Como corrigir o solo ácido?

Perguntado por: Margarida Miriam de Domingues  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

Eliminando a acidez do solo
A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo. O calcário tem com o objetivo elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralizar o alumínio e corrigir o pH.

O que fazer para corrigir a acidez do solo?

A principal prática para a correção da acidez é a calagem que, através do calcário é capaz de neutralizar os íons de H+ presentes na solução do solo, reduzindo seu pH. Entender esse processo é fundamental para a boa realização da prática, garantindo melhores resultados.

O que torna o solo ácido?

É considerado um solo ácido aquele com pH abaixo de 5,5, o qual estaria saturado de H⁺ e com maior presença de Al³. Os solos com pH acima de 7 são solos alcalinos. A faixa ideal de pH para as plantas gira em torno de 6 a 7, pois nessa faixa os nutrientes se encontram mais disponíveis.

Quais os fatores que dão origem a acidez dos solos?

A acidez do solo tem origem nas rochas que formam o solo, na interação do solo com o clima - principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada-, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou na reação de ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo.

Que fatores influenciam na acidez do solo?

Na sequência, veja quais são os 4 fatores responsáveis por interferir na acidez do solo.
  1. A presença de certos metais e elementos leva à acidificação. ...
  2. A presença de matéria orgânica está ligada à acidez do solo. ...
  3. O manejo do solo pode conduzir a esse cenário. ...
  4. O material de calagem permite corrigir os baixos índices.

Entenda de vez a ACIDEZ DO SOLO

40 questões relacionadas encontradas

Qual é o produto mais indicado para fazer a correção do solo?

O calcário é o principal produto utilizado para corrigir a acidez do solo.

Qual é o ácido usado na agricultura para neutralizar a acidez do solo?

O reagente Óxido de cálcio se junta à água presente no solo e dá origem ao produto - Ca (OH)2 - uma base que diminui a acidez do solo.

Quando colocar calcário na terra?

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.

Qual a quantidade de calcário por planta?

1/3 a 1/2 da necessidade de calcário (NC), pelo método de saturação de bases, para a camada de 0 a 20 cm. No entanto, deve ser utilizada a dosagem máxima maior que 2,5 t/ha.

Quanto tempo leva para o calcário fazer efeito na terra?

Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.

Qual o benefício do calcário na terra?

BENEFÍCIOS"Entre os benefícios da calagem, os principais estão relacionados à elevação do pH a uma faixa adequada, normalmente entre 5,5 e 6,5, o que, além de reduzir ou eliminar a toxidez por excesso de alumínio ou manganês no solo, favorece a disponibilidade dos nutrientes e a atividade de microrganismos no solo.

Qual insumo é capaz de neutralizar o excesso de acidez dos solos?

O Calcário Calcítico é um corretivo agrícola rico em carbonato, capaz de neutralizar a acidez do solo, melhorar suas propriedades químicas e favorecer a fertilidade do solo. ... Da mesma forma que outros insumos dessa categoria, o que determina a qualidade do calcário calcítico é seu poder neutralizante.

Quais óxidos podem ser utilizados para corrigir a acidez dos solos?

O e CO. O. e CaO. Para resolver um problema de acidez do solo, seria necessário a utilização de um óxido básico (óxidos de metais alcalinos e alcalinos terrosos, principalmente).

Para que serve calcário dolomítico?

Assim, o calcário dolomítico é um insumo utilizado para a correção de acidez no solo que também é capaz de fornecer magnésio. Por essa razão, sua aplicação é recomendada em cultivos que tenham o magnésio como macronutriente.

Quais as principais substâncias utilizadas na correção do solo?

Além dos calcários agrícolas, outros produtos como o calcário calcinado agrícola, cal hidratada agrícola, cal virgem agrícola e escórias (silicatos de Ca e Mg) podem ser utilizados para a correção de acidez do solo.

Qual o melhor calcário dolomítico ou Calcitico?

Em solos que necessitam de calagem, e cujo teor de magnésio está abaixo do recomendado, o ideal é utilizar o calcário dolomítico. Isto é devido à concentração de magnésio, que é acima de 25%, e ao teor de óxido de cálcio varia de 25% a 35%.

O que é adubação de correção do solo?

Adubação de correção

Tem como finalidade a correção das possíveis carências nutricionais do solo. Nela procura-se corrigir principalmente os teores do fósforo e do potássio. Para estabelecer as doses a serem aplicadas utiliza-se análise de solos.

Quais são os tipos de óxidos?

Óxidos
  • Classificação dos Óxidos.
  • Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. ...
  • Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. ...
  • Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si.

Quais os principais corretivos de acidez do solo?

Calagem - Tipos de corretivos de acidez do solo
  • Calcário agrícola. É o produto mais utilizado na correção de acidez, criando condições favoráveis para a fertilidade do solo. ...
  • Cal virgem (óxido) ...
  • Cal hidratada (hidróxido) ...
  • Calcário calcinado. ...
  • Escórias de siderurgia (silicato) ...
  • Carbonato de cálcio.

Quais são os óxidos mais importantes?

Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio. Os óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o mais eletronegativo é o oxigênio.

Qual a diferença entre calcário dolomítico e calcítico?

O calcário pode ser dolomítico ou calcítico, escolher entre um tipo e outro depende da necessidade da planta cultivada e da relação Ca/Mg presente no solo. O calcário pode ser dolomítico ou calcítico, escolher entre um tipo e outro depende da necessidade da planta cultivada e da relação Ca/Mg presente no solo.

Qual sal para corrigir a acidez do solo?

Em sua composição, ele tem Ca (quando é calcítico) ou Ca e Mg (quando é dolomítico) e um ânion, normalmente o carbonato, que é o responsável por corrigir a acidez. O gesso é um sal neutro constituído por Ca e S (CaSO4), normalmente originado como subproduto durante a fabricação do ácido fosfórico.

O que é poder tampão?

RESUMO: O poder tampão do solo define sua capacidade de resistir a variações bruscas de pH devido a adição de materiais ácidos ou alcalinos.

Quais são os benefícios da utilização do calcário?

A calagem ainda tem outros benefícios, como: aumentar a disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo; diminuir a disponibilidade de alumínio e manganês através da formação de hidróxidos, que não são absorvidos; aumentar a mineralização da matéria orgânica com conseqüente maior disponibilidade ...

Qual é a função do calcário nas plantas?

O calcário calcítico é um corretivo agrícola usado para adequar o nível de acidez no solo e deixar ele mais favorável para as plantas. Afinal, plantio de uma horta ou jardim começa muito antes, com a preparação do solo que é a base para as plantas crescerem saudáveis e darem boas flores e frutos.

Artigo anterior
Quando vai começar a pagar o Auxílio Brasil 2022?
Artigo seguinte
Como consultar o Caixa Tem pelo CPF?