Como evitar o linfoma de Hodgkin?

Perguntado por: Filipe Barros Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo. Não há como fazer prevenção.

O que fazer para evitar o linfoma?

Manter um peso saudável e ter uma dieta saudável pode ajudar a proteger contra o linfoma, mas, ainda, são necessárias mais pesquisas para confirmar isso.

O que pode causar linfoma de Hodgkin?

A causa do linfoma de Hodgkin é desconhecida, mas a exposição ao vírus Epstein-Barr pode ter alguma relação, em algumas pessoas. Pode haver também uma associação hereditária. Ainda que existam algumas famílias nas quais mais de uma pessoa tem linfoma de Hodgkin, ele não é contagioso.

O que leva a pessoa ter linfoma?

A causa da expressiva maioria dos linfomas é desconhecida. Alguns linfomas podem surgir em pacientes com deficiências imunológicas, como a AIDS e uso de drogas imunossupressoras. Em outras situações, podem ser decorrentes de infecções, como o vírus EBV, o vírus HTLV-1 e a bactéria Helicobacter Pylori.

Como diminuir linfomas?

Atualmente, o tratamento do linfoma não-Hodgkin agressivo mais comum é o protocolo CHOP, que inclui ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona. Nos casos dos linfomas de células B, pode ser associado ao rituximabe e no de células T, ao brentuximabe.

Dr. Responde: é possível prevenir o linfoma? Como?

42 questões relacionadas encontradas

O que é bom para linfoma?

Na maioria dos casos o paciente é tratado com quimioterapia e em alguns casos é preciso, também, realizar a radioterapia. É importante ressaltar que os linfomas não são tratados com cirurgia, como acontece em alguns tipos de câncer".

Quanto tempo demora para curar um linfoma?

O tratamento para a maioria dos pacientes é a quimioterapia, geralmente de 2 a 4 ciclos com o esquema ABVD ou 8 semanas do esquema Stanford V, seguido de radioterapia no local inicial da doença. Outra opção é apenas quimioterapia, geralmente 4 ou 6 ciclos, em pacientes selecionados.

Qual a diferença de linfoma e câncer?

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

Em qual lugar do corpo aparece um linfoma?

Como o tecido linfoide está presente em muitas partes do corpo, o linfoma de Hodgkin pode começar em quase qualquer lugar, mas é mais frequente nos gânglios linfáticos do tórax, do pescoço e das axilas. É mais comum em pessoas jovens, entre 15 e 40 anos de idade, com mais frequência na faixa de 25 a 30 anos.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com linfoma?

Embora não seja possível antever a resposta do doente ao tratamento, em cerca de 75% dos casos de linfoma não-Hodgkin indolente de estadio avançado ocorre remissão. O tempo médio de sobrevivência situa-se entre os sete e os dez anos.

Como se contrai linfoma de Hodgkin?

A causa do linfoma de Hodgkin é desconhecida, mas a exposição ao vírus Epstein-Barr pode ter alguma relação, em algumas pessoas. Pode haver também uma associação hereditária. Ainda que existam algumas famílias nas quais mais de uma pessoa tem linfoma de Hodgkin, ele não é contagioso.

Quais as complicações do linfoma de Hodgkin?

Pacientes que tiveram linfoma de Hodgkin têm um risco aumentado para vários tipos de câncer. Fertilidade. Um possível efeito a longo prazo da quimioterapia e da radioterapia, especialmente em pacientes mais jovens, é a redução ou perda da fertilidade.

Qual o tipo de linfoma mais perigoso?

O linfoma de Hodgkin é frequentemente diagnosticado em um estágio inicial e, portanto, é considerado um dos cânceres mais tratáveis e curáveis. O linfoma não-Hodgkin geralmente não é diagnosticado até que tenha atingido um estágio mais avançado.

Quanto tempo demora para se manifestar os sintomas de linfoma?

Nos casos dos linfomas crônicos, os sinais podem demorar anos para aparecer. Se é mais agressivo, em dias a pessoa apresenta sintomas. Há situações, cita Scheinberg, em que o paciente faz um ultrassom de abdômen no check-up e descobre um gânglio.

Como identificar linfoma no pescoço?

Os principais sintomas do linfoma são febre constante, suor noturno e presença de linfonodos aumentados, percebidos pela presença de caroços no pescoço, axila ou virilha.

O que é um linfoma de Burkitt?

O linfoma de Burkitt é caracterizado como um linfoma não-Hodgkin de células B indiferenciadas, com caráter altamente agressivo, sendo atualmente descritas três variantes clínicas, classificadas em endêmica, esporádica e associada à imunodeficiência.

Quando suspeitar de um linfoma?

Devemos suspeitar dessa doença quando o paciente apresentar aumento de linfonodos (> 2 cm de diâmetro), com consistência firme, indolor, que não se associa a processo infeccioso e que persiste por mais de 4 semanas.

Quando desconfiar de linfoma?

Por todas essas razões, procure um médico se você observar: Gânglios aumentados ou que crescem progressivamente, em regiões como pescoço, tórax, abdômen, virilha ou axilas. Especialmente se eles não regredirem em três ou quatro semanas. Dminuição da imunidade, com infecções recorrentes.

Como é o Nodulo de linfoma?

O linfoma não Hodgkin pode provocar aumento dos gânglios linfáticos. Quando isto ocorre, nos linfonodos próximos à superfície do corpo, como, por exemplo, no pescoço, virilha ou axilas, podem ser vistos ou sentidos como nódulos sob a pele, geralmente indolores.

Quem tem linfoma sente dor?

Quando o linfoma de Hodgkin afeta os gânglios linfáticos do tórax, o aumento de tamanho dos linfonodos pode pressionar a traqueia e provocar tosse ou mesmo dificuldade para respirar, principalmente quando deitado. Algumas pessoas podem sentir dores nessa região.

Como a pessoa descobre que tem linfoma?

O exame mais importante é a biópsia da região afetada. Frequentemente, retira-se um gânglio aumentado, comprometido pelo processo. Nesse material são realizados diversos estudos que definem, com bastante precisão, o tipo e subtipo de linfoma.

Quando um linfonodo pode ser câncer?

O risco de uma íngua ser câncer é maior quando dura mais de 6 semanas ou surgem sinais como: Vários linfonodos inchados pelo corpo; Consistência endurecida; Ausência de dor ao tocar nos caroços e.

Como saber se o linfoma foi curado?

O paciente é considerado curado após cinco anos sem recidiva da doença. necessidade frequente de exames: esse fator pode variar de acordo com a anomalia cancerígena. Ao final de um tratamento, é comum que o oncologista avalie o paciente para verificar qualquer coisa relacionada a enfermidade.

Quando o linfoma se espalha pelo corpo?

"Os linfomas espalham-se pelo corpo, comprometem vários grupos de gânglios linfáticos e podem se espalhar para o fígado, baço e medula óssea", afirma o oncologista.

Quais as possibilidades de voltar a aparecer um linfoma?

Qual a probabilidade de recidiva de linfoma? Assim como não existe somente um tipo de linfoma, não é possível determinar uma probabilidade generalizada. Cada subtipo da doença tem uma chance de acordo com as suas características genéticas, velocidade de replicação e estadiamento do câncer.

Artigo anterior
Como escrever uma mensagem de luto?
Artigo seguinte
O que é considerado dano moral grave?