Como funciona a adjudicação de bens?

Perguntado por: Vitória Catarina Cruz de Branco  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

O que acontece depois da adjudicação?

inferior ao dos bens, o requerente da adjudicação depositará de imediato a diferença, que ficará à disposição do executado; superior ao dos bens, a execução prosseguirá pelo saldo remanescente.

Em que consiste a adjudicação de bens?

“a adjudicação é um ato executório, um ato processual de índole coativa, por meio do qual o Estado, no exercício de sua função jurisdicional, e para realização da sanção formulada no título executivo, transfere ao exequente, ou outro credor, para satisfação e extinção do seu crédito, bens do devedor”.

Quando cabe adjudicação de imóvel?

A ação de adjudicação compulsória é cabível sempre que houver uma recusa ou impedimento pessoal para que se faça uma escritura de compra e venda, permitindo o registro da operação no Registro de Imóveis.

Quem pode adjudicar um bem?

Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...

ADJUDICAÇÃO

39 questões relacionadas encontradas

Quem pode requerer adjudicação?

Quem pode requerer a adjudicação? Na execução, o direito à adjudicação também pode ser exercido por outros credores que tenham penhorado o bem, assim como pelo cônjuge, companheiro, ascendentes e descendentes do executado.

Quem pode pedir adjudicação do bem penhorado?

O parágrafo 5º do artigo 876 do Novo CPC estabelece as pessoas habilitadas a pedir a adjudicação de bens da seguinte forma: ... 889, incisos II a VIII , pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cônjuge, pelo companheiro, pelos descendentes ou pelos ascendentes do executado.

O que é adjudicação do imóvel?

A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

Quando cabe à adjudicação compulsória?

Na prática, alguns dos casos que ensejam a ação de adjudicação compulsória são: -Quando houver recusa do vendedor em realizar a escritura de compra e venda; -Quando houver impossibilidade do vendedor realizar a escritura de compra e venda; -Quando o vendedor não puder ser localizado para realizar a outorga.

O que é melhor adjudicação compulsória ou usucapião?

Ação de usucapião é mais demorada e burocrática. Entretanto, é necessário comprovar apenas a existência de área usucapível, a vontade de ser dono e o lapso temporal transcorrido; A ação de adjudicação compulsória é mais rápida. Todavia, é necessário comprovar a aquisição do bem imóvel.

O que significa adjudicação de herança?

Adjudicação é ação judicial perante o qual se considera e se define que a propriedade de uma coisa, ou seja, um bem imóvel ou móvel se atribui do seu primeiro dono (transmitente) para o credor (adquirente), que a partir de então apropria-se dos direitos de posse e domínio específicos a toda e qualquer alienação.

O que é ato de adjudicação?

Adjudicar é o ato de atribuir, ao vencedor do certame, o objeto da licitação.

O que é pedido de adjudicação em inventário?

O que é carta de adjudicação? É o ato judicial que concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém. Prevista no artigo 876 do Novo CPC, a carta de adjudicação é a forma preferencial de expropriação e como expresso no artigo 825 visa execução por quantia certa.

O que é adjudicação e homologação é que acontece após esses atos?

Adjudicação é o ato pelo qual a Administração atribuiu ao licitante vencedor o objeto da licitação. Homologação é o ato pelo qual é ratificado todo o procedimento licitatório e conferido aos atos licitatórios aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários.

Quanto tempo demora um processo de adjudicação compulsória?

O titular do imóvel será intimado para se manifestar ou outorgar a escritura em até 15 dias. Caso não se manifeste, a inação será contada como concordância com o processo e ele terá de pagar as custas do processo.

Como transferir veículo adjudicação?

Na transferência de um veículo automotor via carta de adjudicação, é preciso fazer a transferência de propriedade do proprietário anterior para o adquirente. Para realizar o processo de transferência é necessário levar o veículo para vistoria.

O que é o princípio da adjudicação compulsória?

Princípio da Adjudicação Compulsória: por esse princípio, se a Administração atribuir o objeto licitado a alguém, deverá fazê-lo ao vencedor da licitação.

Qual é o rito da ação de adjudicação compulsória?

15, o compromissário poderá propor, para o cumprimento da obrigação, ação de adjudicação compulsória, que tomará o rito sumaríssimo." Lembrando que o novo CPC (lei 13.105/2015) substituiu o procedimento sumaríssimo pelo procedimento comum previsto nos artigos 318 e seguintes.

Qual a diferença entre adjudicação compulsória e outorga de escritura?

De toda sorte, para se obter a outorga de escritura exige-se a prova de existência do contrato de compromisso de compra e venda e da quitação integral do preço. A ação de adjudicação compulsória é remédio processual destinado a promover o registro imobiliário necessário à transmissão da propriedade.

Quem pode assinar o auto de adjudicação?

A adjudicação considera-se perfeita e acabada com a lavratura e assinatura do auto pelo juiz, pelo adjudicante, pelo escrivão e, se for presente, pelo executado, expedindo-se a respectiva carta, se bem...

Tem legitimidade para adjudicar o bem penhorado na execução de título extrajudicial de pagamento de quantia?

Adjudicação do bem penhorado é prevista no artigo 825, I do CPC/2015, constitui uma das formas de se expropriar bens do executado na execução de quantia certa contra devedor solvente. Reza ainda o artigo 904, II CPC que uma das formas de se realizar o pagamento ao credor se dá para levar adjudicação do bem penhorado.

Quem tem legitimidade para adquirir o bem em alienação?

Qualquer pessoal Natural ou Jurídica, de direito privado ou de direito público, pode alienar em garantia. Está claro que essa medida de alienação fiduciária não é um privilegio apenas de rede bancária ou financeira, vez que, possibilita a utilização por particulares e por pessoas jurídicas de direito público.

Para que serve carta de adjudicação?

A adjudicação é ato judicial que estabelece e declara que a propriedade imóvel deve ser transferida de seu primitivo dono para o credor, para que este satisfaça seu crédito. Possui natureza constitutiva, gerando direitos de domínio e posse ao credor.

O que vem primeiro homologação ou adjudicação?

A Lei nº 8.666 determina que a autoridade superior realize, primeiramente, a homologação do resultado da licitação. Em momento logicamente posterior, promoverá a adjudicação.

Quais os requisitos da usucapião extrajudicial?

Nesta modalidade são exigidos os seguintes requisitos: posse mansa e pacífica, sem oposição; período temporal de 5 anos; que o possuidor aja como se dono fosse, mas aqui acrescenta a necessidade de o possuidor ou a sua família torne a propriedade produtiva e que o imóvel rural não ultrapasse a 50 hectares.

Artigo anterior
Qual a diferença entre violão acústico e clássico?
Artigo seguinte
Como se chamava a prática da venda de indulgências por parte da Igreja Católica?