Qual recurso cabível contra acórdão em agravo de petição?

Perguntado por: Martim William Pires de Esteves  |  Última atualização: 1. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (74 avaliações)

Qual o recurso utilizado após o agravo de petição? Da decisão proferida pelo Tribunal em sede de agravo de petição, o recurso cabível é o Recurso de Revista, caso a decisão tenha sido proferida pela turma julgadora através de acórdão.

Qual recurso cabível após o agravo de petição?

RECURSOS APÓS O AGRAVO DE PETIÇÃO

Embargos de declaração, no prazo de 5 dias, em caso de erro, obscuridade ou contradição, a ser julgado pelo próprio prolator da decisão; Recurso de revista, no prazo de 8 dias, direcionado ao TST, em caso de violação à Constituição Federal (Súmula 266 do TST).

Quando o agravo de petição não é conhecido recurso cabível?

Diante disso, observa-se que o agravo de petição não é utilizado nos processos trabalhistas de conhecimento, uma vez que, nestes, o recurso cabível é o ordinário.

Qual recurso cabível contra acórdão unânime?

O recurso do agravo interno ( CPC , art. 1.021 , caput)é o instrumento cabível para combater as decisões monocraticamente proferidas pelo Relator.

Tem depósito recursal no agravo de petição?

Todavia, ao contrário do recurso ordinário que exige o preparo, o agravo de petição trabalhista não depende de depósito recursal, não sendo esse um requisito para sua admissibilidade.

3.6 - Agravo de Petição

25 questões relacionadas encontradas

O que diz a Súmula 128 do TST?

SÚMULA Nº 128 - DEPÓSITO RECURSAL

Atingido o valor da condenação, nenhum depósito mais é exigido para qualquer recurso.

Qual o valor do depósito recursal do agravo de petição?

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou os novos valores referentes aos limites de depósito recursal. Os reajustes entram em vigor no dia 1º de agosto de 2023. Pela nova tabela, o limite do depósito para a interposição de recurso ordinário passa a ser de R$ 12.665,14.

Tem como recorrer do acórdão?

​Por maioria, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que não cabe recurso especial contra acórdão de segundo grau que admite, ou não, o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) suscitado por alguns de seus legitimados.

É possível reverter um acórdão?

O recurso é enviado para a Câmara de Julgamentos (2ª instância) e pode mudar até mesmo a própria decisão da Câmara ou da Junta de Recursos (acórdão). O pedido deve ser feito em até 30 dias após tomar conhecimento do resultado com o qual você não concorda.

Qual o recurso cabível após o acórdão qual o prazo desse recurso?

Quando se trata de sentença, o recurso cabível no processo trabalhista é o recurso ordinário, que deve ser interposto no prazo de 8 dias. Com isso é facultado a retratação do juiz no prazo de 5 dias.

O que quer dizer não conhecido o agravo de petição?

Não se conhece do agravo de petição quando não delimitado o valor objeto de impugnação, na forma do § 1º do art. 897 da CLT , inviabilizando a liberação do montante incontroverso da dívida.

O que pode ser alegado no agravo de petição?

O agravo de petição é um recurso utilizado no processo trabalhista para contestar decisões proferidas durante a fase de execução. Ele é utilizado quando uma das partes envolvidas no processo acredita que a decisão do juiz ou do Tribunal Regional do Trabalho foi injusta ou incorreta.

O que acontece depois do agravo de petição sem efeito suspensivo?

Significa que foi recebido um recurso, mas a sentença dada continua tendo efeito. Ou seja, o que foi decidido por um juiz ou uma juíza ainda está valendo, não é necessário aguardar o julgamento do recurso.

Quanto tempo é julgado agravo de petição?

897, a da CLT, prevê que cabe agravo de petição, no prazo de oito dias, das decisões do juiz, nas execuções. Assim como os demais recursos, o agravo de petição deve ser interposto e contrarrazoado no prazo de 8 (oito) dias.

Para que serve o recurso de agravo de petição?

No processo do trabalho, o Agravo de Petição é o recurso interposto para impugnar decisões terminativas ou definitivas, proferidas na fase de execução pelo juiz ou presidente do respectivo tribunal.

Quando o agravo de petição tem efeito suspensivo?

EFEITO SUSPENSIVO. A concessão de efeito suspensivo ao recurso apenas é cabível quando demonstrada a probabilidade de ocorrência de dano irreparável ou de difícil reparação, bem como a verossimilhança da alegação, hipóteses não evidenciadas no caso concreto.

O que acontece depois da decisão do acórdão?

O trânsito em julgado acontece quando, depois da publicação da decisão no primeiro grau (isto é, a sentença), no segundo grau (isto é, o acórdão), ou nos tribunais superiores (em Brasília), nenhuma das partes apresenta recurso. A partir da data do TRÂNSITO EM JULGADO é que a decisão passa a ser definitiva.

O que vem depois da publicação do acórdão?

Significa que um julgamento, como uma sentença (dada por um juiz ou uma juíza) ou um acórdão (feito por desembargadores ou desembargadoras), torna-se definitivo. Não há mais como recorrer, não há mais como modificar o julgamento.

Quando o acórdão começa a valer?

As decisões do Judiciário só têm validade depois da publicação da ata do julgamento no Diário da Justiça Eletrônico.

O que vale mais o acórdão ou a sentença?

Vale o Decisum do colegiado que irá confirmar ou não à sentença. Logo, processualmente vale mais o acórdão.

Quanto tempo para recorrer após acórdão trabalhista?

Conforme mencionado anteriormente, após a sentença de primeira instância, a empresa tem o prazo de 8 (oito) dias para interpor o recurso ordinário perante o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No caso do recurso de revista ao TST, o prazo é de 8 (oito) dias após a publicação da decisão do TRT.

Quando é cabível o recurso especial?

Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

O que acontece depois do agravo de petição?

Após o agravo de petição em um processo trabalhista, as etapas seguintes podem incluir julgamento do recurso, continuação da execução, busca por conciliação, interposição de recursos adicionais ou início da fase de execução da sentença, dependendo das decisões judiciais e das circunstâncias do caso.

Para quem vai o dinheiro do depósito recursal?

A quem pertence o depósito recursal? O depósito recursal trabalhista fica retido em uma conta vinculada ao juízo. Caso a decisão não seja reformada, o depósito recursal será utilizado para pagamento dos valores devidos à parte vencedora da ação.

Quantas vezes pode recorrer no TST?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida).

Artigo anterior
Como tomar Bactrim para diarréia?
Artigo seguinte
O que é a norma?