Como fazer um planejamento de contratação?

Perguntado por: Fábio Salvador Matias Campos Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
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Como um bom planejamento de contratação te coloca mais perto do candidato ideal
  1. 1- Entenda a necessidade da contratação. ...
  2. 2- Escolha a melhor plataforma de recrutamento. ...
  3. 3- Crie o anúncio perfeito. ...
  4. 4- Faça uma triagem dos currículos. ...
  5. 5- Analise a compatibilidade com a empresa e com a vaga. ...
  6. 6- Faça a imersão com a empresa.

Como fazer o planejamento de contratação?

Como fazer um planejamento financeiro para contratar um novo colaborador?
  1. Considere os diferentes regimes tributários. ...
  2. Verifique qual modalidade de contratação é mais vantajosa para a empresa. ...
  3. Identifique um formato de trabalho adequado ao porte da empresa.

Quais as etapas do planejamento da contratação?

O Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas: I - Estudos Preliminares; II - Gerenciamento de Riscos; e III - Termo de Referência ou Projeto Básico. III - designação formal da equipe de Planejamento da Contratação pela autoridade competente do setor de licitações.

O que é planejamento da contratação?

O planejamento da contratação é a fase que recebe como insumo uma necesidade de negócio(2) e gera como saída um edital completo, incluíndo o termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) para a contratação.

Como elaborar um projeto de recrutamento e seleção?

Como fazer um bom processo de Recrutamento e Seleção
  1. 1 – Defina as vagas. ...
  2. 2 – Defina as atribuições e salários. ...
  3. 3 – Defina os meios e divulgue a vaga. ...
  4. 4 – Faça a seleção dos currículos. ...
  5. 5 – Entrevista de Emprego. ...
  6. 6 – Dinâmicas de seleção. ...
  7. 7 – Entrevista com o gestor da área. ...
  8. 8 – Comunicar a aprovação ou não.

Crie seu Setor de Planejamento das Contratações em 10 passos.

26 questões relacionadas encontradas

Quem compõe a equipe de planejamento da contratação?

§ 1º A equipe de Planejamento da Contratação é o conjunto de servidores, que reúnem as competências necessárias à completa execução das etapas de Planejamento da Contratação, o que inclui conhecimentos sobre aspectos técnicos e de uso do objeto, licitações e contratos, dentre outros.

Como funciona a contratação pública?

Uma contratação pública pode ser dividida em três fases distintas: Interna, Externa e Contratual. A fase interna tem início quando é identificada uma necessidade de contratação. A partir desse momento deve a Administração, por intermédio de seus gestores, iniciar o planejamento para alcançar o objeto almejado.

Quais são as fases da licitação?

Ou seja, as licitações são divididas em fase preparatória (ou fase externa), fase de apresentação das propostas, fase de julgamento, fase de habilitação, fase recursal e fase de homologação.

Quais as três fases para a realização de uma obra pública?

| - projeto básico; 11 - projeto executivo; III - execução das obras e serviços."

Qual documento dá início ao planejamento da contratação?

No primeiro momento, o Mapa de Riscos se refere a etapa de Planejamento da Contratação e Seleção do Fornecedor. No entanto, o Mapa de Riscos deve ser reanalisado pelos servidores responsáveis pela fiscalização após a ocorrência de eventos relevantes na fase de Gestão do Contrato.

Qual é a primeira etapa do planejamento no processo de recrutamento?

O primeiro passo é realizar uma triagem, levando em consideração os pré-requisitos do cargo, e separar as aplicações mais relevantes. Dependendo da vaga e do porte da corporação, a empresa receberá centenas de currículos e analisar um a um requer muito tempo e é pouco eficaz.

Como deve ser realizado o planejamento e operacionalização do processo seletivo?

Planejamento do processo de seleção

Não é apenas a empresa que seleciona o candidato; o candidato também precisa sentir-se à vontade na empresa. O planejamento de seleção tem como objetivo encontrar com rapidez pessoas capacitadas para preencher as vagas que estão ou estarão abertas.

Quais são as fases da obra?

Basicamente, podemos dizer que todas as obras residenciais passam por 4 etapas:
  • Estrutura. a) Fundação. b) Pilares. c) Vigas. d) Laje.
  • Alvenaria.
  • Cobertura.
  • Acabamento.

Qual fase é necessária para o desenvolvimento da obra pública?

Resposta: Fase contratual.

Qual o passo a passo de uma obra?

9 Execução da obra em 10 etapas
  1. Serviços Preliminares. ...
  2. Infraestrutura (fundação e laje) ...
  3. Supraestrutura (vedação) ...
  4. Cobertura. ...
  5. Esquadrias (madeira, alumínio ou PVC) ...
  6. Acabamentos/Revestimentos. ...
  7. Instalações Hidros sanitárias. ...
  8. Instalações Elétricas/Telefonia.

Quais são os tipos de licitação?

As modalidades de licitação são:
  • Pregão.
  • Concorrência.
  • Leilão.
  • Diálogo Competitivo.
  • Concurso.
  • Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)
  • Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)

Quais são as fases do pregão eletrônico?

Já nesta fase do Pregão Eletrônico abrange as seguintes etapas:
  • Convocação dos Interessados;
  • Recebimento das Propostas – Impugnação e Esclarecimentos do Edital;
  • Análise das Propostas;
  • Fase de Lances;
  • Aceitação das Propostas;
  • Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes;
  • Manifestação da Intenção de Recurso;

O que é a fase interna da licitação?

A fase interna é composta por uma sequência ordenada de atos administrativos pra- ticados no âmbito exclusivo do Poder Público, antes da convocação dos interessados para participarem do certame, fato este que marca a abertura da fase externa da licitação.

Porque a administração pública precisa licitar?

A licitação garante a observação do principio constitucional da isonomia, garantindo-se a proposta mais vantajosa e que atenda melhor o interesse público.

Quem não pode participar de licitação pública?

Não poderão participar da licitação as empresas que tenham entre seus dirigentes, gerentes, sócios detentores de mais de 5% (cinco por cento) do capital social, dirigentes, responsáveis e técnicos, servidor ou dirigentes de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação e empresas em consórcio.” A unidade ...

Quais as formas de comprar na administração pública?

Para que a administração pública realize qualquer tipo de aquisição de bens ou a contratação de obras ou serviços, faz-se necessário que siga um rito processual que pode ser dispensa de licitação, inexigibilidade ou modalidade de carta-convite, tomada de preço, concorrência ou pregão.

O que é equipe de Planejamento?

§ 1º A equipe de Planejamento da Contratação é o conjunto de servidores, que reúnem as competências necessárias à completa execução das etapas de Planejamento da Contratação, o que inclui conhecimentos sobre aspectos técnicos e de uso do objeto, licitações e contratos, dentre outros.

O que é o princípio da segregação de funções?

consiste na separação de funções de autorização, aprovação, execução, controle e con- tabilização das operações, evitando o acúmulo de funções por parte de um mesmo servidor.

O que é um estudo técnico preliminar?

Estudo técnico preliminar: documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela viabilidade da contratação.

Qual a ordem de construção?

Quais são fases de uma construção residencial?
  1. Projeto Inicial. Antes de colocar a construção em prática é preciso estudo e projetos que ainda vão passar por aprovação para que a obra seja iniciada. ...
  2. Terreno. ...
  3. Alicerces. ...
  4. Alvenaria. ...
  5. Cobertura/Telhado. ...
  6. Elétrica e Hidráulica da casa. ...
  7. Acabamento.

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