Como fazer uma declaração de laqueadura?

Perguntado por: Manuel Ivo Miranda  |  Última atualização: 11. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

Eu,____________________________________________________, portadora da carteira de identidade número:________________ órgão emissor:______________________ venho através deste TERMO solicitar a realização do procedimento cirúrgico para LAQUEADURA.

Como fazer um termo de laqueadura?

Diante do exposto, declaro estar em pleno gozo de minha capacidade civil e ter idade superior a 25 (vinte e cinco) anos e pelo menos, 2 (dois) filhos vivos, e estou ciente dos esclarecimentos acima, manifestando, por meio do presente, que desejo ser submetida à laqueadura, por minha livre e espontânea vontade.

Como se escrever para fazer laqueadura?

Interessados em fazer laqueadura ou vasectomia pelo SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. Foram realizadas em 2022, 1538 laqueaduras em todas as regiões do Estado.

Como preencher a ficha de laqueadura?

Diante do exposto, eu ______________________________________documento de Identidade ______________, idade ______ anos, estou ciente de todos os esclarecimentos que me foram fornecidos e manifesto meu desejo em ser submetida à Laqueadura, por minha livre e espontânea vontade.

Qual o termo técnico para laqueadura?

Também conhecida como ligadura tubária ou de trompas, a laqueadura é um procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher. Trata-se de uma cirurgia simples, realizada por ginecologistas, que promove a obstrução das tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação.

Saiba o que é preciso para fazer laqueadura e vasectomia após mudanças nas regras

44 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 tipos de laqueadura?

A cirurgia pode ser realizada por meio de três diferentes vias: laparoscópica, minilaparotomia e a via vaginal, sendo as duas primeiras mais invasivas — uma vez que exigem incisões na região abdominal — e última a opção menos invasiva de laqueadura tubária, com menor tempo de recuperação em comparação com as outras ...

Qual é o CID da laqueadura?

f) CID da indicação para realização da laqueadura: 142, O90. 3, O26, O23.

Quem faz laqueadura tem direito a algum benefício?

Conforme argumenta o defensor público Bruno Fiorin Hernig, autor da ação, “a cirurgia de laqueadura de trompas é direito da mulher, podendo ser realizada em qualquer estabelecimento médico-hospitalar da rede de saúde SUS, bem como em estabelecimentos a esta conveniados, desde que sejam cumpridos os requisitos legais”.

Qual documento precisa para dar entrada na laqueadura?

✓ Documentos obrigatórios: certidão de casamento/declaração de união estável, carteira de identidade e certidão de nascimento do(s) filho(s). Conforme estabelecido em lei, a esterilização cirúrgica voluntária como método contraceptivo através da laqueadura tubária poderá ser utilizada nas seguintes condições: a.

Precisa de autorização para fazer laqueadura?

Revogada necessidade de consentimento do cônjuge para laqueadura e vasectomia. Mulheres e homens que tenham no mínimo 21 anos de idade ou que possuam ao menos dois filhos vivos poderão, a partir de agora, realizar vasectomia ou laqueadura tubária sem precisar de consentimento do cônjuge.

Quantos dias depois da laqueadura pode ter relação?

A recuperação da fertilidade só será confirmada 30 dias após a operação, quando tiver ocorrido o ciclo menstrual completo. Apesar das chances de gravidez reduzirem até 20% após a reversão da laqueadura, as pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar dentro do período de 12 meses.

Quantos anos dura a laqueadura?

Dez anos após o procedimento, a taxa é de 1,8 para 100 mulheres. A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.

Quantos dias fica no hospital depois da laqueadura?

O procedimento de laqueadura é parecido com o da cesariana. Por isso, a mulher precisa ficar internada por um ou dois dias no hospital. Para evitar o contato do óvulo com o espermatozóide, as trompas de Falópio são cortadas.

Como fazer laqueadura sem cirurgia?

Alternativa à laqueadura cirúrgica, a contracepção histeroscópica é um procedimento irreversível, realizado sem anestesia e incisões, que atua no organismo criando uma barreira natural impedindo a gravidez.

O que precisa para fazer laqueadura pela Unimed?

Como ter acesso ao procedimento? Conforme definido por lei, para a realização do procedimento de Laqueadura Tubária, o cliente deverá observar os seguintes passos: ✓ possuir plano de saúde empresarial ou individual, regulamentado de acordo com a Lei nº 9656/98 – Plano Regulamentado.

Como solicitar laqueadura pelo plano de saúde SulAmérica?

O local credenciado que podemos indicar para você é: Hospital e Maternidade Brasil S.A. Você deverá enviar os documentos necessários para este hospital, para que eles possam encaminhar o pedido de autorização prévia para a SulAmérica.

É possível fazer laqueadura com apenas um filho?

O Projeto de Lei 390/21 permite a esterilização voluntária para homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos.

Quantos dias de atestado da cirurgia de laqueadura?

Qual o tempo de recuperação após a laqueadura por videolaparoscopia? É recomendado 14 dias de afastamento do trabalho, das atividades físicas intensas e das relações sexuais.

Quem pode pedir laqueadura?

Segundo a legislação brasileira, a laqueadura está disponível na rede pública para as mulheres com mais de 25 anos ou dois filhos vivos. Leia mais. Laqueadura é um procedimento de esterilização amplamente requisitado pelas mulheres que não desejam mais engravidar.

Como pedir benefício por cirurgia?

Quais os Requisitos para Receber o Auxílio Doença por Cirurgia?
  1. Estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, ou intercalados nos últimos 60 dias pelo mesmo motivo;
  2. Ter a qualidade de segurado;
  3. Ter contribuído em favor do INSS por pelo menos 12 meses.

Qual o tipo de laqueadura é feita pelo SUS?

A cirurgia pode ser feita de duas formas: por laparotomia, em que se faz um corte na região abdominal, ou laparoscopia, menos invasiva por ser feita com câmera por meio de três pequenas incisões no abdômen. O SUS realiza apenas a laparotomia, o procedimento dura 40 minutos e requer 10 dias de repouso pós-cirúrgico.

Quais os riscos da cirurgia de laqueadura?

Complicações tardias: infecção operatória, infecção urinária, hérnia incisional. 4. Índice de falha: ocorre em média de 6 por 1000 intervenções.

Como é feita a laqueadura junto com a cesárea?

A laqueadura pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).

Qual é a diferença de ligadura para laqueadura?

Ligadura tubária ou laqueadura, é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal.

Porque a laqueadura dói tanto?

O fato de sentir muita dor no período pós operatório pode ser devido a complicações da cirurgia relacionado à feria ou ao período, como acontece com uma simples infecção urinária não diagnosticada.

Artigo anterior
Qual a diferença entre milhões é bilhões?
Artigo seguinte
Qual sabonete entra na cadeia?