Qual o sistema respiratório dos moluscos?

Perguntado por: Diego Davi Machado de Azevedo  |  Última atualização: 12. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

Os moluscos podem apresentar respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (por meio de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e ...

Como é o sistema respiratório dos moluscos?

Sistema respiratório

A respiração dos moluscos é diferente em cada grupo. Nas espécies aquáticas, a respiração por brânquias é observada. Nas terrestres, a cavidade do manto funciona como um pulmão rudimentar que garante as trocas gasosas. Em algumas espécies, a respiração cutânea é observada.

Como é o sistema digestório e respiratório dos moluscos?

Podemos observar três orifícios que se abrem externamente nos caramujos: o ânus e o poro respiratório, localizados na parte anterior, na base da concha, e o poro genital, situado na cabeça, em posição lateral. O sistema digestivo é composto pela boca, à qual se segue uma faringe curta e musculosa.

Como é o sistema circulatório dos moluscos?

Sistema circulatório

Os moluscos possuem um coração situado na região dorsal do corpo. Do coração partem vasos sanguíneos que desembocam em cavidades chamadas de hemoceles. Das hemoceles o sangue passa para todos os tecidos do corpo. O sangue retorna ao coração passando pelas brânquias ou metanefrídios.

Como é a fisiologia da respiração branquial dos moluscos?

É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água. Esse tipo de respiração acontece na maioria dos animais aquáticos, como é o caso dos crustáceos, alguns moluscos e peixes.

Sistema respiratório dos Moluscos - Zoologia - Biologia

31 questões relacionadas encontradas

Como se dá o processo de respiração?

A respiração ocorre com a diferença de pressão, que é feita com ajuda do músculo diafragma. Na inspiração do ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, e na expiração estes músculos se relaxam. Esquema da contração e relaxamento do diafragma durante a inspiração e expiração do ar.

Como é o sistema respiratório dos anelídeos?

A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas. Algumas espécies apresentam respiração cutânea, outras, no entanto, apresentam respiração branquial. Em muitos poliquetas, observa-se a presença de estruturas chamadas de parapódios, que atuam, entre outras funções, como brânquias.

Por que o sistema circulatório dos moluscos e aberto?

O sistema circulatório desses animais é aberto, com exceção dos cefalópodes, que o possuem fechado. Isso significa que, na maioria dos moluscos, a hemolinfa flui em vasos e depois é lançada em lacunas presentes no corpo.

Qual é o modo de vida dos moluscos?

Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos, outros enterram-se e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva. Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza.

Qual é a função da concha do molusco?

As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.

Qual é a principal característica dos moluscos?

Moluscos: características

Esses animais são seres triblásticos, celomados, de simetria bilateral, além de um corpo composto por três partes distintas: cabeça, pé e saco visceral. Na região da cabeça, estão concentrados os órgão sensoriais.

Qual é a classificação dos moluscos?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

O que quer dizer a palavra molusco?

[ Zoologia ] Ramo do reino animal que compreende seres de corpo mole, muitas vezes revestidos com uma concha calcária, alguns dos quais se deslocam por meio do seu pé musculoso. Origem etimológica:latim molluscus, -a, -um, diminutivo de mollis, -e, mole.

Em que ambiente vive os cefalópodes?

Ao todo, são encontradas 56 espécies de cefalópodes na Antártida, sendo 22 de lulas e 34 de polvos. Curiosamente, as espécies que habitam o Oceano Austral são bem diferentes da fauna típica dos demais oceanos.

O que significa Gastropoda?

Classe de moluscos que rastejam sobre um grande pé ventral, a maior parte das vezes providos de uma concha dorsal espiralada, e que vivem nos mares (búzio), na água doce ou nos lugares húmidos (caracol, lesma).

Como é formado o caramujo?

Os moluscos são animais invertebrados (sem espinha dorsal) que têm como característica o corpo mole – molluscus, em latim, quer dizer exatamente “mole”. A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio.

Como a Lula respira?

Começando pela respiração branquial, que seria a dos peixes, polvos e lulas. Estes animais respiram por meio de brânquias, também conhecidas como guelras. A água passa pela boca do animal e passa pelas brânquias, saindo pela abertura que existe em cada uma delas.

Quanto tempo vive um molusco?

O molusco Arctica islandica, originário do Atlântico Norte, vivem em média 400 anos - já foram encontrados exemplares de mais de 500 anos.

O que são as valvas dos moluscos?

Valva é a designação dada em malacologia a cada uma das partes articuladas da concha de um molusco.

Quais os sistemas dos moluscos?

Os moluscos possuem um sistema nervoso bem desenvolvido, apresentando um plano fundamental que consiste em um anel nervoso em volta do esôfago de onde partem cordões nervosos. Os moluscos contam também com um sistema sensorial bastante eficiente, sendo observadas estruturas como olhos e tentáculos.

Por que os moluscos têm esse nome?

O nome Molusco é proveniente do latim, "molluscus", que indica a presença de corpo mole em suas estruturas. Isso ocorre porque estes animais não possuem vértebras, sendo caracterizados como seres invertebrados.

Quais são os animais que são moluscos?

Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.

O que é a respiração branquial?

A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas. As brânquias permitem que a troca gasosa ocorra entre o sangue do animal e o ambiente aquático, sendo, portanto, uma estrutura presente apenas em animais que vivem na água.

Como é feita a respiração dos anfíbios?

Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.

Qual o sistema respiratório da minhoca?

A respiração da minhoca é cutânea, ou seja, as trocas gasosas ocorrem através da pele ao longo de todo seu corpo.

Artigo anterior
Quanto gasta de internet ver netflix?
Artigo seguinte
Como funciona a depreciação na contabilidade?