Como as periodontites podem ser classificadas?

Perguntado por: Isabela Ribeiro Leite  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

A periodontite foi classificada em crônica e agressiva localizada ou generalizada, doença periodontal necrosante e doença periodontal como manifestação de doenças sistêmicas.

Como classificar a periodontite?

Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular. Grau 2: bolsa periodontal larga e profunda em uma superfície radicular. Grau 3: bolsas periodontais profundas em duas ou mais superfícies radiculares. Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular.

Como determinar o grau da periodontite?

o Grau A – progressão lenta (razão % perda óssea/idade até 0,25 mm) e sem fatores de risco (tabagismo ou diabetes mellitus). o Grau B – progressão moderada (razão % perda óssea/idade 0,25-1 mm). Fatores de risco : fumantes abaixo de 10 cigarros ao dia ou HbA1c < 7% em pacientes com diabetes.

Quais são as características da periodontite?

A periodontite é uma reação inflamatória desencadeada pelas bactérias na placa dental. Há perda do osso alveolar, formação de bolsas gengivais profundas e, com o tempo, afrouxamento dos dentes. O tratamento envolve raspagem e alisamento radicular e às vezes antibióticos e/ou cirurgia.

Qual a definição de periodontite?

Também conhecida como piorreia ou doença periodontal, a periodontite é uma condição que afeta as gengivas e os dentes, causando grave processo inflamatório justamente por ser o estágio mais avançado da gengivite. Se não for tratada corretamente, pode causar a perda dos dentes e afetar seriamente o maxilar.

NOVA Classificação Periodontal (Estágio,Grau)

35 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre periodontite crônica e agressiva?

As principais diferenças entre a periodontite agressiva e a crônica são a alta taxa em pessoas mais jovens contraindo, a velocidade do desenvolvimento e a capacidade de destruição de ossos e gengiva.

Qual a periodontite mais grave?

A periodontite avançada é o estágio mais avançado da doença periodontal comum, onde o acúmulo de bactérias causa a perda óssea e tecidual. Ao contrário do que muitos pensam, a periodontite avançada não é um quadro odontológico distinto e também não diz respeito a velocidade que a doença acomete o paciente.

O que é a periodontite agressiva?

A periodontite agressiva é uma doença relativamente rara, de progressão rápida e que acomete adolescentes e adultos jovens, na faixa etária dos doze aos trinta anos. Causa rápida perda vertical do osso alveolar de suporte, resultando no aparecimento de bolsas infra-ósseas geralmente profundas.

Como classificar a condição de saúde periodontal e saúde gengival?

A Saúde Periodontal e a Saúde Gengival foram definidas de acordo com a presença ou ausência de perda de inserção clínica como Saúde clínica em um periodonto íntegro e Saúde clínica em um periodonto reduzido (Quadro 3). sangramento à sondagem em menos de 10% dos sítios e ausência de perda óssea radiográfica (Quadro 4).

Quais as fases da doença periodontal?

Essa doença é dividida em três fases: a gengivite, periodontite e periodontite avançada, e para que elas não “aconteçam” é importante que a pessoa faça a higienização completa da boca, além de consultar um odontologista que fará uma raspagem para eliminar a placa bacteriana.

Quais os estágios da doença periodontal?

Veja a seguir, quais os 3 estágios da doença periodontal!
  • Estágio inicial – gengivite.
  • Estágio intermediário – periodontite.
  • Estágio severo – periodontite avançada.

Quais são os principais tipos de doença periodontal?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

O que é periodontite moderada?

A periodontite moderada caracteriza-se por uma perda do nível ósseo de 3 a 4 mm. É a fase intermédia e na qual pode ocorrer alguma mobilidade dentária.

Quais são os graus de mobilidade dentária?

A mobilidade dentária foi estabelecida quanto ao grau em: Grau 1 (mobilidade da coroa do dente de 0,2 - 1,0 mm no sentido horizontal), Grau 2 (mobilidade da coroa do dente excedendo 1,0 mm no sentido horizontal) e Grau 3 (mobilidade horizontal e vertical), utilizando-se 2 cabos de instrumentos20.

O que causa periodontite severa?

A principal causa da periodontite é a placa bacteriana nos dentes, também chamada de placa dental ou biofilme. Outros fatores de risco como o hábito de fumar ou a diabetes não controlada também podem contribuir para o desenvolvimento da periodontite.

O que é periodontite apical aguda?

Periodontite Apical Aguda é uma resposta inflamatória aguda no ligamento periodontal. Esta é caracterizada por aumento da permeabilidade vascular, com consequente edema, que leva ao aumento da pressão hidrostática tecidual. Como resultado, fibras nervosas são comprimidas gerando dor (LOPES; SIQUEIRA, 2004).

Quando a periodontite é generalizada?

É considerada generalizada quando a perda de inserção interproximal afeta pelo menos 3 dentes permanentes além dos primeiros molares e incisivos. A perda de inserção acontece em períodos episódicos de destruição pronunciada.

Quando a periodontite é irreversível?

A periodontite tem cura, porém os danos que ela causa são irreversíveis. Nesse caso, se ocorrer perda óssea ou o rompimento dos ligamentos periodontais, não será possível a recuperação deles. A forma mais efetiva de evitar qualquer tipo de dano permanente da periodontite, é o diagnóstico precoce.

Quem tem periodontite tem que extrair os dentes?

Olá, o simples fato de ter algum tipo de doença periodontal (periodontite) não condena um dente (não se faz necessária a extração automaticamente).

É possível reverter a periodontite?

Para reverter esse problema é feita a redução da bolsa periodontal ou uma cirurgia a retalho para a remoção desse acúmulo de placa.

O que fazer quando a periodontite está avançada?

Em casos em que a periodontite está em um estágio mais avançado, a cirurgia pode ser indicada. Os tipos mais comuns são o enxerto de gengiva e o enxerto ósseo. Somente o cirurgião-dentista é quem pode avaliar qual será a melhor indicação.

Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.

Como a periodontite é tratada?

O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.

Artigo anterior
Como invocar o olho?
Artigo seguinte
Quantos reatores explodiram em Chernobyl?