Quais os tipos de porquê?

Perguntado por: Leonor Rita de Neto  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:
  • Por que: utilizado em perguntas. ...
  • Porque: utilizado em respostas. ...
  • Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. ...
  • Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual o significado dos 4 porquês?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como usar o porquê?

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Por quê ou porquê?

Assim, usamos “por que” com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”, “por qual”, “por qual razão” e “por qual motivo”. ... Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Porque é junto ou separado?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

USO DOS PORQUÊS: POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ

22 questões relacionadas encontradas

Qual porque pode substituir a palavra pois em uma frase?

1 porque, visto que, uma vez que, que, dado que, pois que, já que, em razão de, porquanto. Exemplo: Não esperem por mim, pois chegarei tarde. Portanto: 2 portanto, por isso, por conseguinte, logo, assim sendo, à vista disso, dessa forma, dessa maneira, desse modo, dessarte, destarte.

Por que no início de uma pergunta?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Porque é um pronome?

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo".

Por que não porque não?

Em todas elas deveria ter sido utilizado o advérbio interrogativo porque: «Porque não?»; «Porque fazes tantas perguntas?»; «Porque demoram?». Por que (duas palavras) emprega-se quando na frase está expresso o substantivo ao qual o que diz respeito. Exemplo: «Não sei por que motivo ele não veio.»

Porquê pergunta final de frase?

- Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas. Exemplo: você não vai a faculdade, por quê? - Porque: usado em respostas e pode ser substituído pela expressão “pois”. As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais.

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

O que significa o por quê separado com acento?

Eis por que estou tão alegre. (= Eis o motivo por que estou tão alegre.) Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) depois dele.

Porque não resposta?

Por exemplo, algumas crianças apenas com um 'sim' ou 'não' não se contentam com os seus pais diante de uma pergunta, e querem mais, saber o porquê ou uma explicação. ... Outras, entretanto, engolem o 'sim' ou 'não' e ficam satisfeitas.

Porque é um verbo?

c) Quando é advérbio interrogativo: «Porque não vens comigo?» «Porque faz ele isto?» Nestas orações interrogativas directas, é um advérbio, porque está ligado a um verbo.

Porque é substantivo?

1) Porquê (junto, com acento): É um substantivo, portanto deverá ser usado, quando surgir, antes dele, uma palavra modificadora – artigo (o, os, um, uns), pronome adjetivo (meu, esse, quanto) ou numeral (um, dois, três, quatro). Como é um substantivo, admite plural: porquês.

SÃO é um pronome?

1. O que são pronomes. Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Por que sozinho na pergunta?

O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê).

O que pode substituir a palavra pois?

pois pois
  1. Por conseguinte, portanto, logo.
  2. Então, nesse caso.
  3. No entanto, mas.
  4. Visto que, porquanto, pois que, porque.
  5. Pois sim, pois claro, por certo, pois não. (Emprega-se também como partícula expletiva: Pois hei-de sair com este tempo.)

O que usar no lugar de Sendo assim?

1 deste modo, desse modo, daquele modo, deste jeito, desse jeito, daquele jeito, desta forma, dessa forma, daquela forma, desta maneira, dessa maneira, daquela maneira, destarte, dessarte. Exemplo: Ninguém imaginou que as coisas fossem acabar assim.

O que pode substituir a palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Porque não não é pergunta?

"Porque", escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.

Porque você ainda está aqui?

Por que você ainda está aqui? Preciso respirar um ar limpo, sem você. Se quer distância, vá você primeiro pra bem longe, onde eu não possa te ver, te sentir, nem te querer.

Porque você está gritando comigo?

Porque Você está gritando comigo? Porque me importo, é isso que gente normal faz, Quando se ama alguém ta agindo como idiota.!

Como saber se a frase está correta?

Um dos pilares da gramática é a ortografia

Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.

Porque não como escrever?

Sendo a consulente falante de português europeu, deverá escrever porque, visto tratar-se de um advérbio interrogativo. A frase deverá ficar: «Porque não?»

Artigo anterior
O que significa insuficiência adrenal?
Artigo seguinte
Qual a definição que mais se adapta ao termo país em desenvolvimento?