Como funciona a bioconstrução?

Perguntado por: Gaspar Mateus de Cardoso  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

Bioconstrução é uma técnica construtiva que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, criando sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água e energia. Esse tipo de moradia traz conforto para os moradores ao adaptar-se ao clima local, além de oferecer um estilo de vida sustentável e econômico.

Quais são as técnicas utilizadas na bioconstrução?

7 técnicas de bioconstrução para fazer uma casa ecológica
  • Pau a pique ou casa de taipa. A tradicional técnica do norte e nordeste brasileiros usa uma terra argilosa com pelo menos 40% de argila. ...
  • Cob. ...
  • Adobe. ...
  • Superadobe. ...
  • Hiperadobe. ...
  • Taipa de Pilão. ...
  • Tijolo de solo-cimento.

Qual o objetivo da bioconstrução?

O objetivo é que a construção seja menos tóxica e invasiva para os moradores. A Bioconstrução abrange uma série de tecnologias e a viabilidade ecológica, econômica e social e sua aplicação depende, principalmente, da avaliação do local da obra.

Quais são os benefícios da bioconstrução?

Vantagens da bioconstrução

Redução da quantidade de resíduos gerada; Redução do consumo energético; Troca de conhecimentos na comunidade; Preservação do meio ambiente.

Quanto custa uma casa bioconstrução?

Argila, areia, palha e pouco menos de R$ 8 mil. Esses são os ingredientes básicos para construir uma casa sustentável, segundo o manual do norte-americano Brian Liloia, mais conhecido como Ziggy.

Bioconstrução: 4 técnicas incríveis

20 questões relacionadas encontradas

Que tipo de construção é mais barata?

Tanto a alvenaria quanto a construção a seco são opções que podem ser o sistema construtivo mais barato para a sua obra, tudo dependerá do seu objetivo e suas necessidades.

Quanto custa casa de superadobe?

Khalili calcula que o custo de uma casa pequena em superadobe é de 150 euros. “Uma casa pequena pode ser construída em um a dois dias, por 3 pessoas sem experiência anterior”.

O que é a bioconstrução?

Em termos gerais, a bioconstrução é conhecida como a concepção de ambientes sustentáveis a partir do emprego de materiais e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, levando em conta parâmetros como a adequação às condições locais e o tratamento de resíduos.

Quais são as técnicas da permacultura?

As técnicas utilizadas na Permacultura incluem: a agroecologia, uma ciência que fornece os princípios para o desenvolvimento de sistemas agrícolas que sejam produtivos e ao mesmo tempo preservadores dos recursos naturais; a bioconstrução, que consiste em construir edificações sustentáveis e menos agressivas ao meio ...

O que é permacultura e bioconstrução?

Permacultura e a bioconstrução

Trata-se de uma atividade, considerada por muitos como uma filosofia de vida, que procura produzir recursos básicos para o ser humano sem agredir a natureza.

Qual o objeto de estudo da arquitetura?

O principal objetivo do arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente.

O que é e como é feita a permacultura?

A permacultura engloba estudos e práticas das áreas do design biofílico, engenharia ecológica, arquitetura bioclimática, arquitetura sustentável e construções sustentáveis, unindo conhecimentos tradicionais e científicos em relação ao uso do solo agrícola, interligando o clima, nutrientes, plantas, animais, gestão da ...

Qual é a origem das construções de taipa de mão?

Qual a origem da taipa? Não é possível dizer com exatidão quando a taipa de mão começou a ser utilizada, o que se sabe é que ela é empregada desde os tempos remotos do Oriente, tendo sua origem herdada dos romanos. Na África, sua utilização data de muito antes da colonização europeia.

Qual a diferença entre adobe e taipa?

No Brasil, para onde levámos esta técnica de construção, é designada por taipa de pilão. No adobe, palavra com étimo igualmente árabe, por sua vez, utilizam-se tijolos cozidos ao sol, às vezes acrescidos de palha ou erva, para o tornar mais resistente, e pedra da região.

Como deixar o barro mais resistente?

Os principais aditivos são: Esterco de vaca ou cavalo que são estabilizantes químicos da massa. Grãos, fibras, folhas secas e limpas, capins e palhas que estabilizam a massa e “amarram” internamente as partículas de areia e solo. Cimento, cal e ou cinzas que proporcionam uma liga mais resistente e mais durável.

Como fazer parede de terra?

Passo a passo:
  1. Misture a terra e a areia de maneira que quase se tornem uniformes;
  2. Triture bastante o esterco e misture-o à seco com a terra e a areia;
  3. Forme um monte com um furo no meio, parecido com um vulcão, e coloque água nesse buraco, jogue de pouco em pouco de forma que a água não escorra pela lona;

Quais são os três princípios básicos da permacultura?

Princípios de Permacultura | Éticas de Permacultura. O centro da permacultura está nos três princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilha justa. Eles formam a base do design em permacultura e também se encontram na maioria das sociedades tradicionais.

Quais são os pilares básicos da permacultura?

A permacultura possui alguns princípios básicos e entre eles estão:
  • Trabalhar com a natureza, não contra ela;
  • A diversidade proporciona estabilidade;
  • Resolver problemas localmente;
  • Completar ciclos;
  • Observar e interagir;
  • Produzir mais energia do que é consumida;
  • Evitar o desperdício;
  • Captar e armazenar energia;

Quais são os princípios de planejamento da permacultura?

A permacultura possui três éticas e alguns princípios de planejamento que são baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra.

Como surgiu a bioconstrução?

Surgiu a partir das influências africanas e portuguesas em conjunto com as tipologias indígenas, e permitiu a construção de alvenarias de vedação no período colonial, principalmente para as divisórias internas das casas construídas com “terra batida” (comentada no parágrafo a seguir).

O que é Hiperadobe?

O Hiperadobe é uma técnica de bioconstrução, onde sacos raschel são preenchidos com terra e através de compactação manual, as camadas se estabilizam em um material portante e seguro. Por isso são pesadas e necessitam de um bom nivelamento do solo.

Como é feita a taipa de pilão?

O processo conhecido como taipa de pilão consiste na construção de paredes com a utilização de terra compactada em formas de madeira. A terra vai sendo compactada, com o auxílio de um pilão, a cada 10cm, aproximadamente, e as formas vão sendo reposicionadas, para dar continuidade ao processo.

Qual a diferença entre Adobe e superadobe?

O adobe é um material que consiste em terra compactada com materiais orgânicos, como milho, feno e esterco animal. É um dos materiais de construção mais antigos do mundo, embora seus componentes possam variar. O superadobe também é fabricado a partir de terra e de materiais orgânicos.

O que é adobe na construção civil?

Um dos mais antigos materiais de construção utilizados no mundo é o tijolo de adobe. Sua composição traz terra crua, água, palha e fibras naturais (como esterco de gado), que são moldados artesanalmente em fôrmas e cozidos ao sol. Seu uso se concentrou especialmente nas regiões quentes e secas.

Artigo anterior
Quais foram as consequências da vitória romana nas guerras púnicas?
Artigo seguinte
Como posicionar o paciente no leito?