O que a prolactina alta pode causar?
Perguntado por: Marcos Rui Ribeiro Azevedo Ramos | Última atualização: 18. April 2022Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)
Infertilidade; Osteoporose; Aumento das mamas nos homens; Diminuição do nível de testosterona e da produção de espermatozoides.
O que a prolactina pode causar na mulher?
De acordo com a literatura médica, o aumento da produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, doença que pode atingir tanto mulheres quanto homens em idade adulta fértil (entre 20 a 50 anos). Nesse sentido, nas mulheres, pode causar alteração menstrual e infertilidade.
O que fazer para diminuir a prolactina?
- A dopamina, um químico do cérebro, bloqueia um pouco da secreção da prolactina. ...
- Alguns antipsicóticos podem causar esse efeito, como risperidona, molindona, trifluoperazina e haloperidol, além de alguns antidepressivos também.
Qual o melhor tratamento para prolactina alta?
O tratamento utiliza agonistas dopaminérgicos, sendo disponíveis em nosso país a cabergolina e a bromocriptina. A droga de escolha é a cabergolina, com forte efeito inibitório sobre a secreção de prolactina e menos efeitos colaterais, além de ter duração prolongada permitindo doses uma a duas vezes por semana (1, 10).
Quem tem prolactina alta pode engordar?
Prolactina alta
O quadro é motivado por um pequeno tumor benigno na hipófise – a glândula que produz o hormônio. Além do ganho de peso, outros sintomas podem ser observados, como a cefaleia e a produção de leite sem que haja amamentação.
PROLACTINA Alta - Quais os sintomas e as causas?
Quais medicamentos alteram a prolactina?
Hiperprolactinemia pode ser causada por neurolépticos (fenotiazinas, butirofenonas, risperidona, sulpirida), antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina), inibidores da monoaminoxidase, alguns anti-hipertensivos (verapamil, reserpina, metildopa), medicamentos de ação gastrointestinal (domperidona, ...
Quando a prolactina causa infertilidade?
A disfunção da prolactina é responsável por quase 20% dos casos de infertilidade feminina. Isso acontece porque a prolactina alta promove alterações na produção dos hormônios FSH e LH, responsáveis pela ovulação, causando ausência de ovulação e alteração dos ciclos menstruais.
Quanto tempo dura a prolactina?
A produção desse hormônio passa por um aumento desde o período em que a mulher engravida. Essa produção dura todo o tempo de amamentação e vai até o puerpério, que é a fase em que a mulher se recupera após as mudanças da gestação.
Qual nível de prolactina indica gravidez?
Mulheres não grávidas e fora do período de amamentação: 2,8 a 29,2 ng/mL; Mulheres grávidas: 9,7 a 208,5 ng/mL; Mulheres pós menopausa: 1,8 a 20,3 ng/mL; Homens: abaixo de 20 ng/mL.
Tem como saber se está grávida pelo exame de prolactina?
O exame de prolactina é importante para indicar sinais de gravidez mas também para investigar causas de outros problemas no organismo. Por isso, caso o teste dê um resultado alto, é possível que seja em decorrência de algum de alguns fatores: uso de determinados medicamentos (como fenotiazina e metoclopramida);
O que quer dizer prolactina alta?
A hiperprolactinemia é uma anomalia causada pela produção elevada de prolactina, conhecida também como hormônio do leite. A prolactina é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que eleva a produção do hormônio durante o período gestacional e pós-parto.
Porque o exame de prolactina tem que ficar em repouso?
O exame para verificar os níveis de prolactina é um exame de sangue com um jejum de pelo menos 8 horas. A diferença na coleta desse exame é que nele é necessário ao menos 30 minutos de repouso para que o hormônio se estabilize no corpo.
Como saber se a prolactina baixou?
A prolactina é considerada baixa quando os seus valores são menores que 2,8 ng/mL em mulheres não grávidas e que não amamentam ou com valores menores que 9,7 ng/mL em mulheres grávidas.
Quais os efeitos do hormônio prolactina?
A prolactina é um hormônio secretado pela adenoipófise. E sua principal função é estimular a produção de leite, assim como o aumento das mamas. Fora do período gestacional, este hormônio controla outros hormônios femininos, assim como a menstruação e ovulação.
O que leva uma pessoa a engordar?
Existem diversos motivos que levam uma pessoa a engordar. Os principais são: a alimentação, o sedentarismo, doenças que favorecem o ganho de peso, uso de medicamentos, genética e idade.
O que é a prova de maratona?
Como se chama pão em Lisboa?