Como funciona a lógica fuzzy?

Perguntado por: Artur Denis Pereira  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)

A lógica difusa foi estendida para lidar com o conceito de verdade parcial, objetivando imitar o raciocínio humano em que o valor verdade situa-se entre o completamente verdadeiro e o completamente falso. Além disso, quando variáveis linguísticas são usadas, esses graus podem ser manipulados por funções especificas.

Para que serve a lógica fuzzy?

A Lógica Fuzzy tem como principal objetivo a modelagem computacional do raciocínio humano, impreciso, ambíguo e vago. 7. Lógica Convencional Vs. Lógica Fuzzy A teoria clássica de conjuntos permite o tratamento de classes de objetos e suas interrelações em um universo definido.

O que é o método fuzzy?

Um Sistema de Inferência Fuzzy (SIF) é um tipo especial de Sistema Baseado em Conhecimento (SBC). A Base de Conhecimento é composta de um conjunto de regras fuzzy. A Máquina de Inferência implementa um mecanismo de inferência fuzzy.

Onde é aplicado a lógica fuzzy?

A lógica fuzzy vem sendo aplicada em diversas áreas do conhecimento e nela cada variável possui um conjunto de funções de pertinência representadas em um universo X as quais geralmente exprimem o conjunto de variáveis linguísticas do sistema.

Quais são as características da lógica fuzzy?

As características da lógica fuzzy que merecem destaque são: o Modelagem de problemas complexos: capazes de lidar com proclemas complexos, com propriedades não-lineares; o Modelagem cognitiva: Têm habilidate de codificar o conhecimento de forma similar ao modo como os especialistas expressam o processo de decisão.

Introdução a Lógica Fuzzy

37 questões relacionadas encontradas

O que é e para que serve a teoria dos conjuntos fuzzy?

Pode-se dizer que a Teoria dos Conjuntos Fuzzy representa um primeiro passo no sentido de se pro- gramar e armazenar conceitos vagos em computadores, tornando possível a produção de cálculos com informações imprecisas, a exemplo do que faz o ser humano.

O que é a lógica fuzzy Por que estudar a lógica fuzzy na engenharia?

A lógica fuzzy é uma forma de gerenciamento de incertezas, através da expressão de termos com um grau de certeza, num intervalo entre zero e um, onde a certeza absoluta é representado pelo valor um ou entre o sim e o não [2] [4].

O que é inferência fuzzy?

Inferencia fuzzy - Nesta etapa, as proposições (regras) são definidas e depois são examinadas paralelamente. No processo de inferencia fuzzy, os princípios da lógica fuzzy são usados para combinar as regras fuzzy "IF-THEN" (proposições condicionais) existentes na base de regras com os dados fuzzy de entrada.

Qual a diferença entre a lógica booleana é a lógica fuzzy?

A lógica fuzzy é uma variação da lógica booleana, que só apresenta os valores de “0” e “1”, sem nenhum termo médio. Entretanto, na lógica fuzzy, uma premissa pode assumir valores de pertinência (grau de verdade) intermediários.

O que difere a lógica Crisp da lógica fuzzy?

O conjunto difuso e o conjunto crisp são a parte das teorias dos conjuntos distintos, em que o conjunto difuso implementa a lógica de valor infinito, enquanto o conjunto crisp emprega a lógica bivalente.

O que é uma variável linguística no contexto da lógica fuzzy?

Uma variável linguística é uma variável cujos valores são nomes de conjuntos fuzzy. Por exemplo, a temperatura de um dado processo poderia ser uma variável linguística assumindo valores baixa, média, alta, etc. Estes valores são descritos por intermédio de conjuntos fuzzy (vide figura 2).

Qual é o primeiro passo quando utilizamos a lógica fuzzy?

No primeiro passo, para cada valor de entrada associamos uma função de pertinência, que permite obter o grau de verdade da proposição. Determinar o grau de pertinência de cada conjunto (proposição);

O que é a Fuzzificaçao?

A fuzificação é usada para converter um valor numérico em um conjunto nebuloso. Esta conversão é feita usando-se as funções de pertinência.

O que é função de pertinência?

Desta forma, a função de pertinência associa a cada elemento x pertencente a X um número real A(X) no intervalo [0,1], que representa o grau de pertinência do elemento x ao conjunto A, isto é, o quanto é possível para o elemento x pertencer ao conjunto A.

É possível Ter-se mais de um conjunto fuzzy para descrever uma variável?

Um determinado elemento pode pertencer a mais de um conjunto fuzzy, com diferentes graus de pertinência. é chamado de conjunto unitário fuzzy ou singleton.

Porque a lógica clássica é bivalente?

A semântica da lógica clássica é bivalente. ... O princípio da bivalência prende somente quando a álgebra booleana é considerado como sendo a álgebra de dois elementos, o que não tem elementos intermediários.

Qual é a arquitetura básica de uma lógica fuzzy?

O sistema fuzzy é baseado na arquitetura de um sistema especialista, que nada mais é do que um programa ou um conjunto de programas computacionais que usa a representação do conhecimento ou perícia humana de modo a executar certas funções semelhantemente às realizadas por um especialista humano naquele domínio ...

O que é a pertinência de um determinado elemento a um dado conjunto fuzzy?

Basicamente, um conjunto fuzzy em um universo de discurso U é representado por uma função A : U → [0,1], chamada função de pertinência. Na aula de hoje, apresentaremos o conceito de α-nível de um conjunto fuzzy. Dessa forma, mostremos que um conjunto fuzzy corresponde à família de conjuntos clássicos.

Qual a diferença entre a Fuzzificação E a Defuzzificação?

Fuzzificação é o método de converter uma quantidade nítida em uma quantidade fuzzy. Defuzzificação é o processo inverso de fuzzificação onde o mapeamento é feito para converter os resultados difusos em resultados nítidos. Intuição, inferência, classificação, conjuntos fuzzy angulares, rede neural, etc.

O que é sistemas nebulosos?

Um conjunto é denominado de 'conjunto nebuloso' (fuzzy set), quando seus limites não são definidos com exatidão.

O que é uma variante linguística?

Tarallo (1986, p. 08) afirma que: "variantes linguísticas são diversas maneiras de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto e com o mesmo valor de verdade. A um conjunto de variantes dá-se o nome de variável linguística". Essas variáveis subdividem-se em variáveis linguísticas dependentes e independentes.

O que é variação linguística e exemplos?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

Quais são os 4 tipos de variação linguística?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que é variedade linguística e exemplos?

São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.

Quais os princípios da lógica clássica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante. · LÓGICAS COMPLEMENTARES DA CLÁSSICA: Complementam de algum modo a lógica clássica estendendo o seu domínio.

Artigo anterior
Como era a aparência de Jesus na Bíblia?
Artigo seguinte
Como criar arquivos em SVG?