Como funciona férias depois da licença maternidade?

Perguntado por: Patrícia Santos Vicente  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento. Ou seja, considerando que o pagamento deve ser feito com antecedência de dois dias, após a licença maternidade, a empregada poderá iniciar férias, em aproximadamente, 3 dias.

Quem tirou licença maternidade tem direito a férias?

Licença-maternidade não compromete direito a férias.

Como solicitar férias após licença maternidade?

Sugestão: sair de férias a partir do 3° dia após o retorno da licença, para nesse período ser enviado os eventos S-2220, S1210 (até o dia 07 do mês subsequente, porém com data de pagamento até 2 dias antes do início do gozo) e S2230 (afastamento por férias).

Pode emendar afastamento com férias?

O empregador não pode conceder férias ao trabalhador durante o seu afastamento do emprego para tratamento de saúde, ou lhe causará prejuízo. ... Ao analisar os cartões de ponto, ele notou que, desde o dia 25 de agosto, o empregado já estava afastado do emprego.

O que acontece se pegar atestado antes das férias?

Neste caso, o profissional deve exercer os dias previstos no atestado e posteriormente gozar dos dias de férias conforme disponibilidade do empregador ou cumpre apenas dos dias 30/03/2020 à 01/04/2020 o período de atestado e a partir de 02/04/2020 já contabiliza férias.

Tire suas dúvidas sobre Licença Maternidade e Férias

35 questões relacionadas encontradas

Quantos dias depois do atestado médico pode tirar férias?

A legislação previdenciária prevê que um funcionário pode se afastar do trabalho por motivo de doença, em um prazo de até 15 dias sem sofrer perda na remuneração.

Deve ser feito obrigatoriamente após retorno de parto licença antes da concessão das férias?

Férias após a licença maternidade e o eSocial

A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, NR 7, estabelece que o exame de retorno deve ser realizado no primeiro dia de volta ao trabalho da empregada afastada por parto. Desse modo, não é possível conceder as férias para a empregada seguida da licença maternidade.

Precisa fazer exame para voltar da licença maternidade?

E de acordo com o novo texto, as empregadas estão dispensadas da realização do exame de retorno ao trabalho em caso de parto. A redação anterior determinava que ao final da licença maternidade a mulher realizasse o exame de retorno ao trabalho. O novo texto excluiu essa exigência.

Quando é necessário fazer o exame de retorno ao trabalho?

7.5.9 No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Quando se deve realizar o exame de retorno ao trabalho?

O exame de retorno ao trabalho deve ser realizado no primeiro dia de retorno do trabalhador após permanecer afastado durante período igual ou superior a 30 dias, por motivo de acidente ou doença, sejam eles ocupacionais ou não.

Quais são os exames de retorno ao trabalho?

Análise de exames complementares: de acordo com a função e situação, o trabalhador pode ser submetido à realização de exames como de audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, laboratoriais, espirometria, que posteriormente serão avaliados. Emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

É permitido dar o aviso das férias dentro do afastamento seja maternidade ou por doença?

É permitido dar o aviso das férias dentro do afastamento, seja maternidade ou por doença? O Contrato de Trabalho não fica suspenso nesse prazo? Pode sim. Isso é algo que beneficia o empregado, então, não há problemas nesse procedimento.

Como funciona o atestado de amamentação?

Conforme dispõe o artigo 396 da CLT, para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um.

Qual o tempo de estabilidade após a licença maternidade?

A Constituição já garante à gestante estabilidade a partir do momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. ... Se a empresa aderiu ao programa durante o limite máximo de quatro meses (120 dias), por exemplo, ela deverá oferecer o mesmo período de estabilidade depois de terminado o programa.

Como funciona férias após afastamento?

No caso das férias, caso o afastamento pelo INSS exceda o período de 6 meses, o trabalhador perde direito ao benefício, conforme o art. 133, inciso IV da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como funciona atestado médico nas férias?

Segundo ela, as férias configuram um afastamento do contrato de trabalho. “Mesmo que a pessoa tenha um atestado de afastamento do trabalho por motivo de covid-19, a empresa não pode sobrepor uma interrupção à outra. O trabalhador já está afastado.” O que vem acontecendo muito, diz a especialista, é o contrário.

Quantos atestados interferem nas férias?

Com até 5 faltas justificadas há a garantia dos 30 dias de férias. De 6 a 14 faltas, estão garantidos 24 dias; de 15 a 23 faltas, 18 dias; de 24 a 32 ausências, 12 dias. Acima de 32 faltas, o direito às férias remuneradas é perdido de acordo com artigo 130 da CLT.

Quem dá o atestado de amamentação?

Porém o que poucos sabem é que as empresas como um todo não são obrigadas a darem esses 15 dias a mais na licença para amamentação. Salvo exceção de casos onde o bebê necessita ficar internado e tudo com a comprovação de um atestado. Cabe dizer que aceitar esse atestado fica a cargo da empresa empregadora da mulher.

Como funciona a lei da amamentação?

O art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que para amamentar o próprio filho a mulher terá direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um durante a jornada de trabalho até que seu filho complete seis meses de idade.

Como pedir licença-amamentação?

Através do presente, venho requerer licença-amamentação, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poderá ser parcelado em dois períodos de meia hora, para amamentar o(a) próprio(a) filho(a), até a idade de seis meses, conforme art. 209 da Lei nº. 8.112/90. Santa Maria, ______/______/________.

Como fica em casos que o empregado entra em algum benefício por incapacidade já possuindo férias vencidas e não usufruídas?

Como fica, em casos que o empregado entra em algum benefício por incapacidade, “já possuindo férias vencidas e não usufruídas”? Agora, não se trata mais de período aquisitivo. Então, o empregador deverá conceder imediatamente as férias ao empregado assim que ele retornar ao trabalho.

Estou de atestado Mas quero voltar a trabalhar?

“Estou de atestado mas quero trabalhar!”. Sempre há algum funcionário comprometido com a empresa, mas pode? A resposta é: às vezes. O colaborador pode trabalhar no mesmo dia do atestado médico, desde que esteja determinando o período que deve ser abonado.

Pode voltar a trabalhar antes da perícia?

Ou seja, se você está capacitado para o trabalho, você pode retornar, sem perder os benefícios que já recebeu. Porém, a partir do retorno ao trabalho, você terá o benefício cancelado. A recuperação deve ser devidamente informada ao INSS para evitar problemas, como recebimento de valores indevidos.

Quem paga exame de retorno ao trabalho?

A NR no. 7, estabelece que o ônus de todos os procedimentos relacionados ao PCMSO , ou seja, exame médico admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, devem ser do empregador.

Para que serve o ASO de retorno ao trabalho?

Para finalizar, vamos ao que é ASO de retorno ao trabalho. Trata-se de um atestado para trabalhadores que estão retornando às suas funções depois de um período de afastamento de 30 dias ou mais.

Artigo anterior
Qual a origem dos contratos?
Artigo seguinte
Como funciona o cérebro do canhoto?