Qual o objetivo de trabalhar os dias da semana na Educação Infantil?

Perguntado por: Ema Diana Azevedo Ramos  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (4 avaliações)

O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de reconhecer unidades básicas de tempo, como dias, semanas e ano.

Qual objetivo de trabalhar os dias da semana na educação infantil?

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário. Reconhecer os dias da semana sequencialmente, nomeando-os e identificando-os corretamente. Medidas de tempo: dias da semana.

Como trabalhar os dias da semana na educação infantil?

Diga os nomes dos dias da semana.

São eles: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo. Fale que dia é hoje! Escreva os dias da semana em folhas diferentes (ou cartões) e peça à criança para que os ordene corretamente. Use uma mesa ou pendure as folhas na parede.

Qual o objetivo de trabalhar o calendário?

Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário. Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Por que trabalhar com calendário na educação infantil?

A exploração do calendário como forma social de organização e do tempo permite que a criança antecipe as atividades que realiza ou realizará em determinado dia, por exemplo: “daqui três dias vamos ao zoológico”, “todas as sextas-feiras vou para casa com minha avó depois da escola”, ... o que favorece a compreensão e a ...

Dias da semana para crianças - Quais são os dias da semana? - Segunda-feira, terça-feira, ...

28 questões relacionadas encontradas

Que informação o calendário pode nos fornecer?

Com isso, se torna mais fácil identificar quais são os períodos de férias, feriados e recessos. Para completar, o calendário também permite que os pais e responsáveis participem mais de perto nas atividades dos alunos.

Qual o objetivo de trabalhar medida de tempo?

Reconhecer a medição e organização do tempo: segundos, minutos e horas. Reconhecer os sinais do tempo no dia a dia. Explorar diferentes funções dos relógios. Explorar a relação entre hora e minuto.

Como trabalhar o calendário?

As atividades com calendário devem levar os alunos a perceberem a sequência numérica nos dias, a diferença do que é dia, semana, mês e ano, a diferença entre ontem, hoje e amanhã e também as repetições dos dias da semana (depois de domingo é segunda, depois de quarta-feira sempre é quinta-feira) e sequência dos meses ( ...

Como trabalhar calendário na educação infantil?

Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.

Como escrever os 7 dias da semana?

Já na língua brasileira, com exceção do sábado e domingo, são palavras compostas: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira. São sete dias da semana (days of week), sendo que cinco (segunda a sexta) são chamados de “weekdays” e dois (sábado e domingo) que formam o fim de semana “weekend”.

Como fazer um planejamento de aula de uma semana?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Como trabalhar ontem hoje e amanhã na educação infantil?

Crie o hábito de fazer perguntas aos pequenos a respeito do dia a dia deles: que horas é entrada no colégio, por exemplo, ou o que vai acontecer primeiro, a hora do lanche ou a hora da saída; também pergunte o que eles fizeram ontem e o que vão fazer amanhã, dentre outras questões relacionadas aos hábitos diários.

O que trabalhar na segunda semana de aula?

· Recepcionar os alunos em sala, fazer uma rodinha e cantar as musicas de socialização, · Colocar uma música e pedir que as crianças dancem em frente ao espelho livremente, · Após esta atividade, sentar em rodinha e conversar informalmente sobre os movimentos feitos enquanto dançamos andamos, etc...

Como trabalhar calendário no 4 ano?

Orientações: Organize os alunos em duplas. Forneça a cada dupla uma folha com as perguntas-guia impressas (ou escreva as perguntas no quadro e peça para que os alunos copiem) e um calendário gregoriano (o que usamos oficialmente no Brasil) de um ano completo.

Porque Ensinar as horas?

Trabalhar com relógios e com a leitura das horas é bem interessante porque pode ser realizado na prática, além da teoria. Os alunos se encantam com a descoberta de que já podem ler as horas e comemoram isso de forma bem positiva.

Qual o objetivo de grandezas e medidas?

Objetivos de aprendizagem: identificar as unidades de medida de massa e de capacidade (quilograma e litro, respectivamente) e estabelecer relação entre elas; estimar, medir e comparar massa e capacidade utilizando unidades de medida padronizadas e não padronizadas; valorizar a importância das medidas em situações ...

Como trabalhar o tempo no Ensino Fundamental?

- Fazer uma pesquisa sobre objetos antigos também é uma boa forma de trabalhar o tempo, pois é possível associá-los às épocas nas quais estavam em evidência. Podem, inclusive, visitar uma loja de antiquários, fazendo uma comparação com os objetos que usamos hoje.

O que é calendário e para que serve?

Explique que o calendário é um instrumento utilizado para medir e representar graficamente o passar do tempo. O calendário faz a contagem dos anos, dos meses, das semanas e dos dias. Converse com as crianças que, na aula de hoje, entenderemos melhor o que é um calendário e como ele é organizado.

Qual habilidade trabalha o calendário?

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Qual é a habilidade EF02MA18?

A habilidade EF02MA18 consiste em: Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Como trabalhar o calendário no 3 ano?

Estabeleça com eles os conceitos da relação dia, mês e ano, pergunte sobre as unidades de medidas de tempo que fazem parte do calendário como a medição da quantidade de dias, intervalo de tempo entre datas distintas, como é organizado os meses, as semanas e os dias e o ano.

Artigo anterior
Quando o ca-125 é considerado câncer?
Artigo seguinte
Quanto ao princípio da segurança jurídica?