Qual é a diferença do raio relâmpago e trovão?
Perguntado por: Jaime Batista Melo | Última atualização: 21. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)
Então, agora você já sabe a diferença entre raio, relâmpago e trovão: o primeiro é a descarga elétrica formada pelo encontro de partículas de cargas opostas; o segundo, é a luz emanada por esta descarga e, o terceiro, é o som da descarga elétrica aquecendo e expandindo rapidamente o ar.
Qual a diferença entre raios relâmpagos e trovões?
A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.
O que vem primeiro o trovão ou o relâmpago?
Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo. “O motivo pelo qual nós vimos o raio antes e ouvimos o trovão depois, está relacionado com a velocidade da luz, que é muito maior do que a velocidade do som”, destaca o docente.
Como se formam os raios relâmpagos e trovões?
Os raios são descargas elétricas geradas pelo atrito de massas de ar nas nuvens, e os trovões resultam da expansão de massas de ar aquecidas pelos raios.
O que gera um raio?
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Raios, relâmpagos e trovões | O que são e como se precaver
Porque o trovão treme a terra?
Isso acontece devido à força gravitacional da Terra, já que, embaixo d'água, a velocidade do som é aumentada, mas não chegando à velocidade da luz.
O que provoca o barulho do trovão?
Trovão, por sua vez, é o som gerado pelo rápido aquecimento e expansão do ar na região da atmosfera onde a corrente elétrica do raio circula. Campeão mundial em incidência de descargas elétricas, o Brasil registrou uma média anual de 77,8 milhões de raios entre os anos de 2000 e 2006.
Qual é o mais forte raio ou relâmpago?
Se o relâmpago nada mais é do que a luz, isto significa que ele viaja a uma velocidade aproximada de 300 mil km/s — e nada, até onde se sabe, é mais veloz que a luz. Já o trovão, por se tratar de uma onda sonora, propaga-se pelo ar em torno de 340 m/s, ou seja, bem mais lento que o relâmpago.
Pode ter raio sem trovão?
Os relâmpagos esféricos podem se mover ou ficar parados, podem ser silenciosos ou produzir estalos, durar poucos segundos ou alguns minutos e desaparecem lenta ou subitamente em silêncio ou produzindo um ruído.
Pode ficar com o celular quando está trovejando?
Não há qualquer risco em usar o celular durante os períodos de tempestade. Afinal, a utilização do dispositivo não faz com que você esteja mais propício a ser atingido por um raio. E não há nenhum outro tipo de interferência que o seu aparelho possa produzir e consequentemente lhe causar algo.
Por que o raio faz barulho?
Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
O que acontece quando as nuvens se chocam?
A transferência de carga ocorre devido à troca de massa durante o choque entre as partículas de gelo. Para regiões da nuvem com temperaturas abaixo de -15ºC, o granizo fica carregado negativamente e o cristal de gelo fica carregado positivamente após a colisão.
Como saber se um raio caiu perto de você?
Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Quais são os três tipos de raios?
- Raio negativo: é o mais comum. ...
- Raio positivo: neste tipo de raio, acontece o inverso. ...
- Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios.
O que acontece quando um raio cai no chão?
Quando um raio atinge o solo, sua corrente aquece o solo e se for muito intensa poderá ocorrer a fusão de pequenas pedras, formando um pedregulho de aspecto estranho.
Quanto é a voltagem de um raio?
Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.
É possível um raio atravessa o telhado?
“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.
O que atrai o relâmpago?
Basicamente, raios são descargas atmosféricas que, em regiões tropicais, como o Brasil, costumam ocorrer durante a ocorrência de chuvas. Essas descargas tendem a ser atraídas pelos pontos mais altos de um local, especialmente se ali houver algum objeto metálico, como uma antena, por exemplo.
O que é pior trovão ou relâmpago?
"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.
O que a Bíblia fala sobre os trovões?
Quando o SENHOR fala, raios de fogo riscam o céu. A voz do SENHOR sacode o deserto; ele faz tremer o deserto de Cades. Assustadas com os trovões, as corças na floresta dão suas crias antes do tempo; a voz do SENHOR arranca a casca das árvores do bosque.
É perigoso sair com relâmpago?
Os raios podem ser perigosos. Quando estão caindo por perto, você está sujeito a ser atingido diretamente por eles. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1milhão. A maioria das mortes e ferimentos não acontecem devido a incidência direta de um raio.
Qual é o perigo do relâmpago?
Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.
O que não fazer durante uma trovoada?
Durante as tempestades fique em casa. Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.
O que significa trovão no mundo espiritual?
Os raios e os trovões aparecem com constância nos mitos das civilizações do passado. Profetas, sábios, escribas e feiticeiros os interpretavam como manifestações divinas, considerados principalmente como reação de ira contra as atitudes dos homens.
O que é preciso fazer para se proteger dos raios?
A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d'água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a ...
Como finalizar Processos inúteis no PC?
O que é togaf?