Quando um sistema de produção é considerado extensivo?
Perguntado por: Daniel Davi Nunes Mendes | Última atualização: 10. April 2022Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)
Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.
O que é sistema de produção intensivo é extensivo?
Há dois sistemas, o intensivo e o extensivo. Para definir se o sistema agrícola é intensivo ou extensivo são considerados os pontos da produção em qualquer tamanho de propriedade. O sistema é revelado por resultados como a produtividade por hectare e o investimento na produção.
Quais são as principais características dos sistemas extensivo e intensivo de produção?
Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.
O que é um sistema de criação intensivo?
Já sistema Intensivo é baseado na criação dos animais em uma pequena área chamada de “confinamento”, o uso de técnicas modernas como melhoramento genético, inseminação artificial e monta natural com touros selecionados, são aplicadas ao rebanho com o objetivo de aumentar a produtividade.
O que é sistema de produção extensiva?
Agricultura extensiva
É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização.
Sistema Intensivo e Extensivo de produção, Você Sabe a Diferença?
O que é agricultura extensiva de exemplos?
Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... Um exemplo é a agricultura familiar ou de subsistência, também produtos mais naturais , mais ecológica e de ocupação descontínua do solo ao longo do ano, em oposição ao sistema intensivo.
Qual a diferença entre agricultura intensiva e extensiva?
A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.
Como funciona o sistema intensivo?
Este sistema produtivo possui exploração animal de alta tecnologia, de forma a permitir a obtenção de animais com altos rendimentos produtivos no menor tempo possível, buscando uma produtividade máxima por cabeça e por área.
O que é sistema intensivo de bovinos?
O que é a pecuária intensiva? Este é um dos tipos de pecuária conhecido como sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área.
Quais os sistemas de criação?
- Extensivo. • animais criados soltos, exclusivamente a pastos. ...
- Semiextensivo. • animais permanecem a pasto apenas parte do dia, recebendo suplementação alimentar em cochos. ...
- Intensivo.
Quais as características da produção intensiva?
A resultado é alcançado por meio de características de agricultura intensiva: aumento do uso de fertilizantes e inseticidas, irrigação abundante, tratamento de terras com máquinas pesadas, plantio de espécies de alto rendimento, ampliação de áreas cultivadas, entre outros.
Quais as principais diferenças dos sistemas extensivos para os intensivos de produção de leite?
A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.
O que é extensivo e intensivo?
O diferencial, basicamente, está na duração dos cursos e no tempo diário de dedicação diária que cada um demanda: Intensivo: seis meses de preparação, indicado para quem possui cinco ou mais horas por dia para estudar; Extensivo: doze meses de preparação, indicado para quem possui quatro horas por dia para estudar.
Quais são as características da agricultura extensiva?
A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).
O que consiste a chamada revolução verde?
A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.
Quais as vantagens do sistema intensivo?
Dentre as muitas vantagens, pode-se citar as principais: ⇒ Produção de carne de melhor qualidade e maior produção por área. ⇒ Maior rendimento de carcaça, com diminuição da porção de ossos e outros componentes de pouco valor.
Quais são as vantagens do sistema intensivo?
Pode-se dizer que a maior vantagem do sistema intensivo está na possibilidade de automação, padronização, alojamento de mais animais por metro quadrado e, consequentemente, na diluição dos custos de produção da cadeia avícola.
Quais os tipos de sistemas de produção de bovinos?
A produção da pecuária de corte pode ser dividida em três Sistemas: - Sistema Extensivo. - Sistema Semi-Intensivo. - Sistema Intensivo.
Qual a desvantagem da pecuária intensiva?
A principal desvantagem da pecuária intensiva é a elevação dos custos e a mão de obra que deve ser especializada.
Como funciona o sistema Semi-intensivo na criação de bovinos?
Sistema Semi-Intensivo
É um sistema em que os animais são criados a pasto e recebem alimentação com forrageiras de alta capacidade de suporte, com suplementação volumosa na época de menor crescimento do pasto e, em alguns casos, durante o ano todo. O alimento é fornecido no estábulo no momento da ordenha.
Quais as vantagens e desvantagens do cultivo de peixe em sistema intensivo?
A prática intensiva é a que mais evolui nos países em desenvolvimento atualmente, pois permite a livre e constante circulação da água, que mantém o oxigênio necessário à criação, facilita a retirada e o manejo dos peixes, diminui os custos com tratamentos de doenças e, além disso, a produtividade alcançada é bastante ...
Quais são as diferenças entre a agricultura praticada?
Fonte: Depositphotos A agricultura moderna utiliza maquinários para uma produção em larga escala. A agricultura é mais do que simplesmente semear e colher. ... Hoje em dia, agricultura tradicional é feita em pequenas propriedades e geralmente são destinadas apenas a subsistência das famílias que praticam o cultivo.
Como é praticado a agricultura intensiva?
Agricultura intensiva é um agrossistema que visa, essencialmente, ao aumento da produtividade e à redução do tempo de produção. Para atingir esse objetivo, quem pratica essa modalidade de produção agrícola faz uso intensivo de insumos, máquinas, implementos e tecnologia aplicada ao cultivo.
O que é a agricultura orgânica?
Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto ...
O que é um extensivo?
Significado de Extensivo
Que pode ser aplicado ou desenvolvido para um grande número de pessoas (coisas, objetos, casos etc); extensível: o lucro é extensivo aos funcionários. Que é muito amplo; extenso: teoria utilizada com valor extensivo. Etimologia (origem da palavra extensivo). Do latim extensivus.a.um.
O que acontece se fumar noz-moscada?
O que é ascendente Lua e Sol?