O que é uma assembleia na escola?

Perguntado por: Rafael José Lima  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (31 avaliações)

De acordo com a definição de Puig e seus colaboradores em seu livro Democracia e Participação Escolar, “uma assembleia é um momento escolar organizado para que alunos e professores possam falar de tudo o que lhes parece pertinente para melhorar a convivência e o trabalho escolar”.

Qual o objetivo da assembleia escolar?

Promover a participação dos alunos nas decisões da escola. - Para a equipe gestora Realizar uma gestão democrática e estimular a liderança. - Para os professores Proporcionar um ambiente de diálogo para elaboração de regras. - Para os alunos Desenvolver noções de cidadania e convívio social.

O que os alunos fazem em uma assembleia?

Funciona assim: antes de cada discussão, os alunos escrevem bilhetes e os depositam em envelopes. O professor lê antecipadamente e coordena a discussão em sala de aula. O que é possível, resolve-se ali mesmo com uma votação. O restante é encaminhado à direção.

O que se discute em uma assembleia escolar?

Discutem-se as brigas na escola, a sujeira da classe, o assédio moral ou sexual, o fato de as aulas estarem sendo prejudicadas por determinados comportamentos – e não quem está cometendo tais faltas. Isso porque as regras não podem jamais ser personalizadas. Ao contrário, têm de ser coletivas.”

O que os professores fazem em uma assembleia?

Nas assembleias, o professor deve conduzir as discussões a partir de perguntas ao grupo, trabalhando como um mediador. “Ele precisa fazer com que os próprios alunos reflitam sobre as questões trazidas. Para isso, ele tem algumas perguntas básicas que faz para a assembleia: 'Por que isso acontece?

Vídeo O que são Assembleias Escolares

27 questões relacionadas encontradas

Como se organiza uma assembleia escolar?

1- Todos os alunos devem ajudar na organização da sala antes de iniciar a reunião, dispondo as carteiras em um círculo ou semicírculo, para que todos possam se ver. 2- Deve-se respeitar a ordem de fala e ouvir atentamente os colegas. 3- Não citar nomes de colegas, apenas as situações a serem discutidas.

Quais são as características das assembleias de classe de escola e docentes?

Ulisses: São as assembleias docentes nas quais todos os meses se reúnem professores e direção da escola. Geralmente, como se está lidando com adultos, eles não se limitam ao tema do convívio, vão falar de temas mais amplos e geralmente a direção das escolas não gostam disso.

Que problemas poderiam ser discutidos em uma assembleia escolar?

Quando há problemas de convívio

Por exemplo, se existe algum conflito entre os alunos pelo uso de materiais escolares ou mesmo a importância de estabelecer limites, como a necessidade de levantar a mão para responder a questões dos professores durante as aulas, isso pode ser decidido em assembleia.

Quais são as características das assembleias de classe?

Trata-se de espaços organizados para refletir e buscar soluções para os problemas que acontecem no cotidiano, dando oportunidade para os alunos participarem das tomadas de decisões sobre os temas que dizem respeito a eles.

Quais são os tipos de assembleia?

O ponto de partida é compreender que existem três tipos diferentes de assembleia: a ordinária, a extraordinária e a de constituição.

Qual é o papel da Assembleia Geral?

Assembléia Geral. Aprovar seu regulamento e, pelo voto de dois terços, sua agenda. A Assembléia Geral exerce suas atribuições de acordo com o disposto na Carta e em outros tratados interamericanos. Compõe-se das delegações que os Governos dos Estados membros acreditem.

Como se faz uma assembleia geral?

Para a realização de uma Assembleia Geral é necessário seguir as regras dispostas no estatuto da entidade para sua convocação e instalação. O primeiro passo é determinar se a Assembleia será ordinária, extraordinária ou ordinária e extraordinária, conforme o assunto tratado.

Qual a diferença em reunião ordinária e extraordinária?

Desta forma, entende-se que a Assembleia Ordinária é um dever do síndico, principalmente para realizar a prestação de contas, enquanto a Assembleia Extraordinária passa a ser um recurso disponível ao síndico e aos condôminos caso haja uma necessidade ou desejo pontual.

São princípios da gestão democrática?

A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.

Quais são os desafios e as possibilidades para a implementação das assembleias no processo educativo?

Encontra-se atualmente, muitas dificuldades na implantação de uma gestão democrática, pois além da resistência dos profissionais de ensino às inovações tecnológicas, formação continuada, trabalho coletivo etc, a própria comunidade escolar esta descomprometida com o ensino, ocorre também o descaso por parte de alguns ...

Quais as concepções de conflitos existentes entre os docentes?

Compreendemos que existem duas concepções em conflito, cada uma ligada a uma forma de organização do trabalho e da formação docentes: a que está presente nas políticas públicas educacionais, e aquela presente nos movimentos sociais de educação.

O que caracteriza a aprendizagem cooperativa?

A aprendizagem cooperativa é definida como um conjunto de técnicas de ensino em que os alunos trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutindo a resolução de problemas facilitando a compreensão do conteúdo.

O que é uma reunião ordinária?

Uma reunião é ordinária quando é convocada pelo Presidente da Comissão para ocorrer no dia e horário predeterminado. As Comissões Permanentes, em geral, se reúnem ordinariamente às quartas-feiras para a deliberação de proposições.

O que é convocação ordinária?

A ordinária é a assembléia obrigatória, que deve ser convocada uma vez por ano. As demais serão extraordinárias. E não existe limitação para os assuntos que nela devam ser discutidos. Desde que, logicamente, estejam previstos na “Ordem do Dia” da convocação.

O que é uma assembleia extraordinária?

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) é uma reunião convocada por acionistas de uma empresa de capital aberto ou fechado. Assim, é importante entender como ela funciona e qual o papel dos acionistas nas decisões tomadas. São realizadas fora das datas previstas para a Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Como fazer uma assembleia geral na Igreja?

Como fazer a Ata de uma Igreja: Informações necessárias
  1. Data, local, horário: É necessário citar a local, data e horário de inicio e fim da reunião;
  2. Pessoas presentes: Informações sobre a quantidade de membros presentes. ...
  3. Pauta da Assembleia: Aqui serão apresentados os temas que serão discutidos.

Como funciona uma assembleia geral numa associação?

A Assembleia Geral é o órgão máximo deliberativo em uma associação, geralmente composta por todos os associados que estejam em dia com suas obrigações sociais, sendo identificados os que possuem direito a voz e/ou a voto, conforme as regras e exigências dispostas no estatuto.

Como funciona uma assembleia geral ordinária?

A AGO – Assembleia Geral Ordinária, é uma reunião oficial e obrigatória que deve acontecer durante os 4 meses seguintes após o término do ano fiscal em uma empresa. ... É importante enfatizar que a data da Assembleia deve ser divulgada com antecedência, para que todos os sócios possam estar cientes de quando ela ocorrerá.

Qual a função da assembleia geral ONU?

Tem como principal função a discussão multilateral de todo o espectro de questões internacionais abrangidas pela Carta, bem como um papel significativo na definição de normas e codificação do direito internacional.

Quais as competências da assembleia geral?

A Assembléia Geral tem competência exclusiva para: eleger ou destituir administradores, aprovar as contas e alterar o estatuto, segundo o art. 59, do novo Código Civil.

Artigo anterior
Qual o poder do Hiei?
Artigo seguinte
O que um estoquista tem que saber?