Tem crase antes de nome masculino?

Perguntado por: Mauro Carlos Leal Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)

A crase não deve ser empregada junto a palavras masculinas. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for masculina, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Tem crase antes de Nome próprio masculino?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).

Tem crase antes de pessoa?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Qual artigo usa antes da palavra masculina?

1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Pode usar crase antes de nome de cidade?

Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. ... Assim sendo, nada de crase: Bem-vindos a Salvador.

CRASE ANTES DE PALAVRA MASCULINA? PODE???

28 questões relacionadas encontradas

Tem crase antes de nome de Estado?

Só dois estados brasileiros admitem a crase: a Bahia e a Paraíba. Bem-vindos à Bahia. Vamos à Paraíba e a Santa Catarina.

Como saber se há crase antes de nomes de lugares?

Para saber se um nome de lugar admite ou não a anteposição do artigo feminino "a", deve-se substituir o termo regente por um verbo que peça a preposição "de" ou "em". A ocorrência da contração "da" ou "na" prova que esse nome de lugar aceita o artigo e, por isso, haverá crase. Por exemplo: Vou à França.

Qual é o artigo da palavra masculina?

Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos. “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino.

Qual artigo Usa-se antes da palavra feminina?

Use crase:

Antes de palavras femininas que aceitam o artigo definido: Congresso pode aprovar novas restrições à propaganda de bebidas alcoólicas. Para saber se a palavra feminina aceita ou não o artigo, troque-a por uma masculina: Congresso pode aprovar novas restriçõesao consumo de bebidas alcoólicas.

Quais são os artigos masculinos?

Há dois tipos de artigos:
  • Artigos definidos: o, os, a, as;
  • Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Tem crase antes de senhora?

Portanto, os pronomes de tratamento não admitem crase antes de si. OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita .

Tem ou não tem crase?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quanto a não tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Pode usar artigo antes de nome próprio?

No Brasil, na linguagem oral, informal, o emprego do artigo antes de antropônimo ("nome próprio de pessoa") varia de região para região. No Nordeste, por exemplo, não há artigo. Lá, as pessoas vão votar "em Dilma" ou "em Serra" (ou em nenhum dos dois).

O que é um artigo feminino?

Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o número (singular ou plural) e o gênero (masculino ou feminino) desses substantivos. ... A: artigo definido indicativo do feminino singular: a amiga. As: artigo definido indicativo do feminino plural: as amigas.

Quando utilizar o artigo A?

Saiba quando devemos usar os artigos definidos
  1. A diferença principal é a intenção de especificar ou generalizar. ...
  2. Antes de nomes de pessoas, é um caso facultativo: eu tanto posso fazer referência “a Paulo” quanto “ao Paulo”. ...
  3. Antes de pronomes possessivos, é outro caso facultativo.

Como identificar um artigo?

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

O que é artigo exemplos em frases?

Este tipo de artigo irá determinar os substantivos de forma particular, precisa e objetiva, onde irá individualizar os indivíduos e objetos. São artigos definidos: o, a, os e as. Exemplos de frases com artigos definidos: Ele viu o professor de matemática.

O que é um artigo de um texto?

Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas.

Quando usar crase exemplos?

Quando usar a crase?
  • Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  • Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
  • Portanto:
  • Atenção! ...
  • Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
  • Resolução.

Foi a Paris tem crase?

Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc.

Quando o uso da crase é facultativo?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Foi a Brasília tem crase?

Enquanto Brasília não admite artigo definido, a Bahia é antecedida do artigo definido “a”. Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).

Tem crase antes de Brasília?

Sem artigo, nada de crase: Vou a Brasília. Voltei da Paraíba. Se, ao voltar, volto da, crase no a.

Artigo anterior
Como se faz uma tutela?
Artigo seguinte
Quanto custa 1 kWh em reais 2021 BA?