Quando um elemento químico emite uma radiação alfa Pode-se dizer que?

Perguntado por: Eduarda Ema Domingues de Alves  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

Gabarito: Quando um átomo emite uma partícula alfa ocorre uma diminuição de duas unidades no número atômico, conforme a primeira lei da radioatividade.

O que é a teoria da radioatividade?

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.

Quais as partículas associadas às radiações nucleares e suas características?

As partículas emitidas por um elemento radioativo podem ser de três tipos: Alfa (α), Beta (β) e Gama (γ). ... Sua capacidade de penetração é, portanto, maior do que todas as outras formas de partículas. Esta radiação é de natureza eletromagnética e portanto, não precisa de um meio material para se propagar.

O que é o material radioativo?

Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. Todo elemento químico apresenta átomos denominados de isótopos, isto é, átomos que possuem o mesmo número atômico e diferentes números de massa.

Quando um elemento químico emite raio β Pode-se dizer que?

A emissão β corresponde à perda de uma carga negativa por parte do núcleo, o que causa o aumento no número atômico em uma unidade.

Radiações Alfa, Beta e Gama - Brasil Escola

42 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando um elemento radioativo emite um raio?

Quando um elemento radioativo emite um raio: a) a, seu número atômico diminui de duas unidades. b) b, seu número atômico aumenta de uma unidade. c) g, ocorre emissão de onda eletromagnética.

O que acontece com um átomo ao emitir a partícula beta?

Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.

Quais os tipos de materiais radioativos?

Principais Elementos Radioativos
  • Carbono (C)
  • Césio (Cs)
  • Cobalto (Co)
  • Estrôncio (Sr)
  • Iodo (I)
  • Plutônio (Pu)
  • Polônio (Po)
  • Rádio (Ra)

Qual é o material mais radioativo do mundo?

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Como saber a presença de material radioativo?

O sinal que indica a presença de radiação pode ser sonoro, uma luz ou a deflexão do ponteiro do medidor. Normalmente, ouvem-se estalos no contador, o que permite a contagem das partículas radioativas.

Quais as 3 principais partículas radioativas com suas características?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Quais os tipos de radiações e suas características?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quando ocorre a radioatividade?

O que é Radioatividade:

A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear.

Como os átomos emitem radiação?

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

Qual o fundamento da radioatividade?

O Fundamento da Radioatividade:

Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas. Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).

Qual é a origem da radioatividade?

Pierre e Marie Curie, em 1898, cunharam a palavra RADIOACTIVITÉ em razão de sua recente descoberta. Ela se forma do Latim RADIUS, “vareta de roda, raio de luz”, mais ACTIVUS, de ACTUS, “algo feito”, de AGERE, “agir, realizar, fazer, colocar em movimento”.

O que é a coisa mais perigosa do mundo?

É o caso do plutônio, considerado pelo Guinness o elemento mais perigoso por poder ser usado em bombas atômicas.

Qual é o produto mais tóxico do mundo?

E médicos receitavam loções de arsênio para tratar dores lombares.
  • ELEMENTO nº 1: O antimônio.
  • ELEMENTO nº 2: O chumbo.
  • ELEMENTO nº 3: O arsênio.
  • ELEMENTO nº 4: O tálio.
  • ELEMENTO nº 5: O mercúrio.

Qual o objeto mais tóxico do mundo?

Pé de Elefante x medula nuclear. Estamos diante do objeto mais tóxico do mundo que está no porão da usina nuclear de Chernobil, denominado Pé de Elefante.

Como a radioatividade pode ser classificada?

Quais os tipos de radioatividade? A radioatividade se apresenta de três maneiras: raios alfa, beta e onda eletromagnética. O raio alfa é composto por partículas positivas, constituídas dois prótons e dois nêutrons, e tem baixo poder de penetração — facilmente barrado por uma folha de alumínio.

Quais são os principais isótopos radioativos?

O iodo 131 é usado no mapeamento da tireoide; o cromo 51, no estudo das hemácias; o tálio 201, no diagnóstico de distúrbios cardíacos, o mercúrio 197, no estudo de tumores cerebrais, o cobalto 60, na destruição de células cancerosas, entre muitos outros.

Quais são os tipos de decaimento radioativo?

Os decaimentos podem ser de três tipos: alfa, beta e gama. Cada um deles corresponde à uma partícula radioativa diferente, que altera o núcleo do átomo emissor de acordo com suas características.

O que ocorre com um átomo quando o mesmo libera partículas alfas e beta?

Esse fenômeno é denominado de decaimento radioativo natural porque ocorre espontaneamente quando o núcleo instável libera partículas alfa (α), beta (β) e/ou gama (γ) (essas três são as radiações naturais liberadas pelos núcleos instáveis, sendo que a radiação gama não é partícula, mas geralmente acompanha a emissão ...

O que a radiação beta emite?

“Quando um núcleo emite uma partícula beta, também emite um neutrino. Um neutrino não tem carga elétrica e quase não tem massa. Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino.

Quem emite radiação beta?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Artigo anterior
O que é um arduino?
Artigo seguinte
Qual é o cachorro com a mordida mais forte do mundo?