Como ficou a passagem dos idosos de 60 anos?
Perguntado por: Guilherme Emanuel Neto | Última atualização: 19. April 2024Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)
Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
Quem tem 60 anos não paga mais passagem?
O artigo 40 do Estatuto do Idoso prevê a quantia de dois assentos gratuitos para pessoas com idade a partir de 60 anos para viagens entre estados diferentes, mas desde que seja comprovado renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as duas vagas já estejam ocupadas, há desconto de 50% no valor das passagens.
Como ficou a situação do bilhete do idoso com 60 anos?
IDOSOS COM IDADE ENTRE 60 A 64 ANOS
Enquanto não há a liberação da gratuidade no Bilhete Único Personalizado (Comum), o idoso com idade entre 60 e 64 anos tem direito à gratuidade ao apresentar o RG, ou outro documento oficial com foto, ao motorista ou cobrador ao desembarcar pela porta da frente do ônibus.
Como ficou a gratuidade dos idosos nos ônibus?
No transporte interestadual, garante a reserva de dois assentos gratuitos, além de conceder desconto de 50% no valor da passagem aos cidadãos maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Como funciona a lei da passagem gratuita para idosos?
Conheça seus direitos A Lei Estadual nº 15.179/2013 garante uma passagem gratuita por idoso (pessoa com 60 anos de idade ou mais). Válido em todos os horários do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional, limitado a dois assentos por veículo.
Prefeito anuncia volta da gratuidade para idosos de 60 anos
Vai voltar o bilhete do idoso de 60 anos?
A partir do dia 01/02/2023 os idosos com idade entre 60 a 64 anos poderão carregar a gratuidade no Bilhete Único Personalizado (Comum) que já possuem, basta aproximar o cartão de um equipamento de recarga.
Quem tem 60 anos têm direito ao passe livre?
Passe Livre Intermunicipal para idosos e pessoas com deficiência é direito garantido por lei – Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos.
Como tirar o cartão do idoso para transporte?
Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.
Como fazer o Cartão de Gratuidade de ônibus?
O beneficiado deve fazer pré-cadastro no site da JTP, em seguida comparecer a um ponto de cadastro com documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço atualizado) e Folha Resumo do Cadastro Único.
Como fazer o cartão do idoso?
- Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
- Completar o cadastro no Portal de Atendimento SP156 com as informações necessárias para o serviço "Cartão de estacionamento idoso - Solicitação";
- Ler e concordar com o termo de aceite eletrônico;
Quem tem 60 anos vai pagar condução?
Já o estatuto do idoso, através da lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que maiores de 65 anos têm direito à gratuidade no uso de transportes públicos coletivos municipais, exceto nos serviços especiais. Para fazer uso do benefício, o idoso deve apresentar um documento que comprove sua idade.
Onde tirar o cartão Top para idoso?
Como solicitar o benefício no Cartão TOP
A solicitação pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos mais de 80 estabelecimentos credenciados, distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.
Quem tem 60 anos paga passagem de ônibus?
O idoso, com direito à gratuidade, poderá marcar o seu bilhete de viagem a partir de 30 dias úteis até 3 horas do início da viagem.
Qual a idade para ter o cartão do idoso?
Para a emissão do cartão do idoso pela internet, o cidadão deve ter idade igual ou superior a 60 anos, ser habilitado no Estado de São Paulo e domiciliado em município não integrado ao SNT.
Quantas viagens pode fazer com o Bilhete Único do idoso?
USO DO BILHETE É LIMITADO A 5 VIAGENS DIÁRIAS PARA O IDOSO.
Qual a idade para conseguir o passe livre do idoso?
O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais. Para que o idoso tenha acesso à gratuidade, ele deve apresentar qualquer documento que comprove sua idade.
Como saber se tenho direito a gratuidade no Bilhete Único?
Para fins de liberação da gratuidade a renda familiar per capita, calculada pelo CadÚnico, deverá ser inferior a 1,5 salários-mínimos.
Quem tem 60 anos têm direito a passagem gratuita no Rio de Janeiro?
Governador do Rio de Janeiro veta lei da Alerj que concedeu gratuidade nos transportes intermunicipais para idosos de 60 a 64 anos. Atualmente este direito está garantido apenas para os com mais de 65 anos.
Como comprar passagem gratuita para idoso pela internet?
Como reservar passagem de ônibus gratuita para idoso pela internet? A reserva de passagem de ônibus gratuita para idoso não pode ser feita pela internet. Deve ser solicitada pessoalmente no guichê da empresa de ônibus com antecedência mínima de três horas em relação ao embarque.
Onde tirar carteira de idoso para viajar de graça?
É por meio desse procedimento que a pessoa irá comprovar que tem mais de 60 anos e que tem o rendimento inferior a dois salários mínimos. Após esta etapa, o cidadão poderá emitir o documento através do site Carteira do Idoso – Cidadania ou pela própria unidade do CRAS de forma presencial.
O que precisa para fazer Carteira do Idoso no Cras?
- Ter renda individual de até 2 salários mínimos; - Não possuir comprovação da renda formal; - Estar cadastrado(a) no CadÚnico. O atendimento nos CRAS, Centros Pop e unidades do Descomplica SP é imediato e gera uma declaração provisória válida por 180 dias, que já pode ser usada para solicitar passagens.
Quem tem 60 anos paga Metrô?
Desde 01/02/2023, o embarque nas estações da CPTM é gratuito para pessoas a partir de 60 anos com o Bilhete Único ou o Cartão TOP. O embarque com documento só é permitido para quem tiver acima de 65 anos.
O que o idoso não paga?
Além de gratuidade nos transportes, Estatuto do Idoso garante desde isenção de IPTU até pensão alimentícia paga pelos filhos.
Quais são as quatro dívidas que o idoso não precisa pagar?
Idosos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC e LOAS não precisam pagar juros de cinco tipos de dívidas, com cobranças abusivas e muita gente não sabe. Entre elas estão contas de água, energia, gás, empréstimos de bancos e financeiras, além de boletos de consumo.
Quem tem 60 anos já é idoso?
O Projeto de Lei 5628/19 eleva de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa para efeitos legais.
O que significa encaminhar ligações no iPhone?
Quais os tipos de poluentes?