Quais são os tipos de mecanismo de defesa?

Perguntado por: Alice Nicole Freitas  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

Quais são os 9 mecanismos de defesa?

Vamos conhecer os 9 mecanismos de defesa pesquisados por Freud:
  • Negação. A negação, na psicologia, é a recusa em aceitar a realidade, pois a verdade pode ser dolorosa demais para o indivíduo conseguir aceitar e lidar com ela. ...
  • Deslocamento. ...
  • Regressão. ...
  • Repressão. ...
  • Projeção. ...
  • Intelectualização. ...
  • Racionalização. ...
  • Formação reativa.

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

O que são os mecanismos de defesa e qual a sua utilidade?

Mecanismo de defesa ou ajustamento designa em psicologia, em geral, e na teoria psicanalítica, em particular, as ações psicológicas que têm por finalidade reduzir qualquer manifestação que pode colocar em perigo a integridade do ego, onde o indivíduo não consiga lidar com situações que por algum motivo considere ...

Qual a importância do mecanismo de defesa?

Os mecanismos de defesa são utilizados por todos os indivíduos para lidar com essa situação de grande pressão que o ego sofre perante as exigências do id e da realidade.

Mecanismos de Defesa do Ego - Os 8 mecanismos Principais.

24 questões relacionadas encontradas

Qual a importância dos mecanismos de defesa para o desenvolvimento da psique?

Esses mecanismos vão ajudar a reduzir tensões internas da mente, protegendo o psiquismo durante as sessões de análise. Além disso, o profissional também deve estar atento aos chistes e aos diversos tipos de atos falhos.

Quais os mecanismos de defesa mais comuns?

Entre os mecanismos de defesa mais comuns e recorrentes estão:
  • Formação reativa. Entra em ação quando a pessoa adota um comportamento exatamente oposto ao do que realmente é sentido ou vivenciado de forma recalcada. ...
  • Repressão ou recalque. ...
  • Negação. ...
  • Projeção. ...
  • Sublimação. ...
  • Regressão.

Quais os mecanismos de defesa mais frequente na área da enfermagem?

O mecanismo de defesa mais utilizado é o da negação que consiste na recusa consciente para perceber fatos perturbadores. Ela retira do indivíduo não só a percepção necessária para lidar com os desafios externos, mas também a capacidade de valer-se de estratégias de sobrevivência adequadas.

Qual o mecanismo de defesa do ego?

Dentre os mecanismos de defesa do Ego, os 8 principais são: Negação: não querer aceitar um fato ou uma lembrança. Regressão: interpretar um fato ou uma lembrança à luz de outro momento da vida, especialmente da infância. Deslocamento: colocar um fato ou lembrança fora de seu “lugar” original.

O que são os mecanismos do ego e qual a sua finalidade?

A função do ego é mediadora, integradora e humanizadora entre as pulsões, as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior.Ao contrário do id que é fragmentado em tendências independentes entre si, o ego surge como uma unidade e com instância psíquica que assegura a identidade da pessoa.

Como mecanismo de defesa do ego como se opera o altruísmo?

O altruísmo pode ser usado como um mecanismo de defesa, por exemplo, sendo particularmente útil para uma pessoa que sentimos que não gosta de nós ou neutralizando um argumento com palavras gentis e positividade.

Como se denomina o mecanismo de defesa do ego que consiste em excluir da consciência o que ela não consegue aceitar?

Ainda hoje é considerado o mecanismo mais básico e consiste em excluir da consciência o que ela mesma não pode aceitar. Como se denomina esse mecanismo de defesa do ego? Projeção.

O que é deslocamento para a psicanálise?

Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.

O que é sublimar o sexo?

A sublimação seria o processo de desvio das forças pulsionais sexuais para novos objetos. O processo da sublimação é assim descrito: os impulsos sexuais, por derivarem de zonas sexuais perversas, despertam sentimentos desagradáveis, que produzem forças psíquicas opostas.

O que melhor descreve o consciente?

O nível consciente refere-se às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais. A consciência funciona de modo realista, de acordo com as regras do tempo e do espaço. Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela.

O que é o ego de uma pessoa?

A pessoa com bastante ego, tem muitas dificuldades em assumir que errou, assim nunca conseguindo aprender com os próprios erros. Isso pode acabar afetando na compreensão de que ela mesma está causando certos problemas e pode acabar culpando e procurando outras pessoas para as coisas que derem errado.

Qual a principal função dos mecanismos de defesa e quando este recurso se torna patológico?

Os mecanismos de defesa são determinados pela forma como se dá a organização do ego: quando bem organizado, tende a ter reações mais conscientes e racionais. ... Resumindo, os mecanismos de defesa são ações psicológicas que buscam reduzir as manifestações iminentemente perigosas ao Ego.

Qual a instância psíquica responsável pelos mecanismos de defesa?

Vale ressaltar que o Ego não é sinônimo de Consciente, pois possui raízes no Inconsciente, além de ser considerado a fonte e sede dos mecanismos de defesa. Assim, ela é mediadora, harmonizadora e integradora entre as pulsões do Id, as exigências e ameaças do Superego e as demandas da realidade exterior.

O que é condensação e deslocamento na psicanálise?

Condensação segundo Freud / Deslocamento e sonhos

A condensação é quando deslocamentos se fundem / fusionam / condensam. Freud argumentou que um dos aspectos do conteúdo manifesto poderia vir a representar um número de elementos latentes (e vice-versa) através de um processo chamado de condensação.

O que são deslocamento e condensação?

É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.

O que é mecanismo de defesa de deslocamento?

O deslocamento como mecanismo de defesa é o deslocamento de ações de um alvo desejado para um alvo substituto quando há alguma razão em que o primeiro alvo não seja permitido ou não disponível. O deslocamento pode envolver manter a ação e simplesmente mudar o alvo dessa ação.

Como anular o ego?

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:
  1. 1) Seja gentil cinco vezes por dia, uma vez por semana, por um mês e meio. Estudos mostram que nos sentimos melhor quando fazemos o bem. ...
  2. 2) Pratique a gratidão. ...
  3. 3) Assuma a responsabilidade.

O que é desintegração do ego?

Define-se dissociação como um processo mental complexo que promove aos indivíduos um mecanismo que possibilita-os enfrentar situações traumáticas e/ou dolorosas. É caracterizada pela desintegração do ego.

Qual é a função do super ego?

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.

Como se opera o altruísmo?

O altruísmo pode ser exercitado de diversas formas: visitar doentes, auxiliar um vizinho ou um amigo em dificuldades, contribuir com uma instituição de caridade, ou até mesmo iniciar um projeto em benefício de uma causa específica.

Artigo anterior
Qual o remédio para dor no quadril?
Artigo seguinte
Quanto o Flamengo ganhou na Libertadores 2021?