Quando ocorre devolução de vendas?

Perguntado por: Benedita Érica de Silva  |  Última atualização: 26. März 2022
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A devolução de venda é realizada quando os produtos vendidos pela sua empresa estão em desacordo com o pedido de compra elaborado pelo seu cliente e(ou) com problemas de qualidade.

Quando o cliente pode devolver o produto?

30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato; 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.

Como funciona a devolução de mercadorias?

Devolução de mercadoria é quando o item comprado é enviado de volta à empresa após ter sido recebido/escriturado pelo cliente. Note que já houve a aceitação do produto por ele, pois esse fato é importante para diferenciar o processo de retorno de mercadoria.

Como é feito o lançamento de devolução de vendas?

Ocorrendo a devolução de venda, o valor correspondente a essa devolução deverá ser contabilizado em conta própria, como redutora da receita bruta das vendas.

Como é feita a devolução?

Como será feita a devolução, se será através de transportadora ou Correios. Nunca deixe essa responsabilidade para o cliente. Além disso, durante o prazo estimado, a empresa deve arcar com os custos e o procedimento deve ser o mais ágil possível, a fim de diminuir a insatisfação do seu cliente.

Devolução de Vendas

35 questões relacionadas encontradas

Como devolver um produto?

Como devolver um produto ?
  1. Embalagem Original do produto. Acondicionar o produto em sua embalagem original. Sem qualquer rasura, fitas ou qualquer coisa que danifique a embalagem original do produto.
  2. Devolver todos os acessórios e manuais.
  3. Cópia da Nota Fiscal com o motivo da devolução no verso da nota.

Como funciona devolução Correios?

O produto com defeito deverá ser encaminhado à Correios Online em sua embalagem original e cópia do cupom fiscal. Caso o cliente não possua este documento, não será aceita a solicitação de troca. A retirada do produto defeituoso será realizada no endereço de entrega através dos Correios.

Como contabilizar devolução de pagamento?

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  1. Definir despesas reembolsáveis e não reembolsáveis;
  2. coletar comprovantes;
  3. lançar despesas no sistema;
  4. calcular e realizar o reembolso;
  5. registrar e arquivar o recibo.

Como lançar devolução de vendas no Simples Nacional?

O valor da mercadoria devolvida deve ser deduzido da receita bruta total, no período de apuração do mês da devolução, segregada pelas regras vigentes no Simples Nacional nesse mês. Em resumo: no mês da devolução esta deve ser tratada como "receita negativa", e deve ter a mesma segregação que teria uma venda.

Como funciona o direito do arrependimento?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Quanto tempo posso desistir de uma compra na loja física?

Garantia ou loja física

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios ou defeitos.

Pode devolver o produto por arrependimento?

Tenho direito de devolver o produto e receber meu dinheiro de volta? Se você comprou o produto ou o serviço fora do estabelecimento comercial físico (como pela internet ou por telefone), a resposta é sim! O CDC garante ao consumidor o prazo de 7 (sete) dias para exercer seu direito ao arrependimento.

Quantos dias o cliente tem direito para troca?

30 dias no caso de produtos não duráveis (mercadorias com vida útil menor, como alimentos); 90 dias para produtos duráveis (produtos com tempo maior de vida útil, como por exemplo aparelhos eletrônicos).

Qual o prazo que o cliente tem para efetuar a troca?

30 dias para produtos não duráveis, como produtos alimentícios e flores, por exemplo, ou; 90 dias para produtos duráveis, como um automóvel ou uma máquina de lavar roupas, que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos; esse prazo se inicia a partir da data de entrega efetiva do produto.

Quando o cliente não tem direito à troca?

Pela lei, a troca só é um direito se a mercadoria apresentar algum defeito. ... Se a compra for realizada presencialmente, e o consumidor tiver a oportunidade de manusear o produto, ele não tem direito de exigir troca - mesmo que seja um presente para outra pessoa, ou que seja uma roupa que tenha ficado grande ou pequena.

Como lançar uma nota de devolução?

Para realizar esse processo, basta informar no verso da nota fiscal os motivos da devolução, datar e assinar. Com isso, a mercadoria já está pronta para retornar ao seu local de destino. Vale ressaltar que será preciso registrar a entrada da mercadoria na empresa por meio de nota com indicação de dados da NF original.

Como é feito o lançamento de reembolso de despesas?

Confira abaixo.
  1. Defina se a despesa é reembolsável. Antes de fazer o ressarcimento, a instituição precisa ter uma referência do que é e não é reembolsável. ...
  2. Faça os lançamentos em conta de passivos. ...
  3. Exija comprovantes fiscais. ...
  4. Elabore um recibo de reembolso.

Qual é o CFOP de devolução do CFOP 5405?

Para nota de devolução do 5.405, use o 1.411.

Como fazer a contabilidade do PIS e Cofins devolução de vendas e de compras?

CRÉDITO RELATIVO Á DEVOLUÇÃO DE VENDAS

Nota: na prática, o crédito do PIS de devoluções de vendas é um estorno da despesa do PIS contabilizada anteriormente, por isso, o crédito do mesmo recai sobre a própria conta de resultado onde foi contabilizado o PIS sobre as vendas.

Como devolver uma encomenda pelo correio?

Essa modalidade é realizada pelo cliente e acontece da seguinte maneira: no Web Service, o lojista gera um e-ticket (código de autorização de postagem) e encaminha-o ao comprador via e-mail. Com tal código, o consumidor se dirige a um posto dos Correios e despacha o produto para troca ou devolução.

Quanto custa para devolver um produto pelo correio?

O artigo 49 do CDC te garante o Direito de Arrependimento sem nenhum custo. Após a devolução, a empresa também deve te devolver TODO o dinheiro pago na compra daquele produto, inclusive frete, juros, taxas ou qualquer outra coisa.

Quem paga o frete em caso de devolução?

Quando se trata de uma troca por defeito ou devolução, a lei garante que o frete ou qualquer custo envolvido é de responsabilidade da empresa vendedora.

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