Como funciona o distrato de contrato?

Perguntado por: Victória Iara Pinho Domingues  |  Última atualização: 23. Dezember 2024
Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)

O distrato é a rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).

Como é feito o distrato de um contrato?

Procedimento para Distratar
  1. Comunicação entre as Partes. O primeiro passo é estabelecer uma comunicação clara e transparente entre os envolvidos. ...
  2. Revisão do Contrato Original. ...
  3. Elaboração do Termo de Distrato. ...
  4. Assinatura por Todas as Partes. ...
  5. Registro em Cartório (quando necessário) ...
  6. Cumprimento das Condições Estabelecidas.

Quanto tempo dura um processo de distrato?

Decorridos os 180 dias em questão, o comprador passa a poder solicitar o distrato de 100% dos valores pagos, em parcela única. Não há multas nesse caso porque a Justiça entende que, ao atrasar a obra, a construtora motivou o distrato e que, neste caso, o consumidor não deve ser penalizado.

Qual o valor da multa do distrato?

E falando em multa, caso você não opte pelo distrato, nessa situação, é seu direito o recebimento de 01% do valor pago para cada mês de atraso.

Quanto se perde em um distrato?

De acordo com a lei, quando o comprador pede o distrato de imóvel na planta, a construtora poderá descontar do valor a ser devolvido o seguinte: A comissão de corretagem; A multa pela desistência do negócio, que varia entre 25-50% dos valores pagos.

Afinal, o que é distrato contratual?

36 questões relacionadas encontradas

O que diz a nova lei do distrato?

Agora a incorporadora poderá reter até 50% do valor pago pelo consumidor. Sancionada pelo então Presidente Michel Temer, a Lei nº 13.786/18, conhecida também como a nova Lei do "Distrato Imobiliário", entrou em vigor em 27 de dezembro de 2018.

O que recebo no distrato?

O distrato, modalidade de acordo prevista na Reforma Trabalhista, art. 484-A da CLT[1], trata-se da possibilidade de o empregador e o empregado rescindirem o contrato de trabalho sem participação da Justiça do Trabalho e do Sindicado da Categoria. O empregado terá direito a metade (50%) da multa indenizatório do FGTS.

Sou obrigado a pagar multa por cancelamento?

A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade, quando: Cancelamento devido à má qualidade na prestação do serviço. Não tiver conhecimento prévio da condição de fidelidade e multa imposta.

Sou obrigada a pagar multa por quebra de contrato?

A multa contratual é uma cláusula obrigacional, ou seja, que gera obrigação futura e incerta aos contratantes, e geralmente surge da assinatura de contratos firmados entre duas partes, cientes e capazes do negócio que realizam.

Como calcular o valor da quebra de contrato?

Para calcular o valor da multa por quebra de contrato, basta encontrar o valor do salário por dia, calcular quanto seria pago ao funcionário caso ele continuasse trabalhando até o fim do contrato, e dividir tudo por dois.

Sou obrigado a assinar um distrato?

Não, você não é obrigado a assinar um distrato.

No entanto, caso você não aceite a solicitação, a outra parte poderá entrar com uma ação judicial. Por isso, é importante estar ciente das consequências jurídicas, já que você pode ser obrigado a cumprir as obrigações, mesmo que não tenha interesse.

Quem deve assinar o distrato?

Então, o distrato deve ser necessariamente assinado por todos os contratantes, já que a extinção é feita em comum acordo. Assim como na contratação, as partes devem ser capazes. Se aquele que contratou não possui mais capacidade civil para firmar contratos, também não poderá firmar o distrato.

O que não pode faltar em um distrato?

Assim, no distrato contratual, algumas cláusulas devem ser incluídas, como:
  • Indicação do acordo que será encerrado;
  • Data de início e fim do respectivo acordo;
  • Motivo do fim do negócio jurídico, de forma clara, para não haver dúvidas sobre o assunto;
  • Indicação do que foi cumprido até o momento;

Quando posso pedir o distrato?

O distrato da compra e venda do imóvel é um direito do comprador e pode ser exercido a qualquer momento, com a devida restituição da maior parte do que foi pago (em regra 90%).

Quando posso fazer o distrato?

Prazo para solicitar o distrato

Segundo a legislação, o consumidor que se arrependeu da compra de um imóvel na planta pode solicitar o cancelamento do contrato a qualquer momento antes da entrega das chaves.

Quando cabe distrato?

Quando se deseja desfazer a compra ou venda de um imóvel, é necessário realizar um distrato para que, assim, o vínculo e as obrigações firmadas por meio do contrato de compra e venda possam ser extintos. O distrato pode ser requerido por qualquer uma das partes, seja comprador ou vendedor.

É possível cancelar um contrato que já foi assinado?

Como cancelar um contrato que já foi assinado? Uma relação contratual pode ser encerrada ou quebrada quando houver a extinção de uma obrigação, ou quando há descumprimento de acordo. O encerramento do contrato pode oferecer pontos positivos às partes, desde que seja realizada uma boa negociação.

Quanto tempo posso cancelar um contrato sem pagar multa?

Exigência de fidelização por prazo superior a 12 meses

Assim, ainda que o contrato fixe período de permanência superior a doze meses, o consumidor pessoa física poderá cancelar o serviço sem o pagamento de multa após o cumprimento do prazo máximo de fidelização determinado pela ANATEL, isto é, após doze meses.

Pode desistir de um contrato assinado?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cancelamento de contrato?

O art. 35 do CDC estabelece que o consumidor tem o direito de rescindir o contrato, com direito à devolução de valor eventualmente antecipado, caso o fornecedor de produtos ou serviços se recuse a cumprir a oferta, apresentação ou publicidade.

Como se faz um distrato?

Como fazer um pedido de distrato

Sendo assim, três são os fatores imprescindíveis para a formalização de um distrato de contrato via documento: Mencionar os motivos de cancelamento do acordo previsto; Mencionar as obrigações que caberão a cada parte; e. Mencionar o tipo de distrato sobre o qual o documento se pautará.

Quando a multa contratual é considerada abusiva?

A multa no percentual de 50% do valor do contrato, em caso de desistência, mostra-se abusiva e merece ser reduzida para 10%.

Qual é o valor do distrato?

Quando ocorrem processos judiciais que discutem a devolução do valor, os juízes variam a porcentagem de devolução do dinheiro. Se o comprador estiver devendo parcelas, ocorre a devolução de 75% dos valores; se estiver em dia com os pagamentos, ocorre a devolução de 80 a 90% dos valores.

Qual a diferença entre distrato e rescisão de contrato?

Resilição - Distrato, extinção do contrato por vontade das partes. Rescisão significa anular ou romper.

É possível cancelar um contrato de compra e venda?

Posso desistir da compra? Pode. Em até 7 dias, o comprador pode exercer o chamado direito de arrependimento, e cancelar o contrato sem pagar multa. Depois desse prazo, é possível desistir da compra (cancelar o contrato) a qualquer momento, mas serão aplicadas multas contratuais.

Artigo anterior
Qual é a fração de 0 1?
Artigo seguinte
Qual perfil para ser enfermeiro?