Onde é um pronome?

Perguntado por: Matheus Macedo Alves  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Pronomes. Para compreender também a diferença entre "onde e aonde", vale revisar o que são pronomes e seus principais tipos, afinal, "onde" é um pronome relativo. Pronomes são palavras que estão juntas com os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.

Em que é onde?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Onde ou em que pronomes?

Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão.

Onde é advérbio ou pronome?

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Como classificar a palavra onde?

Segundo a Gramática, a palavra “onde” e “aonde” são exemplos de palavras que possuem duas classificações: a de advérbio, e a de pronome relativo. A dupla classificação, que diz respeito à classe gramatical das palavras, vem do fato de que tudo depende do contexto de uso!

O que é um Pronome? - Resumo para o ENEM: Português | Descomplica

27 questões relacionadas encontradas

Qual a classificação da palavra onde?

Quanto à classe gramatical, onde pode ser advérbio interrogativo (quando usado para fazer perguntas diretas ou indiretas) ou pronome relativo (quando introduz uma oração adjetiva).

Onde é um pronome na frase?

Questão 1 – O termo “onde” é um pronome na frase: a) “Onde havia florestas construímos cidades de concreto [...]” c) “[...] não é onde queremos viver [...]” d) “[...] então no fim de semana rumamos para onde há floresta ou praia [...]”

Quais são os advérbios de lugar?

Advérbio de lugar

Aqui, ali, aí, cá, lá, atrás, perto, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, à esquerda, à direita, de cima, onde, acima, defronte etc.

Onde pode ser substituída por em que?

O pronome relativo onde é utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais. Pode ser utilizado juntamente com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento.

Em que no qual Onde?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

Quando se usa o pronome relativo QUE?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Como substituir a palavra que em uma redação?

Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar. Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Como posso substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  1. qual. ...
  2. o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. de. ...
  6. exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Em que pode ser substituído por qual palavra?

Nos casos em que onde pode ser substituído por “em que”, “aonde” pode ser substituído por “a que”/ “ao qual”/ “à qual”. Observe: Aonde você o levou?

Como identificar um advérbio de lugar?

Advérbio de lugar: aqui, ali, aí, cá, lá, atrás, perto, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, à direita, à esquerda. Advérbio de modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, calmamente, alegremente, à vontade, ao léu. Advérbio de negação: não, tampouco, de maneira alguma.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

O que é advérbio de tempo?

→ Advérbio de tempo

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.

Qual o pronome da frase?

Pronome é a palavra que se usa para substituir o nome do objeto ou da pessoa já indicados anteriormente em uma frase. Toda expressão que tem o papel de retomar o sujeito da sentença é considerada um pronome. Portanto, as frases com palavras como ele, ela, que, neste e tantas outras podem ser consideradas pronominais.

O que é pronome em uma frase?

O que é um pronome:

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.

Quais são seus pronomes?

São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas; Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais.

O que é pronome relativo exemplos?

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que saiu.

Como saber a função do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Artigo anterior
Como vinagre para os dentes?
Artigo seguinte
Quais os benefícios dos exercícios abdominais?