Como fazer a têmpera do aço 1020?

Perguntado por: Bruno Álvaro Vicente Guerreiro Lima  |  Última atualização: 27. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

Têmpera: A têmpera pode ser realizada diretamente após a cementação, bastando para isto diminuir a temperatura até 840 – 850ºC, manter pelo tempo necessário para homogeneizar a temperatura na seção transversal e resfriar em água.

Como fazer uma têmpera no aço?

Processo de Têmpera do aço

O aquecimento é realizado acima da temperatura crítica (727º C) para obter a organização dos cristais do aço (austenitização). Assim, a temperatura nessa fase é a temperatura de austenitização (cada aço possui a sua). Essa temperatura é obtida dentro dos fornos, por chama ou indução elétrica.

Porque o aço 1020 não pode ser temperado?

ed., Blucher, 2010.], por ser um aço com baixo teor de carbono, o aço ABNT/SAE 1020 não é indicado para ser submetido à têmpera. Caso seja realizada a têmpera neste aço, é recomendado que seja aquecido acima de 900 ºC (zona crítica).

Como fazer cementação aço 1020?

Aço 1020. A cementação desse aço carbono de uso geral pode ser realizada a 880-920ºC. O endurecimento da caixa cementada realizado a 780-820ºC é seguido por uma têmpera em água e um tratamento de revenimento a 150-200ºC para melhorar a tenacidade da caixa com um efeito mínimo em sua dureza.

Como fazer uma têmpera?

O que é a técnica da têmpera?
  1. Vinagre, mas apenas algumas gotas, junto da água, na proporção de 1 parte de gema para cada 3 de água;
  2. Vinho branco, mas este sem a necessidade de água e misturado na proporção de 1 parte de gema para cada 2 de vinho.

AÇO 1020, SERVE PARA FAZER FACAS? / Café com Cuteleiro #04 - cutelaria artesanal

37 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor aço para têmpera?

Aço Carbono

E faz todo esse sucesso, pois é um aço mais simples de tratar, forjar e temperar, permitindo acabamentos diferenciados que podem ser rústicos, espelhados e até misturas mais maleáveis que favorecem a fabricação de facões, por exemplo.

Quais são as etapas da têmpera?

A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização. O esfriamento brusco visa obter a estrutura martensita.

Qual a diferença entre têmpera e cementação?

A Cementação enriquece a superfície com carbono, a Têmpera aumenta a dureza e a resistência em toda a estrutura, e o Revenimento equilibra a dureza com a tenacidade e a ductilidade do material.

Qual a dureza do aço 1020 Cementado?

No aço ABNT 1020 usando a Diamantina teve em media um ganho de dureza de 36,95 rockwell C, já usando o carvão obtivemos um ganho de dureza de 16,41 rockwell C. O ganho de dureza no aço ABNT 1045 utilizando Diamantina foi de 25,23 rockwell C, já utilizando o carvão foi de 12,2 rockwell C.

Qual a tensão de ruptura do aço 1020?

Aço SAE-1020– Aço Carbono Especiais

O aço 1020 à 1030, pela sua classificação, é macio, o que o torna resistente à ruptura de 45 a 55kg/mm2, com teor de carbono entre 0,15% e 0,30%, também não adquire têmpera, é maleável e fácil de soldar.

Como endurecer aço 1020?

Aqueça o aço novamente.

O aço deve ser aquecido em uma fornalha ou em um banho de uma mistura de óleo, sódio e potássio ou chumbo. A temperatura na qual o aço deve ser aquecido durante essa fase determina o quanto ele ficará endurecido; quanto maior a temperatura, mais macio e mais resistente ficará.

Qual aço mais duro 1020 ou 1045?

Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica. O aço sae 1045 é mais duro que o aço sae 1020.

Qual a temperatura para temperar o aço?

O processo de têmpera consiste no aquecimento do aço a uma temperatura criticamente alta (normalmente entre 480 e 1100 graus Celsius) para melhorar sua dureza.

Como temperar aço com água?

Aço ferramenta temperável em água

O meio de resfriamento é água fria ou solução salina a 10% para a máxima dureza. Agitação intensa é necessária para assegurar o resfriamento rápido, para evitar o aparecimento regiões moles. Com este procedimento a profundidade de endurecimento é de aproximadamente 3 mm.

Quais são os tipos de têmpera?

Têmpera direta de cementação; Para peça cementada diretamente da temperatura de cementação sem resfriamento intermediário; Têmpera do núcleo; Utiliza-se para cementadas, nas quais o núcleo deve apresentar durezas medias. Têmpera dupla: Realizada em duas etapas.

O que é têmpera Sub-zero?

O tratamento sub-zero tem por objetivo auxiliar esta transformação e consiste em um esfriameno a temperaturas de = -180ºC durante 20 a 30 minutos. O meio utilizado é o nitrogênio líquido. Este tratamento provoca a transformação da austenita retida em martensita.

Qual a dureza do aço 1020 em HRC?

Propriedades SAE 1020

🔹Durezas: Brinell 145 e Rockwell (HRC) 55/62.

O que significa o 10 do aço 1020?

COMPOSTO BASICAMENTE DE FERRO, CARBONO, SILÍCIO E MANGANÊS. NO AÇO 1020: O NÚMERO 10 É A CLASSE DO AÇO, OU SEJA: AÇO CARBONO.

Como identificar o aço 1020?

Segundo a ABNT, os dois primeiros algarismos designam a classe do aço e os dois últimos designam a média do teor de carbono empregado multiplicada por 100. Exemplo: Aço 1020 20 → representa o percentual médio de carbono de 0,20%.

Qual o processo mais utilizado na têmpera?

O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido.

Onde se aplica a têmpera?

O Processo de têmpera pode ser aplicado em peças de aço e ferro fundido, principalmente em peças que precisem apresentar uma rigidez mais elevada.

Quais são os 3 tipos de têmpera superficial?

Dentro desse tipo de tratamento de têmpera, existem 3 métodos: estacionário (método mais simples, usa apenas um maçarico para aquecimento e um tanque para resfriamento); progressivo (realizado em peças de grande porte, através de equipamento com uma ou mais tochas para aquecimento e dispositivo para resfriamento por ...

O que vem depois da têmpera?

O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica.

Qual é o objetivo da têmpera?

A Têmpera é um processo de tratamento térmico com resfriamento contínuo. Seu objetivo é proporcionar alta dureza e elevada resistência ao Aço.

Qual é a função da têmpera?

A têmpera é o processo de tratamento térmico mais utilizado na cutelaria e consiste no aquecimento do aço acima de sua temperatura crítica e resfriamento brusco, com o objetivo de aumentar a dureza da peça, reduzir sua tenacidade e evitar o aparecimento de tensões internas do aço.

Artigo anterior
Qual o sinônimo de incrédula?
Artigo seguinte
O que devo plantar no inverno?