Como fazer a moral de uma história?
Perguntado por: Rui Cruz de Silva | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (49 avaliações)
- Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva.
- Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta.
- A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".
Qual o moral da história?
A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.
Qual é a moral da fábula?
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Qual a moral da história da raposa e da cegonha?
Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.” MORAL DA HISTÓRIA: trate os outros tal como deseja ser tratado.
Como fazer uma fábula curta?
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
A MORAL DA HISTÓRIA
Qual era o objetivo da raposa ao convidar a cegonha para jantar?
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
UM DIA A RAPOSA CONVIDOU A CEGONHA PARA JANTAR. QUERENDO PREGAR UMA PEÇA NA OUTRA, SERVIU SOPA NUM PRATO RASO. CLARO QUE A RAPOSA TOMOU TODA A SUA SOPA SEM O MENOR PROBLEMA, MAS A POBRE CEGONHA, COM SEU BICO COMPRIDO, MAL PÔDE TOMAR UMA GOTA.
O que foi entendido dá moral a raposa e O Corvo?
Moral da História…
Desconfie dos bajuladores, esses sempre se aproveitam da situação, para tirar vantagem sobre você.
O que respondeu a cegonha resposta?
4 – O que respondeu a Cegonha? “Como posso saber, se nem consigo comer?” 5 – O que fez a Cegonha dias depois? Retribui o gesto, chamando a Raposa para comer com ela.
Qual a moral da fábula cigarra e formiga?
A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.
Qual a moral da fábula O Leão e o Rato?
MAS AGORA SABE, QUE MESMO UM PEQUENO RATO É CAPAZ DE FAZER UM FAVOR A UM PODEROSO LEÃO.” MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ. NÃO PODEMOS JULGAR A IMPORTÂNCIA DE UM FAVOR, PELA APARÊNCIA DO BENFEITOR.
O que cada animal representa na fábula?
Cada animal simboliza algum aspeto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático.
O que é a moral da história?
Conjunto de regras e princípios que regem determinado grupo.
Qual é a moral da história a tartaruga ea lebre?
Moral da historia…
Devagar se vai longe. Podemos verificar também que meio a grande humilhação, a lebre aprendeu que não devemos nos gabar por nossas habilidades e atributos, desdenhando dos demais. Também aprendeu que o excesso de confiança pode ser um obstáculo para alcançarmos nossos objetivos.
Qual a moral da fábula O Lobo eo Cordeiro?
Moral da historia…
Não conseguimos evitar o mal daquele que já decidiu cometê-lo. Nesta fábula o cordeiro e o lobo são personagens antagônicos. O cordeiro simboliza a inocência e a humildade e tenta e contornar os problemas que lhe são apresentados. Já o lobo é símbolo da malicia e da crueldade.
Qual a conclusão do texto A Cigarra e a Formiga?
Pensar no amanhã é importante
Assim, a cigarra e a formiga aponta para a necessidade de não optarmos pelo imediatismo. Nos leva a querer pensar no dia de amanhã, popularmente falando. Nos deixa longe do acaso e de esperar pelo que quer que esteja reservado.
O que a cigarra pede a formiga?
A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer.
O que fez a cegonha dias depois resposta?
– RESPONDEU A CEGONHA, VENDO A RAPOSA LAMBER A SOPA COM UM AR TODO DELICADO. DIAS DEPOIS FOI A VEZ DA CEGONHA RETRIBUIR O CONVITE, CONVIDANDO A RAPOSA PARA COMER COM ELA NA SUA CASA À BEIRA DO LAGO. SERVIU-LHE A SOPA EM UM JARRO LARGO EMBAIXO E ESTREITO EM CIMA. - HUMMMMM, ESTÁ DELICIOSA, QUERIDA AMIGA!
Como reagiu a raposa depois do jantar na casa da cegonha?
CLARO QUE A RAPOSA NÃO ACHAVA, NEM PODIA ACHAR, POIS O FOCINHO NÃO PASSAVA PELO GARGALO ESTREITO DO JARRO. TENTOU VÁRIAS VEZES SEM SUCESSO ATÉ QUE, BASTANTE MAL HUMORADA, SE DESPEDIU DA CEGONHA, RESMUNGANDO ENTRE DENTES: – NÃO ACHEI GRAÇA NENHUMA…! MORAL DA HISTÓRIA: AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA.
O que a cegonha fez para se vingar da raposa?
A cegonha,com seu bico fino e comprido, conseguiu comer toda a carne, enquanto que a raposa tentava enfiar lá dentro focinho, sem sucesso. Pobre raposa! Quis dar uma de esperta e só o que conseguiu foi levar de volta sua barriga, roncando de tão vazia.
O que foi entendido da moral?
A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.
Qual a moral da fábula O corvo é o jarro?
Por último ele pegou tantas pedras quanto podia carregar, e colocou-as uma-a-uma dentro da Jarra, até que o nível da água ficasse ao seu alcance e assim salvou sua vida. Moral da História: A necessidade é a mãe das invenções.
Qual o assunto da história a Raposa e O Corvo?
Sugestão: O assunto do texto é como uma raposa conseguiu enganar um corvo para roubar a comida dele.
O quê perguntou a cegonha?
A Raposa convidou a Cegonha para jantar e lhe serviu sopa em um prato raso. -Você não está gostando de minha sopa? - Perguntou, enquanto a cegonha bicava o líquido sem sucesso. - Como posso gostar? - A Cegonha respondeu, vendo a Raposa lamber a sopa que lhe pareceu deliciosa.
Qual é o gênero da história a Raposa E a cegonha?
A RAPOSA E A CEGONHA: AS POTENCIALIDADES DO GÊNERO FÁBULA PARA UMA APRENDIZAGEM DE LEITURA MULTIMODAL.
Quem é o autor do texto a raposa ea cegonha?
AUTOR: JEAN DE LA FONTAINE
A RAPOSA E A CEGONHA MANTINHAM BOAS RELAÇÕES E PARECIAM SER AMIGAS SINCERAS. CERTO DIA, A RAPOSA CONVIDOU A CEGONHA PARA JANTAR E, POR BRINCADEIRA, BOTOU NA MESA APENAS UM PRATO RASO CONTENDO UM POUCO DE SOPA.
Como enviar documento para Receita Federal?
Qual decreto que regulamenta a Lei de Libras?