a comunicar com assertividade.

O que colocar dentro da garrafa sensorial?

Algumas delas:
  1. Pedaços de tecido/barbante/cadarço coloridos;
  2. Botões coloridos;
  3. Grãos de feijão/milho;
  4. Brinquedos em miniatura;
  5. Água com corante alimentício e lantejoulas/glitter;
  6. Pompons coloridos;
  7. Pedaços de giz/giz de cera coloridos, etc.

O que colocar dentro da caixa surpresa educação infantil?

Objetos para colocar dentro das caixas como bolas, cones, brinquedos de empilhar, brinquedos de encaixe e materiais que lembrem músicas do cotidiano das crianças, como aranha (música da Dona Aranha), pintinho (música do Pintinho Amarelinho), bichos (Sítio do seu Lobato) etc.

O que colocar em um tapete sensorial?

O que pode colocar em um tapete de atividades sensoriais? Uma gama muito variada de objetos. Depende do que você tenha em casa sobrando. Dentre os materiais possíveis, sugerimos: algodão, papel de lixa, botões, espuma, goma Eva, paus de madeira, objetos de plástico, papel com distintas texturas…

Como se começa a escrever um diário?

Para começar a escrever um diário, inicie a primeira entrada com data, hora e, opcionalmente, local. Por exemplo, você pode começar com "segunda-feira, 1 de janeiro, 13:00, Minha cama". Em seguida, se quiser, escreva uma saudação.

Como começar a escrever um diário?

Dicas para escrever um diário. Registre seus momentos!
  1. Escolha seu diário. ...
  2. A escolha do material do diário. ...
  3. Escolher um bom esconderijo para seu diário. ...
  4. Use datas. ...
  5. Use e abuse dos detalhes dos fatos. ...
  6. Escreva sem medo de acabarem as páginas. ...
  7. Escreva tudo que tiver vontade. ...
  8. Tenha um horário reservado para escrever.

Como fazer o seu próprio diário?

A cada manhã, antes de fazer qualquer outra coisa, escreva três páginas à mão em um caderno. Não confira o que está escrevendo ou pense demais, deixe sua escrita fluir. Tente manter um diário com atualizações mensais. Ao fim de cada mês, escreva sobre os principais acontecimentos.

Artigo anterior
O que foi o movimento do humanismo?
Artigo seguinte
Como Encher balão de festa com secador de cabelo?