Como funciona o planejamento familiar do SUS?

Perguntado por: Soraia Raquel de Pinheiro  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

Além dos métodos de contracepção, o planejamento familiar do SUS inclui o aconselhamento pré-concepcional e o cuidado pré-natal. Essa medida visa conhecer as expectativas da mulher em relação à gravidez, além de identificar fatores de risco ou doenças que possam interferir na futura gestação.

O que se faz na consulta de planejamento familiar?

O planejamento familiar passa pela definição dos objetivos e desejos do casal e de cada um, individualmente. Por isso, a sinceridade também é peça fundamental. Apenas depois da conversa é iniciada a busca pelas ações de saúde do planejamento familiar.

O que inclui o planejamento familiar?

O planejamento familiar (ou planejamento reprodutivo) indica um conjunto de ações de regulação da fecundidade, as quais podem auxiliar as pessoas a prever e controlar a geração e o nascimento de filhos, e englobam adultos, jovens e adolescentes, com vida sexual com e sem parcerias estáveis, bem como aqueles e aquelas ...

O que é necessário para solicitar o planejamento familiar?

Observar cumprimento do critério legal (ter pelo menos 25 anos ou ter 2 filhos vivos), orientar para comparecimento no Grupo Educativo de Planejamento Familiar da UBS. Orientar documentos necessários: cartão SUS; RG; certidão de nascimento ou RG dos filhos.

Quais são os exames necessários para o planejamento familiar?

Anamnese; 2. Exame físico geral; 3. Exame de mamas, com educação para o autoexame; 4. Exame ginecológico com orientações quanto à rotina de realização; 5.

O que é Planejamento Familiar? Quais os métodos encontrados no SUS? Quais as indicações para uso?

17 questões relacionadas encontradas

Quem realiza o planejamento familiar no SUS?

Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher.

Quando iniciar o planejamento familiar?

O acompanhamento médico deve começar antes da gravidez e continuar durante o período gestacional, por meio da assistência pré-natal. Nesse ponto, é essencial ter o envolvimento do futuro pai em todo o processo de gravidez, parto, pós-parto e desenvolvimento infantil.

Qual o tipo de laqueadura é feita pelo SUS?

A laqueadura pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).

Onde fazer planejamento familiar pelo SUS?

No SUS, o planejamento familiar é desenvolvido, principalmente, nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), que contam com uma rede de apoio de profissionais especializados nas Unidades Básicas de Saúde. A oferta de informações gera um contexto de escolha livre e informada.

Quem pode participar do planejamento familiar?

Somente podem submeter-se a ela homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso ...

Qual é a nova lei do planejamento familiar?

Durante a transmissão, foi abordado o conteúdo da nota técnica 01/2023, que orienta sobre as mudanças que a nova lei 14.443/2022 trouxe à legislação anterior de 1996 (lei 9.263) sobre planejamento familiar no Brasil.

O que o planejamento familiar previne?

Esse planejamento pode trazer benefícios como:

Prevenir riscos e problemas de saúde para mães muito jovens. Reduzir a mortalidade infantil e a ocorrência de abortos. Permitir aos pais concretizar, mais facilmente, planos de carreira e estudo, o que pode garantir melhores condições de vida aos filhos.

Como funciona o planejamento familiar pelo SUS para laqueadura?

Interessados em fazer laqueadura ou vasectomia pelo SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. Foram realizadas em 2022, 1538 laqueaduras em todas as regiões do Estado.

Qual o papel do Paism no planejamento familiar?

A assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto, puerpério, climatério, planejamento familiar, DST, câncer de colo de útero e de mama, além do atendimento a outras necessidades femininas, também fazem parte do PAISM. “Nosso grande desafio hoje é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Quem faz laqueadura tem direito a algum benefício?

Conforme argumenta o defensor público Bruno Fiorin Hernig, autor da ação, “a cirurgia de laqueadura de trompas é direito da mulher, podendo ser realizada em qualquer estabelecimento médico-hospitalar da rede de saúde SUS, bem como em estabelecimentos a esta conveniados, desde que sejam cumpridos os requisitos legais”.

Quanto tempo demora para fazer uma laqueadura pelo SUS?

Laqueadura pelo SUS

Como se trata de uma esterilização, as pacientes do SUS são submetidas a um questionário detalhado em um tempo de espera de 60 dias para refletirem sobre o assunto. Só depois desse prazo, se a mulher continuar com a decisão, a cirurgia é agendada.

Quantos dias fica no hospital depois da laqueadura?

O procedimento de laqueadura é parecido com o da cesariana. Por isso, a mulher precisa ficar internada por um ou dois dias no hospital. Para evitar o contato do óvulo com o espermatozóide, as trompas de Falópio são cortadas.

Qual a diferença entre planejamento familiar e planejamento reprodutivo?

O planejamento reprodutivo chamado também de planejamento familiar, garantido ao usuário do SUS através Lei 9.263/1996, cuida dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de homens e mulheres adultos, jovens e adolescentes com vida sexual com ou sem parceiros fixos, ofertando métodos contraceptivos eficientes e ...

Quais as atividades realizadas pelo enfermeiro na consulta de planejamento familiar?

O papel do Enfermeiro no Programa de Planejamento Familiar vai desde a anticoncepção até a concepção, englobando a diminuição de número de gestações de risco, redução do número de abortos clandestinos, e mortalidade materna e infantil, na queda do número de doenças sexualmente transmissíveis.

Qual o método anticoncepcional menos prejudicial à saúde?

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos.

Quais métodos contraceptivos estão disponíveis no SUS?

de Saúde (SUS) disponibiliza vários métodos contraceptivos: hormonais (de uso oral e injetável), de barreira (diafragma e preservativos), DIU (dispositivo intrauterino) e, ainda, a laqueadura e vasectomia, que são métodos de esterilização de caráter cirúrgico e definitivo.

Quais os 4 tipos de laqueadura?

A cirurgia pode ser realizada por meio de três diferentes vias: laparoscópica, minilaparotomia e a via vaginal, sendo as duas primeiras mais invasivas — uma vez que exigem incisões na região abdominal — e última a opção menos invasiva de laqueadura tubária, com menor tempo de recuperação em comparação com as outras ...

Como exigir a laqueadura pelo SUS?

Interessados em fazer laqueadura ou vasectomia pelo SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. Como pré-requisitos, a pessoa deve ter, no mínimo, dois filhos vivos ou 21 anos.

Quais são os exames necessários para fazer laqueadura?

Como os procedimentos fora da gestação são eletivos, a paciente, nesses casos, precisa fazer exames ginecológicos de rotina, incluindo o exame preventivo para câncer do colo do útero, e ser examinada pelo médico ou o enfermeiro de família.

Artigo anterior
Quando a empresa pode se creditar de PIS e COFINS?
Artigo seguinte
Quando Lílian e James ficam juntos?