Como funciona a sonda nasogástrica?

Perguntado por: Kevin Artur Nogueira  |  Última atualização: 23. April 2024
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.

Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasogástrica?

A gastrostomia nao modifica a expectativa de vida, tendo em vista que pode-se realizar nutrição adequada por meio dela.

Como se usa sonda nasogástrica?

Lubrificar a extremidade da sonda nasogástrica. Inserir delicadamente a ponta da sonda no nariz e deslizar ao longo do assoalho da cavidade nasal. Apontar para trás, então para baixo de modo a permanecer abaixo do corneto nasal. Esperar sentir resistência leve à medida que o tubo passa pela nasofaringe posterior.

Quais são os cuidados de enfermagem com a sonda nasogástrica?

É necessário ter cuidado para não administrar o alimento com pressa, causando distensão abdominal, má absorção, vômito e diarreia. Após o término de cada frasco, é recomendado limpar a sonda com 20 ml de água filtrada e fervida, evitando acumular resíduos.

Quanto tempo um paciente pode ficar com uma sonda nasogástrica?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

colocado sonda nasogastrica

18 questões relacionadas encontradas

Quem está com sonda nasogástrica pode se alimentar pela boca?

Já no caso da sonda nasoenteral, ela é usada para alimentação quando o paciente não consegue se alimentar normalmente pela boca. Então em resumo, se está em uso de uma sonda nasogástrica aberta para um coletor externo, tudo que for ingerido pela boca poderá voltar e sair pela sonda nasogástrica.

Quem tá com sonda Pode beber água?

O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda.

Qual a diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral?

Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.

Quando a sonda nasogástrica é indicada?

A sonda nasogástrica define-se como um tubo inserido desde o nariz até ao estômago. Utiliza-se para administrar alimentos, líquidos e medicamentos a pessoas sem capacidade de deglutição ou quando a quantidade fornecida não é suficiente.

Como cuidar de um paciente com sonda em casa?

- Realizar a limpeza da pele ao redor da sonda com água e sabão e após secar com gaze (2-3 vezes ao dia); - Para garantir que a sonda não saia do local, deve-se prender a sonda com auxílio de fita adesiva. Como administrar a dieta? Lembre-se de sempre lavar as mãos antes do contato com o paciente.

Como aliviar o desconforto da sonda?

Procure deixar a bolsa presa na cama sempre abaixo da cintura, ao deitar-se, realiza higiene íntima todos os dias de maneira bastante atenciosa deixando a parte da sonda que fica visível e a bolsa coletora sempre limpa e seca. Se apresentar dor intensa ou parada do fluxo da urina, entrar em contato com seu médico.

Como fazer a limpeza da sonda nasogástrica?

Lavar a sonda com água morna, usando uma seringa 30 ou 60 ml, aplicando um suave movimento de vai-e-vem no êmbolo da seringa; Caso a lavagem não resolva, recomenda-se o uso conjunto de um comprimido triturado de enzimas pancreáticas, a um comprimido de bicarbonato de sódio de 325 mg, misturado em 5 ml de água.

Como alimentar um paciente por sonda nasogástrica?

Como alimentar uma pessoa com sonda

Dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando bem para que não entre ar no tubo, e retirar a tampa, colocando-a sobre o pano; Encaixar a ponta da seringa de 100 mL na abertura da sonda, desdobrar o tubo e puxar o êmbolo para aspirar o líquido que está dentro do estômago.

Quais são os riscos de se passar a sonda nasogástrica?

Complicações associadas à alimentação por sonda: obstrução da sonda; estase gástrica; distensão abdominal; deslocamento da sonda; aspiração traqueobrônquica; vômito; diarreia; e pneumonia aspirativa.

Quem pode passar uma sonda nasogástrica?

Considerando a complexidade técnica e a gravidade que os eventos adversos associados a este procedimento, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da portaria 619/2019, determinou que o cateterismo oro ou nasogástrico ou enteral são atividades privativas do enfermeiro.

Quais são os objetivos da sonda nasogástrica?

Devido suas diversas comorbidades e por apresentar-se em cuidados paliativos, necessita da passagem de sonda nasogástrica para melhora do seu estado nutricional, pois não consegue fazer ingestão de alimentos via oral, oferecendo assim, através do cateter nasogástrico, uma melhor recuperação.

Qual o valor da alimentação por sonda?

O custo deste tipo de alimentação pode passar dos R$ 1.000,00 mensais, impedindo muitas famílias de arcar com o valor da dieta. Afinal, cerca de 75% dos brasileiros não possuem plano de saúde e dependem exclusivamente do SUS.

Como se chama a alimentação por sonda?

A alimentação por sonda, ou nutrição enteral, fornece nutrição em forma líquida ou de fórmula através de um tubo colocado no estômago ou intestino. Alguns medicamentos também podem ser administrados através da sonda de alimentação.

Como saber se a sonda está fora do lugar?

Sinais de que a sonda pode ter saído do lugar
  1. Dor ou desconforto na região onde a sonda está inserida;
  2. Sangramento ou secreção anormal no local da inserção;
  3. Alterações nos resultados dos exames realizados com a sonda;
  4. Desconexão ou movimentação visível da sonda;
  5. Alterações nos sintomas ou condição do paciente.

O que acontece quando a sonda saiu do lugar o que fazer?

Quando uma sonda estiver fora do lugar, ela deverá ser removida e inserida novamente. Se originalmente a sonda havia sido introduzida diretamente no estômago ou no intestino, será mais difícil reinserir a sonda, e ela poderá ser inserida do lado de fora do trato digestivo.

Como saber se a sonda está no lugar?

Vômito. A movimentação do tubo dentro do estômago, bloqueando a saída dele, pode causar náuseas e vômitos. Uma maneira simples de verificar se o tubo se moveu é fazer uma marca com uma caneta no local onde o tubo sai do abdome.

Pode entrar ar na sonda?

Qual é a manutenção necessária para o balão de silicone? (todas as sondas) O balão deve ser enchido com água estéril ou destilada. Solução salina e água de torneira não são recomendadas, pois podem danificar o balão. O ar também não é recomendado para insuflação.

É normal vomitar com sonda nasoenteral?

Não costuma vomita e se caso esteja acontecendo isso, há necessidade de investigação (obstrução intestinal? refluxo duodeno gástrico por estase gástrica?). Caso haja persistencia do quadro, é necessário contactar ao médico para melhor tratamento do quadro.

Como cuidar de uma pessoa com sonda?

Cuidados a ter na administração da alimentação pela sonda nasogástrica
  1. Lavar as mãos, preparar uma seringa de alimentação e um copo com água; colocar um resguardo ou protecção para o caso de extravasamento;
  2. Elevar a cabeceira da cama articulada hospitalar a 45º;
  3. Preparar a alimentação “morna” ou à temperatura ambiente;

É normal sair secreção da sonda Gastrica?

É normal sair secreção da sonda Gastrica? Esta saindo um liquido verde da sonda gastrica, isso e normal? Sim, é normal. A sonda gástrica pode drenar o resíduo gástrico.

Artigo anterior
Como se faz um trabalho acadêmico?
Artigo seguinte
Qual foi a primeira cura relatada no livro de Mateus?