Como explicar o nada?
Perguntado por: Mónica Mélanie de Vieira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)
O "nada" não existe, mas é concebido por operações de mente. Esta é a concepção de Bergson, oposta à de Hegel, modernamente reabilitada por Heidegger e Sartre, de que o nada seria uma entidade de existência real, em oposição ao ser.
O que representa o nada?
Significado de Nada. substantivo masculino Coisa nula, sem valor: transformou o nada em arte. O que não existe; o vazio: depois da morte, o nada. [Filosofia] Categoria filosófica que representa o não-ser, a ausência de existência: Sartre escreveu "O ser e o nada".
O que é o nada para a filosofia?
O nada como problema na história da filosofia
Em outras palavras, o nada é a negação do conceito ser. Alguns filósofos acreditam que o nada como conceito não é mais do que uma simples palavra, portanto, isso não significa que o nada seja algo.
O que é o nada no Universo?
No espaço, o “nada” está lá e se chama “vácuo”. Segundo alguns estudos de astrofísicos, o universo é composto por 74% de vazio; 22% é apenas matéria escura (matéria que só interage com a gravidade) e os outros 4% são realmente “alguma coisa”. Ou seja, matéria tangível e mensurável.
Como o Universo surgiu do nada?
A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento, há cerca de 13,8 bilhões de anos, no qual uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, tornando-se cada vez mais leve e diluída, gerando um Universo em expansão continua.
O NADA EXISTE? Uma Breve História do Vazio
Quem é o criador do Universo?
Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.
O que criou o nada?
Parmênides. Um dos primeiros filósofos ocidentais a considerar o nada como um conceito foi Parmênides (século V a.C.), filósofo grego da escola eleática e defensor do monismo. Para Parmênides, o nada não existe, não pode ser conhecido nem expressado, sustentando que seria contraproducente dizer que algo não existe.
O que é o nada em Sartre?
Dessa maneira, em Sartre, o nada é que torna possível tanto a experiência da liberdade como também a da angústia, ou seja, ao sentir-se como nada de ser, totalmente ancorado na liberdade de escolha o Para-si experimenta a angústia.
O que é o vazio do espaço?
Em astronomia, um vazio é o espaço entre os filamentos (as maiores estruturas do Universo), que contém pouquíssimas, ou nenhuma galáxia. Esses vazios foram descobertos em 1978 durante um estudo pioneiro de Stephen Gregory e Laird A. Thompson no Observatório Nacional de Kitt Peak.
Porque o espaço é vácuo?
O vácuo é, em teoria, a ausência total de matéria em uma certa região. Pena que, na prática, é impossível tirar toda a matéria de qualquer lugar — o espaço que há entre os planetas, estrelas e satélites, claro, é vazio o bastante para os padrões humanos.
O que significa nada vem do nada?
É uma expressão que indica um princípio metafísico segundo o qual o ser não pode começar a existir a partir do nada. A frase é atribuída ao filósofo grego Parménides. O princípio em causa pode ser colocado em relação à origem do universo.
Por que antes o ser e não Ô nada?
O nada é a possibilidade da revelação do ente enquanto tal para o ser-aí humano. O nada não é um conceito oposto ao ente, mas pertence originariamente à essência mesma (do ser). No ser do ente acontece o nadificar do nada.
O que é o nada física?
O nada, para a física, é bem mais que uma simples ausência. Ele compõe a maior parte do seu corpo, pode destruir buracos negros e é o começo e o fim do Universo. Mesmo assim, ele odeia ser o que é – e sempre tenta se tornar alguma coisa.
Qual a classificação da palavra nada?
Nada é classificado como pronome indefinido, quando confrontamos duas frases do tipo: «o João deu alguma coisa (um livro)»/«o João não deu nada». Nesta frases, nada ocupa a posição de complemento directo numa construção negativa.
O que é a não existência?
Estado do que não existe; ausência de existência (ex.: o instituto declarou a não-existência de dívidas a fornecedores). Plural: não-existências . Plural: não-existências.
Qual o sinal do rock?
A mão fechada com o indicador e o dedo mínimo esticados é o maior símbolo relacionado a esse gênero musical, e em todo o mundo não há quem não o reconheça como marca registrada do rock'n roll.
O que causa o vácuo?
O vácuo não existe em estado natural na Terra, pois o ar envolve tudo e se estende por quilômetros acima da superfície, na atmosfera. O ar que se encontra acima da Terra faz pressão para baixo o tempo todo. Isso é chamado de pressão atmosférica. Por causa dessa pressão, o ar tenta preencher qualquer espaço.
Como funciona o vácuo do espaço?
Contudo, o que acontece com o corpo humano sem vida no vácuo? Seu corpo não irá se decompor da forma habitual na Terra, já que não existe oxigênio no espaço. Se você estiver perto de uma fonte de calor, como o Sol, seu corpo irá se mumificar. Caso contrário, ele vai se congelar.
Qual a diferença de vazio para vácuo?
Vazio refere-se à quantidade. Vácuo refere-se a espaço.
De quem é a obra o ser e o nada?
SÍNTESE DO LIVRO O SER E O NADA DE JEAN PAUL SARTRE: O CONCEITO EXISTENCIALISTA DE ANGÚSTIA.
O que é a má fé para Sartre?
A má-fé para Sartre é caracterizada como uma conduta de fuga, uma válvula de escape que o indivíduo utiliza para fugir da sua angústia, isto é, o sentimento de horror que aparece quando o sujeito toma consciência de sua liberdade.
O que a filosofia de Sartre defende?
A filosofia de Sartre defende a liberdade e a autenticidade de cada ser humano como essenciais, não obstante a angústia que tal liberdade pode nos trazer. ... Na época de Sartre, o intelectual era visto por muitos como a “vanguarda” da sociedade.
É possível criar algo do nada?
Essa lei da física pode estar sendo ultrapassada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, que diz ter descoberto um meio de gerar matéria a partir do vácuo – popularmente conhecido como “nada”. Isso seria possível porque, na verdade, o que nós chamamos de nada não é um vazio absoluto.
O que era antes do Universo?
Supostamente nada existia antes do instante em que nosso universo era da dimensão de um ponto com densidade infinita, conhecida como uma exclusividade espaço-temporária.
O que é custo fixo de produção?
Como saber se eu passei no concurso do Banco do Brasil?