Como funciona a depreciação na contabilidade?

Perguntado por: Mélanie Reis Batista  |  Última atualização: 12. November 2024
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.

Como é contabilizada a depreciação?

O cálculo da taxa de depreciação de máquinas e equipamentos possui a seguinte fórmula: Depreciação anual = (custo de aquisição – valor residual) / anos de vida útil.

Como funciona o processo de depreciação?

A depreciação de uma empresa ocorre em função da perda de valor dos seus bens ativos. O cálculo de impostos, ou até mesmo do valor de venda de uma empresa, deve considerar a taxa de depreciação de seus bens.

Como se faz o cálculo da depreciação?

Na depreciação linear, a taxa de depreciação é 100% dividida pelo tempo de vida útil do ativo. Assim, se um ativo tem vida útil de 10 anos, sua taxa de depreciação é de 10% ao ano, por exemplo. A partir disso, é possível calcular a depreciação anual de uma ativo, que será descontado na dedução fiscal.

O que pode ser depreciado na contabilidade?

Poderão ser depreciados todos os bens físicos sujeitos a desgaste pelo uso ou por causas naturais ou obsolescência normal, inclusive edifícios e construções, bem como as florestas destinadas a exploração dos respectivos frutos (art.

Depreciação: O que é e como contabilizar!

37 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando o bem é totalmente depreciado?

Não Afeta o Lucro Líquido: Como um bem totalmente depreciado não tem mais valor contábil, ele não afeta o lucro líquido da empresa. Portanto, não há despesa de depreciação associada a ele.

Qual o valor mínimo para depreciar um bem?

Assim como na atividade de imobilização de um ativo, e para fins fiscais, um bem só pode ser depreciado se tiver vida útil acima de um ano ou valor mínimo de R $1.200. Caso o valor do bem seja inferior a R$1.200, este poderá ser lançado direto como despesa.

Como calcular depreciação em 5 anos?

Inclusive é recomendado para o cálculo de depreciação de máquinas e equipamentos. Nesse método, a vida útil do equipamento é somada, e a depreciação é calculada a partir da soma dos dígitos. Por exemplo, para uma máquina com uma vida útil de 5 anos, a soma dos dígitos s 1+2+3+4+5 = 15.

Qual o método de depreciação mais utilizado no Brasil?

O método linear, ou em cotas constantes, é o mais usado. Ele define que a desvalorização ocorre de forma regular ao longo da vida útil do bem.

Quem define a taxa de depreciação?

É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.

Qual o melhor método de depreciação?

Linha reta. É o mais utilizado para calcular a depreciação de um ativo, por ser um cálculo mais simples. Nele, a depreciação encontrada resulta numa despesa constante durante a vida útil do ativo, salvo quando seu valor residual é alterado.

Por que a contabilização da depreciação é importante?

Nesse cenário, a depreciação colabora para a saúde financeira da empresa, porque permite um bom planejamento de novas aquisições. Além disso, a desvalorização de um bem, quando lançada como uma despesa, configura um custo para o seu negócio, logo, ajuda a reduzir o valor pago no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

Quais são os tipos de depreciação?

Tipos de depreciação
  • Método linear.
  • Método de controlo de período em linha reta.
  • Método de saldo decrescente.
  • Método de vários níveis.
  • Método de amortização imediata.
  • Método de depreciação especial.
  • Método de depreciação manual.
  • Método acelerado: República Checa e Eslováquia.

Como fazer o cálculo de depreciação mensal?

Método linear

De acordo com a fórmula e o exemplo, temos: depreciação mensal = valor depreciável x taxa de depreciação fiscal / 12; depreciação mensal = 1.500.000 x 10% / 12; depreciação mensal = R$12.500,00.

Quando a depreciação atinge o valor do bem?

Quando a depreciação atinge o valor do bem? Na depreciação fiscal, ou depreciação contábil, o valor do bem é calculado para ser reduzido até zero após o término de sua vida útil; Na depreciação gerencial, o valor não precisa ser, necessariamente, zero ao fim do processo.

Quando se inicia a depreciação de um bem?

A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação gera encargos que serão registrados periodicamente em contas de custo ou despesa.

Qual a vantagem da depreciação?

DEPRECIAÇÃO PODE PRODUZIR BENEFÍCIOS FISCAIS IMPORTANTES

Os bens operacionais (imobilizados) têm um prazo determinado de vida útil finito e em decorrência do seu uso, ou mesmo obsolescência, se desgastam. Essa diminuição de utilidade e de valor deve ser reconhecida através da denominada depreciação.

Onde se aplica a depreciação?

A depreciação, no primeiro caso, resulta da redução do lucro empresarial, proporcionando redução de impostos e criação de fundos; e no setor público, como não há finalidade de lucro, é exclusivamente contábil, uma vez que reduz o valor do patrimônio apenas nominalmente, haja vista que, conforme dispõe o Art.

Qual o valor da depreciação mensal?

Portanto, ela estipula uma desvalorização constante de 20%. Dessa forma, a cada ano de vida, um carro perde 20% do seu valor até chegar a 0. Isso significa que também perde ao redor de 1,666667% ao mês.

Qual é a vida útil de uma casa?

Para fins tributários, a Receita Federal estabelece que a vida útil do imóvel é de 25 anos e a taxa anual de depreciação é de 4%. Ele cálculo é importante, principalmente, para empresas na hora de calcular o imposto sobre o lucro.

Qual é a diferença entre depreciação e amortização?

A principal distinção entre esses dois encargos é que, enquanto a depreciação incide sobre os bens físicos (corpóreos), a amortização relaciona-se com a diminuição de valor dos direitos com prazo limitado (legal ou contratualmente).

Como a depreciação entra na DRE?

Como colocar depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).

Quais bens não sofrem depreciação?

d) bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, tais como obras de arte ou antiguidades; e) bens que não estiverem funcionando ou em condições de produzir; f) bens para os quais seja registrada quota de exaustão; g) bens adquiridos no exterior por empresa instalada em Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

É obrigatório fazer a depreciação?

Pergunta: A realização de depreciação é obrigatória para as todas as empresas? Resp.: NEGATIVO quando estivermos tratando dos procedimentos fiscais (Imposto de Renda e CSLL) e por outro lado AFIRMATIVO (Resultado Contábil) quando estivermos tratando dos procedimentos pertinentes a legislação contábil.

O que não sofre depreciação?

Existem alguns bens que não sofrem depreciação, como os terrenos e as obras de arte. A depreciação se dá a partir da vida útil do bem que se está depreciando. Sendo assim, para cálculo da depreciação é imprescindível o estudo de revisão de vidas úteis.

Artigo anterior
Qual o sistema respiratório dos moluscos?
Artigo seguinte
Qual bicho se parece com rato?