Como funciona a onisciência?

Perguntado por: Helena Amaral  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

A onisciência é um conceito vastamente aplicado nas artes, como na literatura e em produções cinematográficas. A saber: na narração, o narrador onisciente (3ª pessoa) - conhece tudo a respeito das personagens, suas ações e sentimentos, mas não faz parte da história.

Como funciona a onisciência de Deus?

A Bíblia Sagrada se refere ao Deus como um ser onisciente, aquele que possui plena e perfeita sabedoria e está ciente de tudo o que ocorre, e que é a própria fonte de todo o conhecimento. A Deus é atribuída também a qualidade de onipotente – aquele que tem o poder ilimitado, que é o todo poderoso.

O que significa dizer que Deus é onipotente onipresente e onisciente?

Onipotente é aquele ser que tem poder ilimitados, onisciente é alguém que possui todo conhecimento do mundo, em todas as áreas, e onipresente é o ser que está presente em toda parte, em todos os lugares. Características como essas só poderiam pertencer a um Deus.

Como temos livre arbítrio se Deus é onisciente?

Deus pode ser nosso criador, e ao mesmo tempo causa de tudo. Pois para que tenhamos o livre arbítrio, não podemos ser coagidas, a tomar alguma decisão, portanto se não fomos coagidos, logo temos o livre arbítrio. Então para nós, Deus ser criador e causa de tudo não interfere no nosso livre arbítrio.

Onde diz na Bíblia que Deus é onisciente?

O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos!

PodMakers: bate Papo

23 questões relacionadas encontradas

O que a Bíblia fala sobre o passado?

Esqueça o que passou e avance para o alvo que é Cristo! Todo o resto irá passar, mas aquele que fizer a vontade de Deus permanecerá para sempre! 1 João 2:17.

Qual a contradição entre liberdade humana e onisciência de Deus?

Em suma, a onisciência divina não afeta a liberdade de escolha do homem, em decorrência da transcendência atemporal de Deus, que permite sua existência além da linearidade temporal, por isso não existe contradição e nem mesmo incompatibilidade entre a Onisciência de Deus e o Livre Arbítrio do homem, sendo possível a ...

O que é um ser onipotente?

Que pode tudo; que tem poderes ilimitados. 2. Deus. Grafia no Brasil: onipotente.

O que significa dizer que Deus é onipresente?

O que é Onipresente:

A forma correta de escrever esta palavra é onipresente. Onipresente (omnipresent em inglês) é um dos adjetivos usados para descrever Deus, juntamente com onisciente (conhece todas as coisas) e onipotente (tem todo o poder).

Como uma pessoa pode ser onipotente?

Esse poder não pode ser adquirido, alcançado, rivalizado ou substituído de forma alguma, seja através de outros poderes, etc. Seres Onipotentes somente podem aplicar suas capacidades em suas respectivas ficções. Só pode existir um único Onipotente por obra ficcional.

O que são os atributos de Deus?

  • Conhecimento;
  • Bondade;
  • Amor;
  • Santidade;
  • Justiça;
  • Verdade;
  • Soberania;
  • Vontade.

Qual o oposto de onipresente?

O contrário de onipresente é: Principais antônimos de onipresente: 1. ausente, inexistente, afastado, distante, apartado, retirado, faltoso, limitado, restrito, circunscrito, faltante.

O quê Santo Agostinho diz sobre liberdade?

Santo Agostinho distingue, pois, o conceito de liberdade do conceito de livre-arbítrio. A liberdade "liberta", no sentido de que o ser humano se vê afastado do pecado, vivendo na graça divina, em oposição à escravidão, que consiste no atendimento das paixões.

O que é o problema do livre arbítrio?

Esse texto aborda o chamado problema do livre-arbítrio. A questão metafísica discutida aqui é se os seres humanos possuem liberdade de escolha ao se essa escolha é determinada por forças que não dependem das decisões humanas. ... Segundo essa concepção, pelo menos algumas das ações humanas são livres.

Qual a importância do livre arbítrio?

O que plantamos é opcional, mas o que iremos colher é obrigatório. O livre-arbítrio é a liberdade de escolha concedida por Deus para os espíritos encarnados e desencarnados. Sem essa oportunidade o homem seria indiferente entre praticar o mal ou o bem.

Quem põe a mão no arado e olha para trás?

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

O que a Bíblia diz sobre o nosso futuro?

O Senhor disse: “Não sabeis o que acontecerá amanhã”. Você não sabe o que acontecerá amanhã. Você não sabe nem se amanhã estará vivo. Deus não permitiu que o homem conhecesse o amanhã, porque se tivesse permitido, o homem viveria o tempo da angústia, hoje.

Porque andamos por fé e não por vista?

Andamos por fé e não por vistas.". Pois a verdadeira fé dissipa toda a imprecisão das impressões e percepções produzidas pelos nossos sentidos, dispersando o véu das ilusões na nossa mente e nos permitindo ver claramente as verdades da nossa vida, dos nossos sonhos e objetivos, do nosso coração e do nosso espírito.

Qual foi o conceito de Agostinho na concepção de liberdade?

Para Agostinho o princípio da liberdade é a possibilidade de se 'buscar'. Então para ele, a liberdade flui sempre para o bem, embora seja desviada por vezes, é em suas essência, a porta de entrada para a manifestação de bondade.

O que é liberdade na filosofia de Agostinho filósofo medieval?

Agostinho assevera que a liberdade da vontade é uma virtude (um bem), mesmo que o homem a utilize para o mal deve considerar a sua vontade livre como um bem.

Como se estabelece a liberdade dentro do pensamento de Santo Agostinho Compará-lo com a liberdade no senso comum?

Para Santo Agostinho (354-430), apesar de Deus saber o que vamos fazer, ele não controla as nossas ações. A liberdade seria fruto de uma escolha: o homem é livre porque pode escolher entre o bem e o mal. O livre-arbítrio seria uma dádiva de Deus, mas a ação será legítima se guiada pela fé e pelas leis do Criador.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

O que são os atributos invisíveis de Deus?

Romanos 1:20 diz “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas, tais homens são, por isso, indesculpáveis. ” O universo fala de Deus todos os dias e a cada ...

Quais são os nomes de Deus?

Nomes de Deus no cristianismo e judaísmo
  • YHWH. Tetragrama (palavra, nome ou símbolo formado por quatro letras) para se referir ao nome de Deus no hebraico a partir dos símbolos יהוה. ...
  • Adonai. Palavra plural de Adoní que significa "meu Senhor", "meus Senhores" ou “Soberano”. ...
  • Yah. ...
  • Elohim. ...
  • Theos. ...
  • Despotes. ...
  • Kyrios. ...
  • El.

O que é atributo moral?

No âmbito filosófico e religioso, os atributos são as particularidades da moral do indivíduo e, do ponto de vista teológico, entendido como as qualidades que pertencem à Deus.

Artigo anterior
Quais eram os objetivos da Lei de Nuremberg?
Artigo seguinte
O que é exercício excêntrico?